Modelo just in time
O sistema JIT tem como objetivos operacionais fundamentais a qualidade e a flexibilidade. Faz isso colocando duas metas de gestão acima de qualquer outra: a melhoria contínua e o ataque incessante aos desperdícios. Objetivos do JIT A perseguição desses objetivos dá-se, principalmente, através de um mecanismo de redução dos estoques os quais tendem a camuflar os problemas do processo produtivo.
Tradicionalmente, os estoques eram utilizados para evitar descontinuidades do processo produtivo, face a diversos problemas de produção que podem ser classificados principalmente em tr Problemas de qualid Problemas de quebr Problemas de prepar OF2 p Os estoques funcionam como um investimento necessário quando problemas como os citados estão presentes no processo produtivo.
O objetivo da filosofia JIT é reduzir os estoques, de modo que os problemas fiquem visíveis e possam ser eliminados através de esforços concentrados e priorizados. Analogia do lago para abordagem JIT Diferença entre sistemas puxados e empurrados Sistema puxado Neste sistema, o material somente é processado em uma operação se ele é requerido pela operação subseqüente do rocesso, que, quando necessita, envia um sinal (ordem de produção) à operação fornecedora para que este dispare a produção e a abasteça.
Se um sina sinal não é enviado, a operação não é disparada. Sistema empurrado Os sistemas tradicionais são sistemas que, “empurram” a produção, desde a compra de matérias primas até os estoques de produtos acabados. Neste caso as operações são disparadas por três condições: 1. Pela disponibilidade de material e componentes a processar; 2. Pela disponibilidade de recursos; 3. ela existência de uma ordem de produção , gerada por algum istema centralizado que, a partir de previsões de demanda, elaborou programas de produção baseados nas estruturas dos produtos; Filosofia JIT Fluxos puxados Papel dos estoques Tamanhos de lote Erros Papel da mão-de-obra direta e indireta Organização e limpeza Fim aos desperdícios e melhoria continua 7 desperdícios Super-produção – Produzir itens em excesso ou que não pode ser usado logo para venda Espera Transporte Processamento Movimento Produzir defeitos Estoques Particularidades JI Fornecimento de materiais JIT Lotes reduzidos Recebimentos freqüentes