Gestão

Categories: Trabalhos

0

Tecnologia de Gestão TECNOLOGIA DE GESTÃO prof. Bonifácio, PMP Joao_bonifacio@terra. com. br Ementa / Objetivo 0 Gestor Organizacio I e contemporânea; Que Organizações: Tercei or28 d mpresa otidiano das co nos produtos e nos serviços; Gestão da Qualidade; Benchmarking: Parcerias em Busca da Excelência Empresarial; Empowerment: Pessoas com poder na organização; Open Book Management; Gestão e Organização Horizontal; Reengenharia: começar (tudo) de novo.

Objetivos Facilitar ao aluno compreender os modelos, métodos, técnicas e instrumentos, que visam ao aprimoramento de ompetências gerenciais, melhoria de processos e à otimização dos resultados organizacionais. Bibliografia Básica Padrão 1 . FRANCO, Decjo; RODRIGUES, Edna de A’ CAZELA. M0ises M. Tecnologia e Ferramentas de Gestão. 1 * ed. São Paulo: Alinea Empowerment 2. 7 Gestão e Organização Horizontal 2. 8 Aprendizagem Organizacional 2. 8. 1 Capital Intelectual 2. 8. 2 Gestão do Conhecimento 3. FERRAMENTAS DE GESTÃO 3. 1 Sistema de Informações Gerenciais -SIG 3. Balanced Scorecard 3. 3 seis Sigma 4. NOVAS DEMANDAS E AMBIENTES PARA O GESTOR CONTEMPORÂNEO 4. 1 A questão do Meio Ambiente nas Organizações 4. 2 A questão da Ética e da Governança Corporativa 4. 3 A questão da Saúde do Trabalhador e a Prevenção da Nocividade no Trabalho Cronograma de Aulas 1 . Apresentação do professor e do plano da disciplina. 2. A importância do Gestor Organizacional e da Consultoria 3. Tecnologias de Gestão Organizacional: Gestão pela Qualidade Total 4. Tecnologias de Gestão Organizacional: Terceirização (Outsourcing) 5.

Tecnologias de Gestão Organizacional: Benchmarking 6. Tecnologias de Gestão Organizacional: Gerenciamento com o Livro Aberto (Open-book Management) 7. Tecnologias de Gestão Organizacional: Reengenharia 8. Tecnologias de Gestão Organizacional: Empowerment 9. Tecnologias de Gestão Organizacional: Gestão e Organização Horizontal 10. Tecnologias de Gestão Organizacional: Aprendizagem Organizacional – Capital Intelectual 1 1 . Tecnologias de Gestão Organizacional: Aprendizagem Organizacional Gestão do Conhecimento 12. Ferramentas de Gestão: Sistema de Informações Gerenciais — SIG 13.

Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard 14. Ferramentas de Gestão: Seis Sigma 15. Novas demandas e ambientes para o Gestor Organizacional Contemporâneo: A questão do Meio Ambientes nas Organizações 16. Novas demandas e ambientes para o Gestor Organizacional Contemporâneo: A questão da Ética na Governança Corporativa 17. Novas demandas e ambientes para o Gestor Organizacional Contemporâneo: A questão da Saúde do Trabalhador e a Prevenção da Nocividad PAGF 98 Organizacional Contemporâneo: A questão da Saúde do Trabalhador e a Prevenção da Nocividade no Trabalho 18.

Prova Escrita Oficial 19. Revisão de conteúdo para a Prova Substitutiva. 20. prova Substitutiva 1- Os desafios do Gestor Contemporâneo TECNO OGIA DE GESTÃO AS MUDANÇAS EM SUAS MAOS • São propostas de meios de gestão • Auxiliam o gestor na melhoria do desempenho organizacional • Utilização sistemática de métodos e ferramentas com a maximização daquilo que a empresa pode fazer 1. 2 Principais autores – Administração Frederick W. Taylor: engenheiro norte-americano, pesquisador e escritor.

Sua mais famosa obra é “Princípios da Administração Cientifica” de 1911. Henry Gantt: auxiliar de Taylor, desenvolveu os métodos: bonificação por cotas e gráficos de desempenho e programação da produção (Cronograma). Frank e Lillian Gllbreth. desenvolveram métodos para diminuir a fadiga através de estudo de tempos e movimentos. I A ADMINISTRACAO CIEN acter[sticas •Aumento e movimentos. • Padronizar processos possibilita aumentar a produtividade. minimizar custos e • Objetivo: buscar a máxima eficiência no desempenho da tarefa.

