Metodologia da pesquisa cientifica

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇAO Este trabalho tem como objetivo minimizar os conflitos que aparecem no decorrer da disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientifica e na fase de orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Desta forma, nasce esta proposta de diretrizes, para facilitar a comunicação entre professor e aluno do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP. A apostila foi preparada por Mara Sueli de Moraes Miguel, professora dessa instituição, na esperança de favorecer uma apresentação dos trabalhos acadêmicos em conformidade com as exigências e Apresenta uma siste

Associação Brasileira elaboração de Trabal Monografias. 2 sitário e cient[fico. normas da NT) para a rso (TCC) e Vale a pena ressaltar que este guia não pretende limitar o conhecimento dos alunos pesquisadores, mas sim oferecer os elementos básicos da metodologia, necessários para a elaboração de uma monografia ou TCC. A partir da International Standardization Organization (ISO) vários países criaram seus próprios órgãos normativos.

A ABNT, além de representante da ISO no Brasil, é responsável por adaptar, criar e comercializar as normas nacionais. As normas itadas abaixo foram utilizadas na elaboração das diretrizes: NBR 6021 /2003 – Informação e documentação – Publicação periódica cientifica impressão — Apresentação; NBR 6022/2003 – Informaçao e documentaçao – Artigo em publicação periódica cientifica impressa – Apresentação.

NBR 6023/2002 – Informação e documentação – Referências Elaboração; nformação e documentação – Projeto de pesquisa – Apresentação. 1 OBJETIVO O objetivo deste guia é lunos dos diversos cursos enciclopédias, manuais e revistas; c) Leitura da bibliografia e fichamento do material (análise); ) Construção lógica do trabalho (introdução, desenvolvimento e conclusão). 3. 1 Estrutura dos trabalhos acadêmicos Todo trabalho acadêmico é dividido em elementos pré- textuais, textuais e pós-textuais.

Para um maior entendimento, acompanhe a tabela a seguir: I ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Capa Obrigatório Lombada Opcional Folha de rosto Ficha catalográfica Errata Termo de responsabilidade TCC / Obrigatório Folha de aprovação Dedicatória Agradecimentos TCC / Opcional Ep[grafe 22 TCC / I Opcional ELEMENTOS TEXTUAIS Introdução Desenvolvimento Considerações finais ELEMENTOS pós -TEXTUAIS Referências Glossario Anexo(s) Apêndice(s) índice(s) Folha de guarda Recomendada 3. . 1 Elementos pré-textuais Capa (dura) As informações devem aparecer na ordem citada abaixo: a) nome da instituição; b) titulo; c) subtítulo (quando houver); d) número do volume ( uando necessário); e) nome do autor(es); 4 22 MODELO DE CAPA IMonografia( CC) – CEUNSP, 2010 Descritores. (Palavras-chave) 1 14. CDU (Classificação Décima Universal) 137. 013(079. 1) 2. 3. Utilizada para informar em que página ocorreram erros, seguidos sempre das respectivas correções.

Sua utilização deverá ocorrer após a apresentação do trabalho à banca avaliadora, disposta da seguinte maneira: 6 OF22 escrever o título de forma centralizada, sem indicativo numérico. Epígrafe Apresentação de uma citação direta seguida da indicação da autoria. O ideal é que tenha alguma relação com o conteúdo do trabalho. Trata-se de um elemento opcional, sem titulo e sem indicativo numérico que deverá vir sem aspas, na margem inferior, à direita, MODELO DE FOLHA DE APROVAÇAO MODELO DE DEDICATÓRIA abrange as indicações de títulos e subtítulos das seções do exto, seguidas de sua paginação.

