Movimento punk

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O punk como movimento social A partir do fim da década de 1970 0 conceito de cultura punk adquiru novo sentido com a expressão Movimento Punk, que passou a ser usada para definir sua transformação em tribo urbana, substituindo uma concepção abrangente e pouco definida da atitude individual e fundamentalmente cultural pelo conceito de movimento social propriamente dito: a aceitação pelo indivíduo de uma ideologia, comportamento e postura supostos comum a todos membros do movimento punk ou da ramificação/submovimento a que ele pertence.

O movimento unk é uma forma mais ou menos organizada e unificada, com o intuito de alcançar o de forma diferente p s v ors preservação e resistê ia to deliberadamente ma vigente na sociedade ão politica, almejada movimento, seja a orno forma cultural ura tradicional de segregação e auto-afirmação por gangues de rua.

A cultura punk, segundo esta definição, pode então ser entendida como costumes, tradições e ideologias de uma organização ou grupo social. Apesar de atualmente o conceito movimento punk ser a interpretação mais popular de cultura punk, nem todos individuos ligados a sta cultura são membros de um grupo ou movimento.

Um grande número de punks definem o termo “punk” como uma manifestação fundamentalmente cultural e ideologicamente independente, cujo aspecto revolucionário se baseia na subversão não Swipe to vlew next page não-coerciva dos costumes do dia-a-dia sem, no entanto, se apegar a um objetivo preciso ou a um desejo de aceitação por um grupo de pessoas, representando uma postura distinta do caráter politicamente organizado e definido do movmento punk e de seu respectivo interesse na preservação da tradição punk m sua forma original ou considerada adequada.

Esta diferença de postura entre o movimento punk e outros adeptos da cultura é responsável por constantes conflitos e discussões, violentos ou não, que ocorrem em encontros destes indivíduos em ruas e festivais, ou através de meios de comunicação alternativos como revistas, fanzines e fóruns. [ed’tar] Origem [edltar] Estados Unidos Ramones em São Paulo em 1987. Originalmente o punk surge por volta de 1974 como uma manifestação cultural juvenil semelhante aos da década de 1950 e 1960: era caracterizado quase que totalmente por um estilo aseado em música, moda e comportamento.

A primeira manifestação genuinamente punk, no entanto, o estilo punk rock, surge prlmeiro nos Estados Unidos com a banda The Ramones por volta de 1974 e é caracterizada por um revivalismo da cultura rock and roll (músicas curtas, simples e dançantes) e do estilo rocker/greaser (jaquetas de couro estilo motociclista, camiseta branca, calça jeans, tênis e o culto à juventude, diversão e rebeldia). Enquanto o rock and roll tradicional ainda criava estrelas do rock. ue distanciavam o público do músico, o punk rock rompeu este istanciamento trazendo o princípio da múslca super-simplificada (pouco mais que três aco este distanciamento trazendo o princípio da música super- simplificada (pouco mais que três acordes, facilmente tocados por qualquer pessoa sem formação mínima musical) e instigando naturalmente outros adolescentes a criarem suas próprias bandas. O punk rock chega à Inglaterra e influencia uma série de jovens pouco menos de um ano depois.

Extremamente empolgado pela apresentação dos Ramones, Mark Perry abandona seu emprego e produz o primeiro fanzine punk, Sniffin’ Glue (“cheirando cola”), com a intenção de promover esta nova agitação cultural. O fanzine foi o simbolo marco para o “Do it yourself” (faça-você-mesmo) punk, não tinha quase nenhum recurso financeiro e era marcado pelo estilo visual deliberadamente grosseiro e com senso de humor ácido. editar] Inglaterra Sex Pistols ao vivo no Roxy em 2007 Na Inglaterra o princípio de que “qualquer um pode montar uma banda” e o espirito renovador do punk rock se mesclaram a uma situação de tédio cultural e decadência social, desencadeando o punk propriamente dito. Os Sex Pistols, antes uma banda de punk rock comum, se torna um projeto mais ambicioso com a tutela de Malcom Mcl_aren e a inclusão de um baixista inventivo e provocador, Sid Vicious.

A banda passa a usar suásticas e outros símbolos nazi-fascistas, além de símbolos comunistas e indumentária sadomasoquista num agressivo deboche dos valores políticos, morais e culturais (influenciados e patrocinados por Malcolm McLaren e Vivienne Westwood, amigos aficionados pelas ideias dadaístas e sltuacionistas). Além de ridicularizar PAGF3rl(FS situacionistas).

Além de ridicularizar clásslcos do rock and roll, as músicas da banda costumavam demonstrar um profundo pessimismo e niilismo, agredindo diretamente diversos elementos da cultura vigente, sempre em tom sarcástico e agressivo. Logo chamam a atenção de entusiastas que começam a acompanhar os shows produzindo eles próprios de forma caseira estilos de roupas e acessórios, em geral rearranjos de roupas tradicionais como ternos, camisas e vestidos, com itens sadomasoquistas, pregos, pinos, rasgos e retalhos.

Essas características —sarcasmo, interesse pelo grosseiro e o fensivo, valorização do faça você-mesmo, reutilização de roupas e símbolos de conhecimento geral em um novo contexto bizarro, crítica social, desprezo pelas ideologias, sejam políticas ou morais, e pessimismo— somadas ao estilo empolgante e direto do punk rock definiram a primeira encarnação do que hoje entendemos como cultura punk. A partir de 1977 esta postura punk se tornou um fenômeno impactante na maior parte do mundo e pouco a pouco foi se transformando e ramificando em sub-gêneros. editar] Brasil O movimento punk em Sáo Paulo surgiu na Zona Norte, mais recisamente a turma roqueira da Vila Carolina, onde desde o in[cio dos anos 70, já se formava uma cena pré-punk influenciada por bandas de protesto estado-unidenses e inglesas, como MC5, The Stooges e Dust. Aqui surge a primeira banda punk brasileira: Restos de Nada. A banda foi formada em 1978 como uma forma de protestar contra a repres PAGF brasileira: Restos de Nada. contra a repressão do governo militar e mostrar que diversos jovens lutavam por uma sociedade melhor. O precursor dessas ideias foi o guitarrista Douglas Viscaino que criou a banda.

Inspiradas nesse ideal, muitas outras bandas se formaram para também criticar o regime, tais quais como Al-S, Detrito Federal, Condutores de Cadáver, Cólera, Aborto Elétrico, entre outras. Em Brasilia, o punk rock chegou por volta de 1977, através de filhos de políticos e embaixadores que trouxeram do exterior álbuns de bandas de punk rock que estavam nas paradas inglesas da época. No final de 2011 um grupo de punks anarquistas e antifascistas invadiu um prédio abandonado pela administração da Universidade de São Paulo dentro do campus Cidade Universitária, no Butantã, zona oeste da capital

No Brasil já ocorreram confrontos documentados entre grupos de punks e skinheads. [5] Em Belo Horizonte uma briga entre punks e skinheads deixou duas pessoas feridas por facadas na praça da Liberdade. [6][7] Em São Paulo um skinhead obrigou um punk a pular da janela de um trem. [81 Na rua augusta punks também mataram um skinhead. [9] Em São Paulo já foram registrados confrontos entre punks e e skinheads envolvendo aproximadamente 200 pessoas. [10][11] Em Porto Alegre, RIO Grande do Sul, uma briga envolvendo punks, skinheads e neonazistas resultou em 8 feridos. [12][13]

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