TEORIA CLÁSSICA Principais características da Teoria Clássica • Aumento da organizacional; produtividade através da estruturação • Foco de atuação: os diferentes nfi/eis da Organização: Alta Cúpula, Intermediário e Operacional; • Divisão da Organização m departamentos afins; • Integração entre organizacional. departamentos buscando a eficácia Principais pontos da Teoria Clássica Definição das funções básicas de uma Organização • Funções Técnicas: são as atividades relacionadas com a produção de bens ou de serviços. ?? Funções Comerciais: são as atividades relacionadas com a compra e venda de bens e serviços. • Funções Financeiras: são as atividades relacionadas com a captação e gerenciamento de capitais. • Funções de Segurança: são as atividades relacionadas com a proteção de ens patrimoniais e das pessoas. • Funções Contábeis: são as atividades relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas da empresa. Definição das técnicas administrativas •previsão ou Planejamento. •Organizaçao ou Estruturação. ??Comando ou Liderança. 8 Direção: a empresa deve ter um único objetivo claro e conhecido por todos. •Subordinação do interesse Individual ao Interesse geral. Princípios gerais da Teoria Clássica • Remuneração do Pessoal: os salarias devem ser justos e satisfatórios. •Centralização da autoridade: nível de oncentração ou dispersão da autoridade em uma empresa. •Hierarquia ou Cadeia Escalar: é a divisão em níveis de comando dos diferentes cargos em uma organização. •Ordem: é a organlzação na estrutura funcional dos recursos humanos e materiais. ??Eqüidade: igualdade e justiça no relacionamento das pessoas. Princ[pios gerais da Teoria Clássica •Estabilidade do Pessoal: evitar a rotação desnecessária do pessoal, possibilitando a especialização do corpo funcional. •lniciativa: estimular a experimentação e a tentativa de buscar novas soluções tanto no planejamento como na execução das arefas. •União do Grupo ou “Espírito de Equipe”: o trabalho em equipe promove a melhoria da comunicação e o processo sinérgico, ou seja, “a união faz a força”.

Gestor por Henri Fayol, o gestor é definido pelas suas funçóes no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e acuar, através do planejamento, da organização, da liderança ou direção e do controlo, afim de atingir os referidos objetivos http://www. notapositiva. com/trab_professores/textos apoio ‘gesta 0/01 conc_gestao. htm PAGF s 8 ontribuir para o seu desenvolvimento e para a satisfação dos interesses de todos os seus colaboradores e proprietários e para a satisfação de necessidades da sociedade em geral ou de um grupo em particular. gesta 0/01 conc_gestao. htm Gerente Individuo que traz consigo • Experiência • Conhecimento • Modelos mentais Tudo isso suportado por valores e que representam o estilo do gestor Gestores atuais Apesar dos valores e princípios e ética por vezes são sucumbidos por conta das exigências organizacionais Em busca de um equilíbrio as empresas adotam Código ou manuais de conduta ?tica Relembrando VALORES “Critérios absolutos de preferência, habitualmente nao questionados pelo indivíduo, que orientam as suas decisões e ações na vida, indicando o que está certo ou errado sob a perspectiva individual”.

ETICA segundo o Aurélio: ” Estudo dos ju[zos de apreciação referentes à conduta humana suscet(vel de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relatlvamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto”.

