Mrs logistica

Categories: Trabalhos

0

GESTÃO DE PROJETOS Prof. : Eduardo Zafaneli FUNDAMENTOS DA GESTAO DE PROJETOS . projeto pode ser definido como um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto, serviço ou resultado único. ” prof. : Eduardo zafaneli GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos e técnicas para projeta necessidades expec equillbrio dos vetore Project Management’ gerenciamento de pr PACE 1 ora tingir ou exceder às das, por meio do de.

A Association for PMBOKO) define o ina de administração de projetos de sucesso, a qual implica o alcance dos objetivos entro do prazo, custo, aspectos técnicos, qualidade e critérios de desempenho pré-definidos.

PMI (Project Management Institute), define gestão de projetos como sendo o processo através do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às actividades do projeto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos “stakeholders” que são indlviduos ativamente envolvidos no projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positivamente ou negativamente; PMI (Project Management Institute), define gestão de projetos como sendo o processo através do qual se aplicam onhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positivamente ou negativamente; prof. : Eduardo Zafaneli HISTÓRICO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS A década de 50 foi o marco do início da gestão de projetos. Através de técnicas de planejamento e controle criadas por Henry Gantt. Incialmente, estas técnicas foram criadas para atender os campos da construção civil, projetos militares, engenharia mecânica, etc. mas com o passar dos anos, foram sendo adaptadas aos demais campos de ação. Seu trabalho é precursor a muitas ferramentas de gerência modernas do projeto, tais como a WBS (Work Breakdown Structure) ou EAP (Estrutura Analítica do Projeto) de recurso que avalia o trabalho. Ao final da década de 60, foi criado o “Project Management Institute” . Um centro de estudos focado em em servir aos interesses da indústria da gerência de projetos. Ao longos destes anos, o PMI veio se tornando referência em gerenciamento e indlcadores de projeto. Tanto que na dácada de 80, foi desenvolvido um guia de projetos que se tornou base na gestão de projetos, até os nossos dias:

Project Management Body of Knowledge, contendo os padrões e as linhas mestras das praticas que são usados extensamente durante toda a carreira profissional do gestor de projetos. PERFIL DO GESTOR DE PROJETOS É um especialista em fazer acontecer. Ele otimiza o que é de conhecimento comum e aplica, de forma coerente, o que há de melhor em técnicas e ferramentas para a condução de um empreendimento. A sua fun -o é viabilizar a transformação de um plano em realidade. A ao Gerente de transformação de um plano em realidade. A organização delega ao Gerente de Projeto a responsabilidade de fazer acontecer. Cabe a ele garantir que o empreendimento será concluído.

Independentemente da estrutura organizacional, da autonomia que lhe é concedida, enfim, de qualquer aspecto do ambiente onde o projeto será executado, a responsabilidade é do Gerente de Projeto. O Gerente de Projeto possui habilidades técnicas e comportamentais. As primeiras são aplicadas de acordo com a complexidade do projeto e a metodologia da organização. Não existe um conjunto básico nem tampouco uma obrigatoriedade. Cabe ao Gerente de Projeto decidir qual utilizar. As habilidades comportamentais, por sua vez, são exigidas em ualquer tipo de projeto. A variação da intensidade também depende de fatores como complexidade, tamanho e tipo de organização, mas sempre serão necessarias.

São características inerentes a qualquer gestor de projetos: ANTECIPAÇÃO Gerenciar riscos é tratar questões não concretas antes que estas se transformem em problemas. Evitar que algo desconhecido cause algum desvio é essencial para garantir o sucesso do projeto. Antecipação é uma habilidade chave em Gerenciamento de Projetos. Procurar antecipar é se preocupar em não ser surpreendido. COMUNICAÇÃO Garantir que a informação correta chegue ao eceptor correto. Muitos problemas em projetos ocorrem por interpretações equivocadas ou por informações repassadas de forma incompleta. Cabe ao Gerente de Projeto garantir a fluidez e transparência das comunicações. Este deve ser, ao mesmo tempo, o porta voz, mestre de cermônia e o principal PAGF3ÜFd comunicações.

Este deve ser, ao mesmo tempo, o porta voz, mestre de cerimônia e o principal interlocutor. ÉTICA Não exatamente uma habilidade, mas uma característica e pré-disposição profissional, Ética é o atributo mais influente de um Gerente de Projeto. Grande parte das suas ações e reações são baseadas e tendenciadas conforme o que ele acredita ser aplicável à situação, organização, mercado ou mesmo país. Postura, comunicação, capacidade de enfrentar situações críticas, tomadas de decisão e liderança serão diferenciadas conforme os valores profissionais do Gerente de Projeto. LIDERANÇA Ter para si a responsabilidade em fazer acontecer, motivando os envolvidos através da sua empatia mais do que sua autoridade.

Liderança não é hierárquico e ser líder não é ser chefe, é ser um ponto de referência para resolução de conflitos, omadas de decisão, negociação, reporte de problemas e busca de soluções. Liderança está sempre relacionado a pessoas, é um aspecto humano extremamente positivo. PRÓ-ATIVIDADE uma postura fortemente reativa inviabiliza qualquer gestão de risco. A prioridade do Gerente de Projeto não deve ser resolver problemas, mas evitá los primeiramente. A postura pró-ativa é um combustível para a antecipação. É um perfil admirado em qualquer profissional e que demonstra responsabilidade e comprometimento. CICLO DE VIDA DO PROJETO ÁREA DE CONHECIMENTO

Introdução ao empreendedorismo e o processo empreendedor

0

ANHANGUERA EDUCACIONAL S. A UNIDADE DE OSASCO INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO E O PROCESSO EMPREENDEDOR Osasco 2011 OF2 UNIDADE DE OSASC

Read More

Trade marketing

0

Trade Marketing A função de Trade Marketing não é totalmente nova pois as organizações de venda já reconhecem a importância

Read More