Natação
História da Natação A natação é tão antiga quanto o homem, pois desde o inicio dos tempos, era necessário nadar para se locomover e se alimentar, atravessar rios, lagos e mares em busca de abrigo e alimentos. Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver. Os povos antigos (assírios,egípcios,fenícios,amerindios,etc. ) eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir das primeiras competições esportivas realizadas no séc.
XIX basearam -se no estilo de natação dos indígenas da América e da Austrália. Entre os gregos, o c exercicios mais impo o corpo. Acredita-se e – S. wp view nent page praticada aos melhor Plantão afirmava q educado. a natação um dos mento harmonioso mpetição era estatuas. bia nadar nao era Sabe- se que desde a pré-história, o homem já nadava, seja com finalidades utilitários para recolher alimentos, seja em momentos de outras necessidades, como por exemplo, para fugir de um perigo em terra, lançando-se no meio liquido e nele se deslocando.
A natação começou a ser difundida somente apões a primeira metade dos século XIX que começou a progredir como desporto realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837. Até então o estilo era uma braçada de p Swige to víew next page peito, executada de lado, mais tarde para diminuir a resistência da agua , passou- se a levar um dos braços a frente pela superffcie, que foi chamado de single overarm stroke e depois foi mudado para levar um braço de cada vez chamado de doublearm stroke ( braçada dupla).
Em 1893 ainda os pés faziam um movimento de tesoura , depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl-australiano. Atualmente a natação é praticado em 4 estilos: CRAWL,COSTA ,PEITO e BORBOLETA,sendo o crawl o mais rápido. No âmbito mundial quem controla a natação, é o FINA (Federação Internacional de Nataçao Amadora). Histórico no Brasil A natação foi introduzida no Brasil em 32 de julho de 1897. Somente em 1935 as mulheres entraram oficialmente nas competições. Destacaram-se inicialmente Maria Lenk e Piedade Coutinho.
O Brasil projetou- se internacionalmente com alguns nadadores que obtiveram marcas mundiais : Ricardo Prado, Gustavo Borges ,Fernando Scherer, Rogerio Romero, Daniela Lavagnino, Adriana Pereira , Patrícia Amorim e Ana Azevedo. Historia na Natação A era de prata chega nos Jogos de Los Angeles, em 1984, com Ricardo Prado, que entra para historia do esporte racional ao conquistar o segundo lugar nos 400 m medley. No Egito Antigo, há cerca de 3. 000 anos, indica a existência de professores de natação para crianças nobres.
Na Inglaterra se tem noticia da existência de asso Na Inglaterra se tem noticia da existência de associações desportivas praticando natação como esporte competitivo desde de 1839. As primeiras competições consistia , apenas no nado peito clássico. Os australianos acompanharam a evolução do nado peito e sua transformação gradativa com os movimentos dos braços fora a agua alternadamente ( braçadas) e a fusão destas inovações com movimento alternados das pernas no estilo usado pelos nativos de Ceilão. O nado de peito, a borboleta e o golfinho tem um vinculo histórico comum.
O nado de peito somente foi regulamentado como tal após o estilo ” crawl” tê-lo substituído nas provas de nado livre. Posteriormente foi introduzido o estilo borboleta que finalmente, evoluiu para o golfinho. Com o surgimento do ” crawl” o antigo estilo ( peito) perdeu sua posição, por ser mais lento. Quando surgiu abraçada da borboleta, novamente decaiu o uso do estilo clássico e. isto, da mesma forma que ocorrera nteriormente. Aperfeiçoou- se o estilo de batidas de pernas e ao invés de tesoura surgiu o movimento ondulante do golfinho, razão da denominação do novo estilo.
O nado costas, incialmente tinha por finalidade proporcionar meios de fácil flutuação para descansar o nadador. O ato de nadar pode ser considerado uma das qualidades físicas que podem ter ajudado o homem na sua luta evolutiva, como uma forte capacidade adaptativa o homem p 3 podem ter ajudado o homem na sua luta evolutiva, como uma forte capacidade adaptativa o homem pode ter aprendido através de observação de outra espécie ou por dificuldades expostas pelo enômeno naturais.
Pode ser utilizada com finalidade terapêutica na recuperação de atrofias musculares devido a ausência das forças gravitacionais diretas. Durante muitos séculos a natação teve o seu desenvolvimento prejudicado pela ideia de que ajudava a disseminar epidemias. Dos primeiros estilos ate os dias de hoje somente na primeira metade do século XIX , foi que começo a progredir como desporto, realizando – se as primeiras provas em Londres, em 1837 onde existia seis piscinas competitivas no mundo.