O trabalho As sistemáticas mudan as que ocorrem no dia a dia , exigem do gestor a: • Dar colaboradores buscarem PAGF 6 OF ucro pelo lucro Saída encontrada : criação dos códigos ou manuais de conduta Inovação e mudança são condições mínimas para organização que deseja permanecer competitiva, • Velocidade tecnológica • Comunicação cada vez mais rápida no mundo global A única certeza é de que é preciso mudar 26 As megatendências do mundo moderno segundo Naisbitt De Sociedade industrial Tecnologia simples Economia nacional Curto prazo Democracia representativa Hierarquias Opção dual Centralização Ajuda institucional Para Sociedade da informação Tecnologia sofisticada Economia undial Longo prazo Democracia participativa Comunicação lateral Opção múltipla Descentralização Auto-ajuda Alterações Inovação e mudança Maior eficiência Globalização / competitividade Visão do negocio e do futuro Pluralismo e particlpação Democratização e vislbilldade Visão sistêmica e contingência Incerteza e imprevisibilidade Serviços diferenciado e autonomia 27 PAGF 7 98 Aprender a aprender É por meio da aprendizagem continua : • As organizações constroem competências • E a inteligência coletiva para melhor se adaptar as mudanças constantes As pessoas assam a : • Pensar • Criar • Buscar resultados de maneira diferente • Compartilhar conhecimento Característica do gestor organizacional • Deve compreender as diversas situações (mudanças interna e externa – mundo globalizado) • Ter conhecimento técnico e conceitual – ele é elemento de transformação • Deve desaprender o passado e rapidamente aprender o que é novo, conceito , técnicas • Agilidade, adaptação, felxibilidade, mudança cultural, transformação Papeis do Gestor – por Chiavenato (99), adaptado Mintzberg (73) Papeis interpessoal papel do gestor Representação Liderança Ligação Atividades Representa a organização de forma legal Dirige e motiva, treina orienta a equipe Mantém redes de comunicação dentro e fora da organização Manda e recebe informação Envia informações especificas para fora da empresa Transmite informações em geral para fora da empresa Inicia projetos , assumi riscos Toma ações e resolve crises no grupo Distribui, orça, prioriza Representa os interesses da organização Informação Monitoração Disseminação Porta voz empreendedor 1 . Flexibilidade da organização 2.

Espírito de equipe 3. Cultura organizacional aberta 4. Participação nas decisões 5. Delegação de autoridade 6. Criatividade e inovação 7. Confiança na pessoas 8. Democracia e Igualdade g. Investimentos nas pessoas 10. Educação treinamento 11 . Divulgação da informação 12. Missão, visão compartilhada Barreiras a. Rigidez da organização b. Individualismo c. Cultura organizacional autocrática d. Centralização das decisões e. Centralização da autoridade f. Rotina e permanência g. Desconfiança nas pessoas h. Pessoas como mão de obra i. Hierarquia e autocracia j. Imposição de regras k. Confidencialidade da informação l.

Ignorância sobre a missão e visão Consultoria : conceito e atuação É uma prestação de serviço profissionais: • Investigação / levantamento de informações • Identificação / constatação de causas • Estudo de alternativas viáveis • Proposição de soluções • Assessoria e implementação de medidas para solução de problemas Neves Junior (2002) Consultoria : quando contratar • Problema pontual e não há profissional com esse know – how • As pessoas internas não tem tempo para o projeto • Treinamento para equipe de novas técnicas • Parecer técnico para evitar erros Consultoria : tipos • Grandes empresas = focados nas atividades- meio. • Médio porte = analise do planejamento e organização • Pequeno porte = são chamados para colocar a empresa no trilho do profissionalismo, visa a sobrevivência. chaves Analise de relatórios Traçar plano de ação Definir treinamento para obter o objetivo Etapas do processo que não agregam nada ao produto Informações ok ? Plano e ferramentas ok ? Cronograma ok ? Indicadores ok ? Açóes corretivas ok ?

Sentar mesa, cliente x fornecedor Encerramento do trabalho e preparaçao para novos Diagnostico do problema Certificação Encerramento 2-Tecnologias de Gestão Organizacional Gestão contemporânea da Qualidade “Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito. ” Aristóteles Gestão contemporânea da Qualidade História e evolução da qualidade • • • • NOS PRIMORDIOS DA EVOLUÇAO, O HOMEM DECOBRIU A PRIMEIRA FERRAMENTA. A PARTIR DAÍ COMEÇARAM OS PROBLEMAS, A FERRAMENTA NAO ERA CONFIAVEL DIANTE DISSO O HOMEM PROCUROU MATERIAIS MELHORES E PASSOU A UTILIZAR A PEDRA. NESTE INSTANTE ELE DESCOBRIU A QUALIDADE

Canal de distrbuição

0

Conceito de Canal de Distribuição Parte inferior do formulário Parte superior do formulário parte inferior do formulário Designa o conjunto

Read More

Poder judiciário: crise e reforma

0

Poder Judiciário Escola Superior de Magistratura Especialização em Administração Judiciária Vanessa de Abreu Pinheiro PODERJUDICIARIO: CRISE E REFORMA Fortaleza 2008

Read More