Na seqüência, aparecem as indicações dos elementos pós-textuais (referências bibliográficas, índices, glossários, etc). Recomenda-se que a grafia dos títulos das partes ou capítulos seja fe ta com letras maiúsculas ou caixa alta e as subdivisões sejam escritas com a letra inicial das palavras em maiuscula, e as demais em minúscula. Os elementos pré-textuais nao devem constar no Sumário. Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumário completo do trabalho. Sua página é contada, mas não numerada, não tem indicativo umérico e o título deve ser centralizado. SUMÁRIO t ( dois espaços de 1,5) INTRODUÇÃO… 09 II APRESENTANDO PLATÃO: VIDA E OBRA…. …. ….. …. … . 1. 1 Conhecendo os personagens do Banquete……… — 2 APRESENTAÇÃO DAS TESES DO BANQUETE — — 3 TESE DE DIOTIMA…. 13. 1 Diotima e o mito de Eros. …. ….. …. … — 13. 2 Ascese ao em si: a Beleza como 118 125 37 (Fonte: 12; espaço entrelinhas: 1,5) 3. 1 . 2 Elementos textuais Introdução: Tanto no TCC de natureza experimental (ou estudo de caso), quanto no de natureza nao experimental revisão literária), o pesquisador deve propiciar ao leitor uma visão panorâmica do que virá, introduzindo-o no tema explorado. ? a parte inicial do texto, em que deve constar a delimitação do assunto tratado, justificativa de sua importância, apresentação do problema a ser desenvolvido, objetivos da pesquisa, metodologia e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. Pode ser em texto único ou dividido. É uma abordagem sintética e a última parte a ser escrita. A linguagem deve ser espontânea, sempre na 3a pessoa do singular e não deve desenvolver ualquer assunto, nem antecipar conclusões, recomendações, nem citação de autor ou notas de rodapé.

Deverá também apresentar a proposta de cada capítulo. Desenvolvimento: Parte principal do texto. Representa os capítulos do trabalho com apresentação do assunto de forma ordenada e pormenorizada. Divide-se em seções e subseções. pode conter material explicativo e ilustrativo (quadros, gráficos, tabelas, fotos, etc. ). A redação deverá demonstrar, através de um conjunto de proposições, as várias questões levantadas, as posições dos autores investigados, as soluções buscadas e ncontradas ou não.

Sempre fundamentado com idéias e citações dos autores das obras consultadas. Considerações finais: Parte final do texto e penúltima parte a ser escrita. Trata-se de uma síntese, deve ser fundamentada nos resultados e na discussão, contendo deduções lógicas e correspondentes, em número ual ou superior aos objetivos propostos. O autor manife to de vista sobre experimental ou estudo de caso segue-se a seguinte ordem: 1. Introdução – tema-problema, justificativa da escolha; 2. Objetivos – geral e específicos (separados) 3.

Revisão da Literatura – organização do que já existe na literatura que serviram de subsídios às intenções da pesquisa do autor com as divisões necessarias; 4. Método – descrição detalhada dos procedimentos adotados: tipos de pesquisas, métodos, área de realização, população e amostra, técnicas para coleta de dados, procedimento de análise de dados; S. Resultados — exposição dos resultados alcançados pelo próprio autor nos trabalhos experimentais. Pode utilizar quadros, gráficos, tabelas, fotografias; 6. Discussão – análise dos resultados à luz do que já existe na literatura.

Constitui uma seção com maior liberdade: possibilita constatar deduções, estabelecer relações entre causa s e efeitos, apontar generalidade e princípios básicos que tenham comprovações nas observações experimentais etc. 7. Considerações Finais – constam os fatos definitivamente demonstrados ou claramente deduzidos. Deve responder ao problema. 3. 1. 3 Elementos pós-textuais Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de documentos, que permitem suas identificações individuais. Da lista de referências devem constar apenas as fontes citadas no texto. Glossário 0 DF 22

Os recursos minerais

0

ESCOLA SECUNDÁRIA DR GINESTAL MACHADO Ano Lectivo – 10/11 DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA- 1 IDAno OS RECURSOS MINERAIS Docente

Read More

Resenha critica – livro faça as escolhas certas e corrija com rapidez as erradas

0

FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO – FAESA FACULDADES INTEGRADAS ESPIRITO-SANTENSES CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DHEIVID PATRICK MATTOS

Read More