Monografia em comunicação social – parte 1

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LUCIANO MARTINS CALDASJUNIOR ors to view nut*ge ELEMENTOS CULTUR PRESENTES NO PRO RO-BAIANOS baixo”. À minha irmã Tatiana Cabus, pelo constante companheirismo e afeições devotados. Ao meu tio Guilherme, pelos inúmeros diálogos que facilitaram a consecução desta obra. À Dona Maria, que há mais de um quarto de século, dispensa- me carinho e amor.

Aos queridos amigos-irmãos Saulo Calderón e Ricardo Linhares pelo companheirismo e fraternidade sempre depositados em nossas relações, que certamente de alguma maneira sadia, contribuíram para o encetamento formal deste trabalho. Aos indispensáveis suportes do amigo argentino Gonzalo Pablo e do amigo paraguaio Miguel Monjelos pelo imprescindível auxílio na tradução na versão em espanhol do resumo da presente obra, e a Manuela Silva pela paciente assistência durante a formatação final deste trabalho.

Aos amigos da Marinha Mercante de Ilhéus, Roberto César Fraga de Souza e Antônio Henrique Fraga de Souza pelos préstimos dispensados no serviço de impressão deste trabalho. Á todos os amigos que contribuíram de alguma forma, na construção deste trabalho, seja nas pertinentes dicas e sugestões temáticas, ou nos empréstimos de importantes ateriais bibliográficos, indispensáveis para o enriquecimento das investigações pesquisadas.

Aos amigos da equipe do programa Na Carona, que de maneira informal e lúdica, muit[ssimo ajudaram-me na liberação de documentos audiovisuais, e depoimentos críticos – editoriais que certamente foram mui úteis ao encetamento deste trabalho, principalmente nas pessoas de seus diretores Amadeu Alban e Adriana Feliciano, de sua produtora Ana Paula Guedes e de sua apresentadora Liliane Reis. À equipe dos professores, representada na pessoa de Marlúcia Mendes, coordenadora do colegiado, que contribuiu ormalmente para minha frui ao acadêmica. ? Valéria, que co nçdes disciplinares, Quando um coração se dirige a outro coração, o que mais há a se dizer ? – Ramana Maharishi (1879-1950), yogue hindu do século XX. Resumo O presente trabalho analisa os painéis das manifestações culturais e etnopolítlcas da negritude balana, presentes no conteúdo audiovisual do programa Na Carona, na busca de encontrar nessas espontâneas amostras antropológicas, a construção de uma original baianidade etnocultural.

Baianidade cultural reconstruída, principalmente a partir da década de 70, ediante um movimento pol[tico-cultural, que imprimiu novo significado ideológico-social ao protesto negro, iniciado nos anos 20, indo até a década de 60, modelando um discurso ativista, cujo objetivo central, era a auto-afirmação do ser negro. Além de observar os painéis identificatórios, analisamos Ilgeiramente determinados aspectos das modalidades do turismo, bem como do lazer veiculados no formato editorial do programa “Na Carona”.

Para tanto, desenvolvemos uma perspectiva metodológica, inspirada na etnopesquisa, afim de melhor corroborar nossos achados técnicos-sociais da fenomenologia ualitativa pesquisada. Esta etnometodologia aplicada às nossas investigações sociais, baseou-se em observações realizadas sobre as construções socio-culturais e psicossociais dos personagens afros-descendentes, verificáveis no formato conteudístico do “Na Carona”.

Desenvolvemos uma reflexão crítica na possibilidade da mensagem cultural inserida no produto audiovisual do programa analisado, auxiliar na promoção de um auto-conhecimento de cunho etnocultural, por parte do úblico baiano. etnocultural. Baianismo cultural reconstruido, principalmente a partir de la década de 70, mediante un movimiento político- ultural, que imprimió un nuevo significado ideologico-social a la protesta negra, iniciada en los anos 20, yendo hasta la década de 60, modelando un discurso activista , cuyo objetivo central, era la autoafirmación del ser negro.

Además de observar los paneles identificadores, analizamos ligeramente determinados aspectos de las modalidades del turismo, asi como de la diversión vehiculados en el formato editorial del programa “Na Carona”. Para tanto, desenvolvimos una perspectiva metodológica, inspirada en la etnoinvestigacón, a fin de corroborar mejor nuestras creencias en relacion a la fenomenologia social nvestigada.

Esta etnometodología aplicada a nuestras investigaciones se basa en obsenaaciones realizadas sobre las construcciones socioculturales y psicosociales de los personajes afrodescendientes, verificables en el formato contenido del programa “Na Carona”. Desenvolvimos una reflexión crítica en Ia posibilidad del mensaje cultural, inserido en el producto audiovisual del programa analizado, auxiliar en la promoción de un autoconocimiento de la naturaleza etnocultural, por parte del público baiano. Palabras-claves: etnopolltica afrodescendiente, baianismo cultural, mensaje audiovisual.

PAGF dentidade cultural……. 2. A POLÍTICA DO BRANQUEAMENTO………… 12 2. 1 Breves aspectos da reinvenção de uma identidade nacional eurocêntrica…………. 12 3. DESCREVENDO O PERCURSO DA PESQUISA…. … 21 3. 1 Procedimento de coleta de dados.. • • • • • • • • • • • • • 23 3. 2 Análise de 24 3. 3 Entrevistas 25 3. 4 Grupo Focal ou Nominal… 35 4. NA CARONA: PAINÉIS IDENTIFICATÓRIOS DE UMA BAIANIDADE NEGRA. …….. 39 4. 1 Aspectos da gaianidade. 39 4. 2 Aspectos da Cultura 47 4. 3 0 Lazer e o 51 4. 4 0 Lazer e o Turismo presentes no Na Carona………… … 54

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