O barroco no brasil
COLÉGIO E CURSO JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA VICTOR GOMES DE CARVALHO O BARROCO NO BRASIL SANTA RITA – PB 2012 Introdução O Barroco foi uma tendência artística europeia expressa primeiramente nas artes plásticas. Mais tarde, manifestou-se em outras áreas da cultura, como: literatura, música e teatro.
Teve como berço a Itália, no século XVII, posteriormente espalhou- se por outros países missionários jesuítas, o final do século XVIII O barroco brasileiro f OF4 p o no Brasil por até mais ou menos ado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características róprias, pois diferente da realidade de luxo portuguesa, o Brasil vivia uma realidade de violência em que perseguiam os índios e escravizavam os negros. A grande produção art[stica barroca no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII).
Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultural e artística em pleno desenvolvimento. O barroco no Brasil também manifestou-se nas artes plásticas, música, literatura, mas, principalmente na arquitetura. Veja mais detalhes abaixo. Arquitetura As primeiras capelas, erguidas nos arraiais auríferos, seguiu-se a edificação de templos com magníficos altares, tetos pintados e imagens adornadas com ouro e pedras preciosas.
Surgiram além das igrejas, edifícios públicos e inúmeras moradias. As inovações Plásticas (Pinturas e Esculturas Religiosas) A trajetória evolutiva da pintura religiosa assinala os melhores trabalhos realizados no período. A princípio, a pintura resumia-se a painéis de madeira, emoldurados e afixados isoladamente nos tetos das igrejas. São os chamados caixotões pintados com cenas eferentes ao santo de devoção ou mesmo a personalidades da irmandade ou ordem religiosa.
Os elementos decorativos trazem frequentemente motivos chineses (chinesices) ou formas que reproduzem objetos da natureza, como grutas, penhascos, árvores, folhas e caracóis (grotescos). Posteriormente a pintura extrapola esses limites e passa a ocupar todo o forro com grandes cenas ilusionistas em perspectiva. A partir da verdadeira cimalha do edifício, cria-se um efeito ilusório com o prolongamento da mesma através da pintura.
Colunas e parapeitos em que se debruçam personagens como os doutores a Igreja circundam a cena central, rompendo ilusoriamente o espaço arquitetônico do templo. O espectador tem a impressão de estar assistindo a uma cena celestial, como se estivesse diante do próprio céu. Música A música é a arte cuja trajetória durante o Barroco no Brasil é das menos conhecidas e das que deixou menos relíquias. Da produção musical nativa só sobrevivem obras significativas a partir do final do século XVIII, ou seja, quando o Barroco já estava dando lugar às escolas Rococó e Neoclássica.
Não que não tivesse havido vida musical na colônia nos séculos anteriores; houve, importante – embora não possa ser comparada à de outros centros coloniais americanos como o Peru e o México, ou à da própria Metrópole portuguesa – apenas a própria Metrópole portuguesa – apenas as partituras infelizmente se perderam, mas testemunhos literários não deixam duvida sobre a intensa atividade musical brasileira desde o início do Barroco, especialmente no Nordeste.
Literatura A literatura barroca no Brasil foi introduzida pelos portugueses, quando não havia uma produção cultural significante no pais. por isso, refletindo a literatura portuguesa, a produção literária esse período não é reconhecida como genuinamente nacional, mas um estilo absorvido e resultante do per[odo colonial. Sua linguagem é rebuscada e ambígua. Caracteriza-se por utilizar largamente figuras de linguagem; metáfora(sentido figurado); antítese(exposição de ideias opostas) e o paradoxo(contradição).
As Fases Do Barroco No Brasil O barroco pode ser dividido em três fases: 1a Fase ocorrência: Entre 1 710 e 1730; Características Principais: colunas torsas (ou retorcidas) profusamente ornamentadas com motivos fitomorfos (folhas de acanto, cachos de uva, por exemplo) e zoomorfos (aves, eralmente um pelicano); coroamento formado por arcos concêntricos; revestimento em talha dourada e policromia em azul e vermelho. a Fase ocorrência: Entre 1 730 e 1760; Características Principais: Excesso de motivos ornamentais, com predominância de elementos escultóricos; coroamento com sanefas e falsos cortinados com anjos; revestimento com policromia em branco e dourado. 3a Fase Ocorrência: A partir de 1760; Caracter[sticas Principais: ncimado por grande grande composição escultórica; elementos ornamentais baseados no estilo rococó francês (conchas, laços, guirlandas e flores); evestimento com fundos brancos e douramentos nas partes principais da decoração.
Sofre influência do estilo francês dominante na Europa a partir da segunda metade do século XVIII. No Brasil, o rococó é uma das fases do barroco, por ter se desenvolvido paralelamente ? sobrevivência desse estilo. Principais Artistas Do Barroco No Brasil Arquitetura: * Jesu[no do Monte Carmelo. Artes Plásticas: * Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa); * Mestre Ataíde; * Agostinho de Jesus; * José Joaquim da Rocha. Literatura: * Bento Teixeira; * Gregório De Matos; * Antônio Vieira. Conclusão
Diante do exposto, conclui-se que o Estilo Barroco, caracterizado pelo luxo e riqueza de detalhes, introduzido no Brasil por Jesuítas, assumiu características próprias condizendo com a realidade brasileira vivida naquele momento. Foi bastante presente, primeiramente em cidades produtoras de ouro de Minas Gerais, posteriormente espalhando-se pelo Brasil. Desenvolvendo-se em praticamente todas as áreas culturais possíveis, lançando vários artistas renomados em território nacional e até fora dele. Referências Bibliográficas * www. brasilescola. com/ 4DF4 arroco-no-brasil. htm