Teoria da adiinistração

Categories: Trabalhos

0

RESPOSTA 1. A- É Pai da Administração Cientifica e sua teoria tem Ênfase nas tarefas; 2. Suas caracteristicas é ser eficaz atingir resultados esperados, ter eficiência executar o serviço rápido com qualidade. Tempos e movimentos com o meio de analisar e padronizar as atividades de trabalho, ou seja, substituir movimentos inúteis por outros mais eficazes, melhorar a seleção e treinamento do pessoal.

Melhorando o sistema de treinamento, o operário terá melhor eficiência e com isso obteremos melhor rendimento da produção, com analise distribuir o trabalho para que não haja falta ou xcesso dele, dar motivação com bons salários e prêmios para o aumento da produçã eliminar o retrabalho m PACE 1 org possam exercer uma Principio de Planej cisão o preço, rános para que Iciencia. owsaçao (empirismo) pela ciência, atrav s do planejamento do método; Principio do Preparo: Além do preparo da mão de obra, preparar também as máquinas e equipamentos de produção, bem como arranjo físico e disposição racional das ferramentas e materiais. C] Principio dc Controle: Controlar o trabalho para certificar que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto; Principio da Execução: Distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução de trabalho seja mais disciplinada. . (b) Aproveitou tudo o que Taylor fez dando sequencia a produção em série implantada e, devido ao desenvolvimento tecnológico, f foi o primeiro a introduzir a esteira nas indústrias. Princípio da Intensificação: diminuição do tempo desde a fabricação da matéria-prima até a colocação do produto no mercado. Principio de Economicidade: reduzir ao mínimo o estoque de matéria-prima. C] Principio da Produtividade: aumentar a capacidade de rodução de um homem através da especialização e linha de montagem. 5.

A contribuição foi ele ter criado a Ford Modelo Company, cujo ele criou um dos maiores sucessos foi ter criado o carro Ford Modelo T que no Brasil foi chamado de Ford Bigode que revolucionou a industria de automobilística,produzia 800 carros por dia, com a implantação da linha de montagem com isso ele criou um sistema de esteira que copiou de uma padaria que movimentava o carro de forma que cada operário executasse a sua operação, isto aumentou em muito a produtividade, um carro ficava pronto a cada 98 minutos, a produção em série, evolucionou a indústria automobilística. . (b) Éo pai da administração c ássica e sua teoria tem ênfase na estrutura. 8. As funções básicas são: Técnicas: relacionadas com a produção de bens e serviços. Comerciais: relacionadas com a compra, venda e permuta. Financeiras: relacionadas com a produção e gerência de capitais. Segurança: relacionadas com a proteção e preservação de bens e pessoas.

Contábeis: relacionadas com Inventános, registros, balanços, custos e estatística. Administrativas: relacionadas com a interação das outras cinco funções, coordenando-as e sincronizando-as. g. Segundo Fayol administrar consiste em prever, organizar, comandar, coordenar e co consiste em prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. 10.

As seguintes formas que Fayol classifico foram: a divisão de trabalho que especifica as tarefas junto aos funcionários visando aumentar a eficiência; responsabilidade é uma consequência da autoridade tem que ser equilibrados entre si; normas estabelecidas em disciplina são obediência, comportamento e respeito; unidade de comando recebe ordem de uma só pessoa ( autoridade única); unidade de direção é a cabeça de cada grupo que tenha o mesmo objetivo; subordinação dos nteresses individuais aos interesses gerais que devem sobre- por aos interesses particulares; remuneração do pessoal capaz de satisfazer as necessidades dos empregados e retribuir a empresa; centralização é a concentração de autoridade no topo da empresa; cadeia escalar um principio de comando que sua linha de autoridade vai de escalão mais alto ao mais baixo; ordem material e humana; equidade manter amabilidade e justiça para obter lealdade; estabilidade e duração do pessoal quanto mais tempo de permanência de um empregado na empresa melhor; iniciativa é capaz de visualizar e assegurar um plano para o ucesso; espírito de equipe harmonia e união entre empregados. 1 A burocracia é a organização racional e eficiente por excelência. 12. Divisão do trabalho: um sistema que permite um conhecimento especializado e pessoas especialmente qualificadas.