A natação competitiva contemporânea é praticada em quatro estilo: crawl ( comumente chamado de nado livre devido a ossibilidade do competidor nadar qualquer um dos quatros estilos existentes em toda a extensão da prova ), costas, peito e borboleta ou golfinho. O nado crawl é o mais rápido. Esse estilo foi consagrado pelas vitorias dos japoneses nos Jogos Olímpicos de 1 932 em Los Angeles . No nado crawl , o nadador se movimenta com o abdômen voltado para baixo, a ação dos membros inferiores se faz em golpes curtos e alternada e a dos membros superiores é também alternada, com a recuperação dos braços fora d’agua.
No nado Costas, o nadador se conserva em todo o percurso em decúbito dorsal ( com o abdômen para cima) e a ação dos embro 4 conserva em todo o percurso em decúbito dorsal ( com o abdômen para cima) e a ação dos membros inferiores e superiores é idêntica a do crawl, só no sentido inverso, em virtude da situação ao do corpo em relação a agua, inicialmente a movimentação de perna também era com golpe de tesoura. No nado peito , os movimentos dos braços par frente e para tras são realizadas dentro da agua.
O corpo repousa sobre o peito e os ombros se mantem horizontalmente sobre agua. Os pés são trazidos Junto ao corpo, com os joelhos dobrados e abertos, continuando o movimento por uma extensão lateral e a ção giratória das pernas. O nado Borboleta foi separado do nado peito pela Federação Internacional de Natação Amadora (FINA), em 1952, que determinou provas isoladas para cada estilo. Ate aquele ano, constituía uma variação do estilo clássico ( foi ramificado do nado peito, borboleta e golfinho), com a diferença de que os braços eram levados à frente fora ou dentro da agua.
A natação começou a ser organizada no século XVII, no Japão, onde o Imperador determinou que ela fosse ensinada e praticada nas escolas, mas como o Japão era um pais fechado, isso nao se disseminou para o resto do mundo. Foi na Inglaterra, em 1837, que a natação foi organizada como competição pela primeira vez. No Brasil A história da natação brasileira inicia em 1908, quando aconteceram em Montevideu, as primeiras provas internacionais na Amér S brasileira inicia em 1908, quando aconteceram em Montevidéu, as primeiras provas internacionais na Américas do Sul.
No inicio do século, as provas de natação eram realizadas em rios. O tiete foi o local de celebres competições . As travessias realizadas nesse rio era bastante populares . Em 1923, a Associação Atléticas São Paulo, uma das entidades fundadoras a Federação Paulista de Natação – FPN — inaugurou a primeira piscina para competições no Estado. Em 1920, na Antuérpia, o Brasil fez sua estreia em Jogos Olímpicos. Nas Olímpiadas de 1936, em Berlim, Maria Lenk foi semifinalista nos 200 m costas, enquanto João Havelange, então atleta do Espéria, nadou os 400m e os 1500m.
Ao longo dos anos a natação brasileira progrediu muito. Em 1948, a natação masculina do Brasil, pela primeira vez, chegou a uma final olímpica. Nos jogos de Londres, Willy Otto Jordan , do E. C. Pinheiros, foi o sexto colocado nos 200m peito. Quatro anos mais tarde, Tetsuo Okamoto, nadador do Yara Clube Marilia , foi o terceiro nos 1500m livre, colocação que Manoel dos Santos, E. C. Pinheiros, repetiu em Roma, 1960, nos 100m do mesmo estilo. Um ano mais tarde, o nadador tornou-se recordista mundial da prova.
Depois dessas conquistas, o Brasil só voltou a se destacar na década de 1980, com a medalha de bronze no revezamento 4x200m livre nos Jogos Olímpicos de Moscou , principalmente, em 1982,quando o paulista Ricardo Prado tornou-se o Olímpicos de Moscou , principalmente, em 1982,quando o paulista Ricardo Prado tornou-se o único brasileiro, até hoje, a vencer um campeonato mundial em piscina longa, em Guaiaqui o Equador, com direito ao recorde mundial os 400m medley.
Em 1958, Abilio Couto tornou-se o primeiro brasileiro a atravessar o nado o Canal da Mancha, tornando-se um dos primeiro mitos da natação brasileira. Esporte recreativo e competitivo . Nas Olímpiadas modernas é o segundo esporte em importância, depois do atletismo, disputado desde os Jogos 1826. Há registros egípcios sobre o nado de 7500 a. C.. Gregos e romanos consideravam- no parte do treino militar. O primeiro país a adotá-lo como esporte foi o Japão. A natação moderna, como esporte começa no fim do século XIX, a Europa.
Piscinas Existem duas piscinas consideradas oficiais: a de 25 metros ou semiolímpica e a de 50 metros ou olímpica. Competições Acontecem em piscinas de 25m ou d 50 m, divididas em raias. Podem ser individuais ou por equipe. Nos revezamentos, disputados por equipes de quatro atletas, cada nadador completa uma parte da prova. São disputas que alternam velocidade e resistência. Há também a prova de nado medley, que combina os quatro estilos. A distancia percorrida é padronizada. Além do troneio olímpico, disputa-se um campeonato mundial a cada quatro anos.