Menor abandonado

Categories: Trabalhos

0

“Menor abandonado” é sinônimo de “criança carente”, mas nossa sociedade a julga, condena e executa antes dela se tornar fora da lei. Ela já nasce estigmatizada e relegada ao seu futuro papel social (ou anti-social) sem direito à defesa. A maneira como cada sociedade trata as suas crianças ao longo da história também indica o modo como cada um trata o seu semelhante. O abandono, infanticídio e maltrato de crianças foi muito utilizado durante muitos séculos, não tão distantes de nós.

Ainda hoje, em muitos países, e também no Brasil, ocorrem titudes primitivas e cruéis que nos fazem pensar se o ser humano já descobriu verdadeiramente o outro como seu semelhante. Milhões de crianças em todo o mundo estão ba,r- next page t n ut page sendo exploradas, vil miséria, da prostituiç do descaso afetivo, d Paradoxalmente, te belezas inomináveis, OF2 itos através da do exterminio, as instituições… bém capaz de idade reverte em ações genuínas em direção a este outro tão próximo de nós, uma nobreza que descreve com letras garrafais toda a capacidade de amar que existe no ser humano.

O abandono de crianças sempre esteve presente na história da humanidade. para solucionar este grave problema, foram realizadas ações as mais diversas, desde as mais dolorosas e terríveis, até as mais sublimes. As ações humanitárias tinham o objetivo de proporcionar o acolhimento dessas crianç crianças e as mais diferentes culturas tentaram encontrar códigos sociais que refletissem outros tipos de agrupamentos familiares que não aqueles ligados estritamente aos laços de sangue.

A adoção, como é compreendida atualmente, é uma maneira de acolher uma criança (abandonada) e transformá-la m filha, mas teve diferentes significados ao longo dos tempos e em diversas culturas. A sociedade romana na antigüidade tem sido apontada como o berço da adoção, cujo objetivo primordial era a continuação da cultuação dos deuses-lares, das tradições familiares, principalmente quando não havia um sucessor masculino para o pater familias.

Ainda hoje, a adoção é realizada, na maioria das vezes, como uma solução para a ausência de filhos biológicos. Como existem ainda poucas pesquisas sistemáticas sobre a questão da adoção no Brasil, o oposto do que ocorre me países desenvolvidos, ouve- e frequentemente que os “estrangeiros” realizam adoções motivados essencialmente pela ajuda humanitária, enquanto os brasileiros adotam somente porque não podem ter filhos biológicos.

Ao pensarmos em uma criança que, por múltiplas razões, não teve possibilidade de ser criada pela sua família de origem, percebemos que, de maneira geral, a adoção representa a melhor solução para sua vida. É grave o caso do menor abandonado no Brasil, a falta de cuidados, a falta de informações e a pobreza, são os principais fatores para o crescimento deste índice que nao para de crescer.

Arquitectura de seguranca do projecto lan

0

N RODUÇÃO Desde o surgimento das redes computacionais, acontecem trocas de dados entre máquinas fisicamente distantes entre si. Neste primeiro

Read More

Estrutura organizacional

0

Stephen P. R0bbins Introdução – Estrutura Organizacional Menos de uma década atrás, empresas gigantes como a IBM e a General

Read More