Mídia televisiva: gêneros, formatos e conteúdos

Categories: Trabalhos

0

UESTÃO 03 Telenovelas Uma fábrica de mais-valia ideológica Por Elaine Tavares – em 24/0112012 O horário nobre é usado pela teledramaturgia para repassar os valores que interessam à classe dominante, funcionando como uma sistemática propaganda que visa à manutenção do estado de colsas. É clássica, nos folhetins, a eterna disputa entre o bem e o mal, o pobre e o rico, com clara vinculação entre o bem e o rico.

Sempre há um empresário bondoso, uma empresária generosa, um fazendeiro de gra ar 2 ra principal começa a novela como pobre ce a tural bondade, Swipe to r. t page chegará ao final com ma p fica implícito que o b e Fina Estampa, a n sucedida, porque , vide a Griselda Nesses folhetins também os preconceitos que interessam aos dominantes acabam reforçados sob a faceta de “promoção da democracia”. O negro já não aparece apenas como bandido, mas segue sendo subalterno.

No geral faz parte do núcleo pobre, mas é generoso e sabe qual é o “seu lugar”. Os homossexuais também encontram espaço nas novelas, dentro da lógica da “democratização”, mas continuam sendo retratados de forma folclórica, como é o caso do Crô, na novela das oito, ou do transexual da novela das sete. Já o índio, como é invisível na vida real, tampouco t Swipe page em vez nas tramas novelistas e quando tem, como a novela protagonizada por Cléo Pires, vem de forma folclórica e desconectada da vida real.

E assim vai… (… ) A pessoa que está em casa a desfrutar de uma novela, na verdade segue muito bem atada ao sistema de produção dessa sociedade, consumindo não só os produtos que desfilam sob seu olhar atento, enquanto aguardam o programa favorito, mas também os valores que confirmam e afirmam a sociedade atual. Prisioneira, a pessoa permanece em estado de “produção”, sempre a serviço da classe dominante. Assim, diante da TV – e sem um olhar critico – as pessoas não descansam, nem esfrutam.

Você pode ler o texto completo acessando:http://www de_mais_valia_ideologica Estabeleça uma relação entre o ponto de vista expresso no artigo acima e os seguintes versos de Fernando pessoa: Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar. Porque eu sou do tamanho do que vejo. E não do tamanho da minha altura Observações: * Seu texto deve ser de cunho dissertativo-argumentativo (não deve, portanto, ser escrito em forma de poema, de narração etc. ). * Manifeste seu ponto de vista sobre a questão. * Seu ponto de vista deve estar a aiado em pelo menos dois argumentos.

Reaзao e eliminacao

0

Reaзгo e Eliminaзгo Eliminaзхes sгo reacзхes em que, por saнda de dois grupos de бtomos de carbono vizinhos se formam

Read More

Fisica

0

1 ETISMO O campo magnético é um fenômeno no funcionamento de vários aparelhos, como por exemplo, geradores, motores elétricos, entre

Read More