Metodologia da pesquisa científica

Categories: Trabalhos

0

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA QUESTÕES REFERENTE AO TEXTO: “0 QUE É CIÊNCIA? ‘ ar 2 to view nut*ge Quais são, em síntese, as colocações do autor? O conhecimento fornecido pela ciência, que se caracteriza por uma praticamente certeza, ficando dessa forma, em uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento em que o “cientificamente comprovado” não precede. – O autor faz apontamentos para o que denomina de “visão apenas observar por observar. – ndução.

As leis científicas são extra(das de diversas observações, através de um processo que se acredite seguro e bjetivo, que consiste na obtenção de proposições gerals (como as leis científicas) a partir de proposições particulares (como os relatos observacionais, as particularidades dos fatos e os fenômenos). Enfim, precisa ter um processo para que outras pessoas possam realizar e chegar num mesmo resultado. Quais as críticas que o autor faz sobre esta visão comum de ciência?

A ciência deve ser pautada em fatos certos, lógicos e comprovados, porém, como as bases dessa visão comum são: 1) A idéia de que ciência começa por observações; 2) As observações do pesquisador são neutras; c) As leis científicas ão extraídas do conjunto das observações por um processo supostamente seguro e objetivo, chamado indução – o Autor analisa que estas hipóteses nem sempre serão seguras, pois as obsewaçbes dependerão da interpretação de pessoa para pessoa e do que essa pessoa acredita como “certeza”, variando pelo seu intelectivo, além do que as condições em que as teorias científicas se desenvolvem nem sempre são estáveis, sendo assim, constata se que algumas coisas poderão fugir da observação e nem tudo que for observado pode ser considerado plenamente certo.

Propagada

0

Propaganda no mundo • Mensagens comerciais e campanhas políticas foram encontradas em ruínas da antiga Arábia. Egípcios usavam papiros pra

Read More

Cultura de paz nas escolas

0

segunda-feira, 5 de maio de 2008 Resenha do artigo Infoeducaçáo:saberes e fazeres da contemporaneidade_Karen PERROTTI, E. ; PIERUCCINI, l. Infoeducação:

Read More