Nutrição animal
MACROMINERAIS: CLORO, ENXOFRE, POTÁSSIO E SÓDIO Paragominas 2012 INTRODUÇÃO No organismo animal minerais combinado orgânicas (VASCONC nutritivas que compõ ar 7 to view next;Ege e elementos do com substâncias ão substâncias animal (VEIGA, 2005); Podem ser: Macrominerais X Micronimerais; Estão envolvidos em quase todas as vias metabólicas do organismo animal, com funções importantes na reprodução, crescimento, metabolismo energético e outras funções fisiológicas vitais. OBJETIVO Explanar as características e influências do Cloro (Cl) Enxofre (S),
Potássio (K) e Sódio (Na) relacionadas aos animais domésticos. Figura 1: Bovino pastando Fonte: Figura 2: Suínos Fonte:< wvm. informativodosportos. com. br> CLORO: Regulação da pressão osmótica, do equilíbrio ácidobásico e no controle do equilíbrio hídrico; Digestão – amilase e HCL (suco gástrico) ; Abundância fora da célula; Importante no aporte de Na, Mg e Ca, e no controle de contração dos músculos e equilíbrio do pH no sangue; Devido a sua eficiência, custo, praticidade e inocuidade ; Desinfecção da água sem interferir na conversão alimentar, principalmente na avicultura.
IMPORTANCIA ENXOFRE: Formação da lãs e pelos, desintoxicação de grupos fenólicos no fígado; Além de ser necessário para a digestão da celulose pelos microrganismos do rúmen ; Componente de aminoácidos sulfurados – síntese de proteínas musculares; Ácido propiônico, hormônios e vitaminas ( biotina tiamina); Na forma inorgânica encontra-se como um dos componentes das cartilagens, na saliva e no sangue. IMPORTÂNCIA PAGFarl(F7 obtidos através da alimentação.
O enxofre sofre algumas reações no caso de ruminantes, ENXOFRE: Formam produtos orgânicos; Proteínas na forma de aminoácidos de conteúdo sulfuroso (cistina e metionina); CICICI SÍNTESE NO ORGANISMO A síntese ocorre no rúmem pelos microorganismos; Figura 3 : TGI de Bovinos Fonte: oprodutos: proteína nao-degradável dietética; proteína microbiana e fúngica, sufilto e sulfato; DA metionina provêm do enxofre e é sintetizada nos tecidos C cisteína: atua nos músculos, glândulas mamárias e na produção de pelos e lãs.
LOCAL DE ABSORÇAO NO TGI Depende da fonte alimentar e da idade do animal; (COITA, 2001) Cl Intestino delgado (locais diferenciados); Figura 4: Gado Nelore. Fonte: LOCAL DE ABSORÇÃO NO TGI PAGF3rl(F7 Volumoso subprodutos; concentrado: cereais, graos Suplementos: Para suprir as necessidades minerais de cada especle. FONTES (ALIMENTOS E SUPLEMENTOS) CLORO: Na maioria das vezes insuficiente em forragens, cereais e oleaginosas; Suplementação: farinha de peixe fornecidas a suínos e aves; Figura 6: Farinha de peixe Fonte: aboissa. com. r ENXOFRE: Geralmente é suficiente nas pastagens, mas depende de alguns fatores; Alimentos: farelo de arroz e farinha de penas hidrolisadas, quando bem são ótimos suplementos Forrageiras e volumosos em geral são pobres; C] Exceção é a Brachiaria humidicola; C] Alimentos concentrados: raízes de grãos, sub-produtos de raízes (melaço de beterraba), farinha de peixe e fannha de carne; No caso de insuficiência: C] Adubação mineral de gramíneas e leguminosas para aumentar o teor de minerais no solo, consequentemente na planta; n Injeções especificas e adições na água.
Visar a produtividade; Cuidado com excessos; Fornecimento adequado de minerais gera diferenças positivas nos índices produtivos; BIODISPONIBILIDADE Proporção de um nutriente presente no alimento que é absorvido elo animal e utilizado nas funções blológicas; Segundo Morais, 2001 são dependentes: Fórmula química; Clima; Tipo de solo Espécie forrageira e seu manejo; Idade do animal; pH dos conteúdos do TGI; Interações com outros; Aspectos sanitários. 001): Produtividade; Idade; Digestibilidade; Inter-relação com outros nutrientes; Raça; Estação do ano; Crescimento + gestação + lactação qnt. absorvida; DOENÇAS CARENCIAIS Cl CICICICICID Doenças causadas pela falta de Cloro Alcalose metabólica; Problemas hepáticos cardiológicos; Retenção de placenta; Letargia; Anorexia; Problemas de visão; Figura 14: Boi com problema na visão Fonte: (OLIVEIRA)• Doenças causadas pela falta de Enxofre (EMBRAPA ): Fraqueza; Lacrimejamento; Excesso de salivação; perda de peso; perda de brilho e qualidade na produção de lã e pelos; Morte.
Efeitos devido o baixo aproveitamento do enxofre pelas bactérias do rúmen que causa a diminuição na digestibilidade das proteínas e dos carboidratos (AGRICULTURA E PECUARIA); Figura 15 : Equino desnutrido Fonte: PAGFsrl(F7 depravado, hábito de roer, lamber ou chupar madeira, lamber ou ingerir solo e lamber o suor de outros animais (OLIVEIRA); Galinhas de postura ficam propensas ao canibalismo e redução tanto a produção de ovos quanto o tamanho dos ovos.
Figura 18: Cocho para ovinos Fonte: crisa. vet. br Geral: Excesso ou carência: de carne, leite, ovos, problemas reprodutivos, crescimento retardado, abortos, fraturas e queda da resistência orgânica (MORAES, 2001); Não existe órgão ou tecido de depósito no organismo; INTERAÇÕES ENTRE OS MINERAIS Os minerais interagem entre si; Podem ser: Sinergéticas Antagônicas (MORAES, 2001 ) Sinergéticas: Sódio e Cloro funcionam como eletrólitos; Junto com K: mantém a pressão osm io ácido-base; volume