Hierarquia de autoridade: cada um é remunerado de acordo com sua hierarquia e autoridade dentro do ambiente de trabalho. Regras e regulamentos: para garantir uniformidade e regulamentar as ações dos funcionários, os gerentes devem recorrer constantemente a reg PAGF3rl(F8 uniformidade e regulamentar as ações dos funcionários, os gerentes devem recorrer constantemente a regras rganizacionais formais. Impessoalidade: impede que aja preferência dentro do local de trabalho. Competência profissional: A demissão e o encarreiramento são baseados na competência técnica e profissional, mediante concursos ou provas para a aprovaçao. Comunicações formalizadas: todas as comunicações são feitas através de meios escritos e documentados. 13.

C] Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização; Precisão da definição do cargo e nas operações, devido ao exato conhecimento dos deveres; Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser eito por quem e as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos; C] Interpretações unicas garantindo pela regulamentação especifica escrita. Por outro lado, a informação é discreta, pois é fornecido apenas a quem deve recebê-la; Cl Uniformidade de procedmentos e rotinas que favorece a padronização, redução de custos e de erros, pois os procedimentos são definidos por escritos; Continuidade da organização através de substituição pessoal que afastado.

Além disso, os critérios de seleção escolha do pessoal baseiam-se na capacidade e na competência técnica. Cl Constâncias das decisões, pois os mesmos tipos de decisão devem ser tomados às mesmas circunstâncias. C] Confiabilidade (regras conhecidas) sendo grande numera de casos similares são metodicamente tratados dentro da mesma maneira sistemática. As decisões são de visíveis e o processo decisório, por ser despersonalizados no sentido de excluir sentimentos irracionais, com o amor, rai PAGF despersonalizados no sentido de excluir sentimentos irracionais, com o amor, raiva, preferências pessoais, elimina a discriminação pessoal. 14.

Devido à forte divisão do trabalho especialização há uma visão streita e míope das pessoas; Devido ao comando único e rígido, que leva autocracia dos chefes, pode ocorrer a falta de iniciativa das pessoas; Devido à formalização, pode ocorrer um excesso de papelório e documentação; Cl As regras e regulamentos podem provocar corporativismo, provocando resistência a qualquer tipo de mudança; A ênfase nos cargos pode despersonalizar o relacionamento entre as pessoas; Necessidade de concurso público para candidatar – se a qualquer posição. 15. (C) ênfase nas pessoas que trabalha ou participa das organizaçoes. 16. Estudo de fadiga dos acidentes, no trabalho, da rotação de essoal e de efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados. 0) experiência: estudo iluminação 20) experiência: sala de provas de montagem de Reles, acreditavam que seria necessária isolar a influencia do fator psicológico, e isso só seria possível com a colaboração dos funcionários, que de produção. Adoção dos intervalos para descanso e cafezinho. 30) experiência: programa de entrevista; funcionário agia e pensava de modo obsessivo, apesar de nunca ter tido problemas mentas, constatou que os fatores psicológicos alteram de maneira significativa o comportamento dos funcionários. 0) experiência: sala de observa ão de montagem de terminais: sistemas de pagamentos n o grupo, havendo um grupo, havendo um salário com base em inumeros fatores.

Ou seja essa quarta fase permite o estudo das relação entre a organização informal dos empregados e a organização formal de fabrica. 17. Motivação – Abraham Harold Maslow: Procura lançar a luz sobre a questão relacionada às necessidades interior e dos indivíduos que a levarão a um determinado comportamento exatamente para satisfazê-las. Motivação – Frederick Herzberg: Relacionadas com o meio ambiente onde as pessoas atuam. Cl Estilo de liderança – Douglas McGregor: Elaborou teoria “X e Y” baseada nas comunicações das teorias administrativas. Uma teoria é calçada na visão clássica (teoria y). 18. Podemos entender as necessidades primarias e secundarias, a saber: Necessidades Fisiológicas (comida e água).

