Metodologia
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO Diante de exposições teóricas, como em geral são as encontradas em textos filosóficos e em textos científicos relativos a pesquisas teóricas em que o raciocínio é quase sempre dedutivo, a imaginação e experiência objetiva não são de muita valia.
Antes de abordar as diretrizes para leitura e analise de textos recomenda-se atentar para a função dos mesmos em termos de uma teoria geral da comunicação, estabelecendo- se assim algumas justificativas psicológicas e epistemológicas fundamentais para adoção dessas normas metodológicas e écnicas, tanto para a A comunicação s mensagem entre um uma mensagem que emissor como uma c UNIDADE DE LEITURA OF2 view nent page ao dos textos. ão de uma o emissor transmite , considera-se o Unidade de leitura é um setor do texto que forma uma totalidade de sentido, pode-se considerar um capítulo, uma seção ou qualquer outra subdivisão. A leitura de um texto quando feita para fins de estudo, deve ser feitas por etapas, ou seja, apenas terminada a analise de uma unidade é que se passara à seguinte. Determinada a unidade de leitura, o estudante leitor deve roceder a uma série de atividades ainda preparatórias para a análise aprofundada do texto.
A finalidade da primeira leitura é uma tomada de contato com toda a unidade, buscando-se uma visão panorâmica, uma visão de conjunto Swipe to next do raciocinio do autor. Ainda no primeiro contato o leitor deverá fazer o levantamento de todos aqueles elementos básicos para a devida compreensão do texto; é preciso assinalar todos os pontos passiveis de duvidas e que exijam esclarecimento que condicionam a compreensão da mensagem do autor. ANALISE TEMATICA
A análise temática procura ouvir o autor, aprender sem intervir nele, o conteúdo de sua mensagem, Trata-se de fazer ao texto uma série de perguntas cujas respostas fornecem o conteúdo da mensagem; em primeiro lugar busca- se saber do que fala o texto, nem sempre o titulo da unidade da uma idéia fiel do tema. A idéia central pode ser considerada inicialmente como uma hipótese geral da unidade, é através do raciocínio que o autor expõe, passo a passo, seu pensamento e transmite sua mensagem; o raciocino, a argumentação, é o conjunto de idéias e proposições logicamente encadeadas.
ANALISE INTERPRETATIVA A análise interpretativa é a terceira abordagem do texto com vistas à sua interpretação, mediante a situação das idéias do autor. O que se tem em vista é a síntese das idéias do raciocínio e a compreensão profunda do texto nao traria grandes benefícios, a primeira etapa de interpretação consiste em situar o pensamento desenvolvido na unidade na esfera mais ampla do pensamento geral do autor, e em verificar como as idéias expostas na unidade se relacionam com as posições gerais do pensamento teórico do autor, tal como é conhecido por outras fontes.