Metodologia do ensino de arte
ATIVIDADE PARA O PORTFOLIO Livro – Metodologia do Ensino de Artes – SANTOS, Gisele do Rocio Cordeiro Mugnol Pag. 100e 101 PLANEJAMENTO DE AULA – METODOLOGIA TRIANGULAR Aprendizes/ serie – 50 ano Carga horária – 6 aulas Professora Rosimeire Objetivos da aula – D obras. propostos. OF4 p ntos de leitura das bre os temas Desenvolver atividades que expressem suas idéias. – Despertar o olhar e o pensamento. Justificativa – O ensino da Gravura justifica-se por esta ser a forma mais antiga de impressão e por ser pouco conhecido nas escolas.
Por isso, e com o objetivo de levar esta técnica aos alunos a partir de materiais alternativos, serão estudados formas e materiais convencionais usados pelos artistas. Este projeto com gravura será iniciado com o DVD TVescola – Gravuras de Maria Bonomia Tema/Conteúdo – Técnicas de Gravura ( Xilogravura, Litogravura, Gravura em Metal) -lal Studia No final da Idade Média e no começo do Renascimento começa a associação do papel com a gravura. A primeira técnica de reprodução de imagem para gravar foi a “xilogravura” (a palavra em português deriva de “xilos” madeira em grego).
Sobre uma matriz de madeira (um bloco ou uma prancha espessa) é fe ta uma incisão ou entalhe por meio de um instrumento de corte, deixando visíveis os contornos de altos e baixos relevos. Ao passar uma tinta e apertar manualmente ou através de uma prensa a matriz sobre o papel, passa a existir uma reprodução de uma imagem. A gravura era feita em madeira e reproduzia desenhos. Por volta de 1456 a primeira Bblia completa, em latim foi encadernada em dois volumes e apresentada ao mundo.
No Brasil a gravura ganhou espaço e personalidade própria nindo-se à literatura de cordel para retratar um campo em que a fotografia nao podia penetrar: o imaginário. A Gravura em Metal e feita a partir de uma matriz, o mais utilizado e o cobre. E trabalhado diretamente pelo buril, Instrumento de aço com uma ponta cortante em forma de V ou através de agulhas que risquem a chapa. A tinta e depositada com pressão circular em toda a superfície da chapa ligeiramente aquecida. Esta tinta e transferida para o papel através de prensa. Com o uso da técnica chamada de água-forte, a chapa e protegida por cera ou verniz.
Em seguida faz-se o desenho e a chapa e ergulhada em ácidos, que em contato com as partes descobertas roi o metal criando manchas e traços esburacados. O processo de impressão e o mesmo usado em técnicas de buril. A Litogravura ou Li esburacados. O processo de impressão e o mesmo usado em técnicas de buril. A Litogravura ou Litografia e o processo de impressão em que a imagem e executada com Iápis ou tinta gordurosa sobre uma pedra calcaria ( pedra litográfica perfeitamente desengordurada, uma solução acida fixa a gordura a pedra). A impressão e feita em prensa litográfica molhando-se a pedra a ser entintada.
A parte sem gordura absorve a água, ficando úmida, a engordurada repele-a. Quando se passa a tinta, onde esta o desenho, a pedra mantém-se engordurada e a tinta e retida. Na parte sem desenho, que esta úmida a tinta e recusada. Imagens utilizadas- Apreciação e Leitura das Obras de alguns artistas = Maria Bonomi, Severino Borges e Casar Segall. Fazer artístico – Usar o isopor e uma barrinha sabão como suporte alternativo para a realização da gravura. – Usar o azulejo, realizando uma monotipia. Metodologia – Assistir o DVD -Tvescola – Gravuras de Maria Bonomi, Perguntas e respostas. Fazer gravuras utilizando materiais alternativos: isopor, barra de sabão e azuleijo. Avaliação – A avaliação se dara em todos momentos em que os alunos estiverem realizando esta atividade. Pesquisa na escola relacionada ao conhecimento e a utilização da Metodologia Triangular no ensino da Arte REFERENCIAS SANTOS, Gisele do Rocio Cordeiro Mu nol. Metodologia do Ensino Artes. 3 http://www. portal. mec. gov. br/seb/arquivos/pdfflivroos. pdf (acesso em 05/10/10) http://www. pucpr. br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf 13391-1768. pdf acesso em 15/11/10) http://wwwdegraf. fpr. bMartigosgraphica/UMEDlTOR. pdf (acesso em 15/11/10) http://www. gravura. art. br/historiadagravura. asp (acesso em 15/1 1/10) http://www. casadacultura. org/arte/Artigos (acesso em 20/11/10) http://www. unicamp. br/unicamp/unicamphoje/jornaIPDF Iju273pag1 2. pdf (acesso em 20/11/10) http://www. diaadiaeducacao. pr. gov. br/diadia/arquvosffile ‘conteudo/artigos _ teses/2010/Arte/artigos/gravura. pdf (acesso em 20/11/10) ANEXO LEITURA DE IMAGENS [picl Bandinha de Pífano – Severino Borges Grupo de Emigrantes no Tombadilho – Casar Segall 4DF4