Necessidades de Segurança (proteção e abrigo). Necessidades Sociais (sensação de pertencer) Necessidade de estima (reconhecimento). Necessidade de auto-realização (desenvolvimento e realização pessoal). 19. (V), 20. Fatores higiênicos ou extrínsecos: relacionados com o meio ambiente onde as pessoas atuam. São fatores determinados elas organizações, fora do controle das pessoas e, portanto, de responsabilidade das empresas. Por fatores higiênicos entendem-se aspectos como salário, beneficios soclais, tipo de chefia, condições físicas do ambiente, a política da empresa e os relacionamentos interpessoais. Parte-se do principio de que esses fatores serão satisfeitos.

Caso contrário, não haverá como provar a motivação dos funcionários. Chamadas de higiênicas por serem considerados profil ntivos, ou sela, evitam a serem considerados profilaticos e preventivos, ou seja, evitam a insatisfação, mas não levam a satisfação. Por estarem mais elacionadas à insatisfação, são chamados de insatisfeitos; Fatores Motivacionais ou Intrínsecos: É os relacionamentos com o conteúdo do cargo, a natureza das tarefas inerentes a ele. Podem comparativamente ser relacionados com as necessidades de estima e auto-realização de Maslow, estão, portando, ligados diretamente ao reconhecimento profissional, autonomia, autocontrole a auto-realização.

As teorias do enriquecimento dos cargos foram elaboradas a partir dessas constatações comportamentais de Herzberg, ou seja, tendo fatores de higiene atendidos as pessoas podem ser motivadas recebendo cargos com atuações mais abrangentes. 1 . Uma teoria e calculada na visão clássica teoria X, mecanicista e pragmática, e outra baseada na concepção mais moderna da visão comportamentalista teoria Y. 22. Verdadeiro. 23. Ênfase na prática administrativa – Entendendo a administração como sendo “orientar, dirigir, controlar os esforços de um grupo de indivíduos para o objetivo comum”. A ênfase é obtenção de resultados, priorizando a prática do prejuízo.

Confirmação dos conceitos clássicos – A Teoria Neoclássica amplia, renova e desenvolve os conceitos do movimento clássico. A estrutura de organização do tipo linear funcional e linha – staff, s relações de linha e assessoria, o problema da autoridade e responsabilidade, e departamentalização e toda uma avalanche de conceitos clássicos são realinhados dentro da nova abordagem neoclássica. Eles pretendem colocar as coisas nos seus devidos lugares. Ênfase nos princípios ge C] Ênfase nos princípios gerais da administração – Confirma os pnnc(pios de Fayol, sendo, porém, mais flexível em seu uso, sendo entendidos mais como raciocínio do que como leis. 24.

O Ecletismo da Teoria Neoclássica – apesar de se basear na teoria clássica, os autores vêm absorvendo diversos pontos das outras teorias, a saber: Cl Teoria das Relações Humanas: os conceitos de organização informal, dinâmica de grupo, de liderança, bem como a abertura democrática iniciada por essa teoria. C] Teoria Burocrática: a ênfase nos princípios e normas formais, a hierarquia e os aspectos de autoridade e responsabilidades. Teoria Behaviorista: Conceitos aceitos sobre motivação, estilos de administração e liderança e o comportamento. Cl Abordagem Sistêmica: o conceito de sistema aberto. 25- Quais são os 3 aspectos principais das organizações de acordo com a Teoria Neoclássica.

Objetivos: As organizações não vivem para si próprios, mais ão os meios , são órgãos sociais que visam á realização de uma tarefa social. Administração: Todas as grandes organizações são diferentes em seus objetivos, seus propósitos, mas são essencialmente semelhante na área administrativa. Desempenho Individual: É o menor campo em que a menor diferença entre as organizações . O desempenho individual é a eficácia do pessoal que trabalha dentro das organizações. São indivíduos que fazem a diferença e planejam cada empresa , deve ser considerado sob ponto de vista de eficácia e de influência, smultaneamente. PAGF8rl(F8

Politicas publicas em educação

0

– Apresentação: Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos

Read More

Relatório

0

Avaliação de Risco Estudo comparativo entre diferentes métodos de Avaliação de Risco, em situação real de trabalho Dissertação elaborada com

Read More