Moeda e sistemas mmonetarios
Cursos EFA — Nível Secundário – Turma S-E 3 Área de Competências – Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC) Núcleo gerador: NG4 – Gestão e Economia Tema: Orçamentos e Impostos Competência: Organizar orçamentos familiares tendo em conta a influência dos impostos e os produtos e serviços financeiros disponlVeis Recursos/Materiais: Computador, Livros para pesquisa, Internet, projector de vídeo, sessão de esclarecimento sobre os temas, Duração: 12,5 horas Fevereiro 2012 ar 3 to view nut*ge PROPOSTA DE TRA O ORÇAMENTO FAMILIAR rivado) pic][pic]Fazer o seu orçamento familiar é o primeiro passo na gestão das suas finanças pessoais. O orçamento familiar é a única forma de disciplinar os seus hábitos financeiros, aplicar as suas disponibilidades financeiras da forma mais eficiente possível e de reflectir periodicamente sobre o seu património – sem viver obcecado com o dinheiro. para fazer o seu orçamento familiar deve seguir algumas etapas simples: 1. Recolha todas as facturas, recibos e outros documentos financeiros que conseguir. O objectivo será criar uma média ensal de todos os rendimentos e despesas, por isso, quanto mais informação conseguir encontrar, melhor; 2.
Comece por registar todas as suas fontes de rendimentos. se esqueça de os registar também. 3. Do lado das despesas, anote todas as despesas que vai suportar durante um mês normal. Aqui propomos-lhe que comece por criar categonas de despesa: das mais importantes e previsíveis até às mais supérfluas e voláteis; 4. Divida as despesas em duas categorias: fixas e variáveis. As despesas fixas incluem, por ex. , despesas como a prestação da asa ou a renda, prestações do carro, serviço de televisão e/ ou Internet, pagamentos do ginásio, etc. ; as despesas variáveis incluem, por ex. , despesas como compras de supermercado, gasolina, entretenimento, refeições fora de casa e presentes; 5.
Calcule os totais dos seus rendimentos e despesas mensais. Se o resultado final indlcar que tem mals rendmentos do que despesas, significa que pode distribuir este excesso por outras áreas do seu orçamento, como as poupanças para a reforma ou para investimentos a longo prazo, ou ainda para amortizar réditos que tenha contraído mais depressa; se tiver um total de despesas mais elevado do que o total de rendimentos, então vai ter que fazer algumas mudanças no seu estilo de vida insustentável; 6. Faça ajustes às suas despesas. Se estiver numa situação em que os gastos são maiores do que as despesas, tem de olhar para as suas despesas variáveis para ver onde pode cortar; 7.
Reveja o seu orçamento todos os meses. http://www. portal-gestao. com/financas/itemf1482-1 -faze r -o -orçamento-familiar. html Tópicos para pesquisa e reflexão: Sociedade Identificar diferenças nos rendimentos médios das famílias consoante as suas actividades profissionais. PAGFarl(F3 médios das famílias consoante as suas actividades profissionais. 2. Compreender as dlferentes categorias de rendimentos das famílias e a estrutura de tributação fiscal relacionando-as com as respectivas origens (por exemplo, no caso do IRS: trabalho por conta de outrem – categoria A; trabalho independente – categoria B; predial – categoria H; etc. ). 3.
Explorar diferentes formas de conseguir combater a evasão fiscal com vista a uma maior justiça social (por exemplo, ruzamento de dados através de sistemas informáticos). Tecnologia dentificar diferentes tipos de crédito (consumo, habitação, 1. 1 automóvel) e os organismos que os promovem. 2. Compreender as dlferentes condições de crédito, comparando taxas de juro efectivas (spread e regras de cálculo), prazos de pagamento e beneficios associados. 3. Explorar diferentes formas de redução do endividamento das famílias elou de aplicação de poupanças e investimento. Ciência 1 Identificar despesas e receitas de um orçamento familiar. 2. Elaborar um orçamento ordo com procedimentos