O mundo do trabalho

Categories: Trabalhos

0

1. INTRODUÇAO As transformações pelas quais o mundo do trabalho vem sofrendo, sobretudo após a consolidação do modelo econômico globalizado, refletem claramente quais as tendências e o perfil dos profissionais requisitados pelas empresas e organizações do Século XXI. Atualmente, as palavras de ordem são capacitação e qualificação profissional. É fato que a automação tem sido importante para o desenvolvimento da economia, porque consegue unir produtividade à redução de custos, porém, a tecnologia trouxe com ela a necessidad nesse contexto.

Com alguns ousaram afir or máquinas. Todav muito ao contrário, OF5 Swipe to view nentp I do ser humano tecnológico, m substituídas emos constatado, de trabalho e novas funções têm surgido a partir das configurações que o mercado de trabalho está oferecendo. Inúmeras ocupações surgiram nas áreas de tecnologia da informação, automação industrial, robótica etc. , comprovando que o talento humano será sempre indispensável.

Nessa perspectiva, o desafio do poder público é criar as condições ideais para que as pessoas tenham acesso ? informação e à educação formal, para que possam ser treinadas capacitadas a assumir as múltiplas tarefas que o mundo globalizado exige. CONTEUDO APRESENTADO NA AULA TEMA 2 O trabalho passa a ser visto não só como um instrumento de produzir sofrimento, mais como algo estruturante e motivador.

Sofrendo grandes mudanças como a globalização é preciso destacar alguns fatores: • Com as mudanças na economia as empresas que antes tinham lucro e estabilidade, tiveram que disputar os consumidores, passando a se preocupar com sua opinião. • Com a mudança acima se constata que o cliente é quem manda e assim sua exigências e preferências estão em foco. ?? Com as inovações no processo produtivo fez-se necessário a automação e com isso causou-se cortes de pessoal, o chamado desemprego estrutural. • A modernização trouxe mudança no perfil do trabalhador, pela busca de conhecimentos e capacitaçao.

O emprego formal dá lugar ao trabalho com horários flexíveis, ganhos imprevisíveis, diversos clientes, etc. Surgindo assim a noção de empregabilidade, que nada mais é que à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção, abertura das economias, nternacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais.

O século LXI é marcado por inúmeras inovações tecnológicas, onde ocupações antigas estão desaparecendo e outras sendo criadas. inúmeras inovações tecnológicas, onde ocupações antigas estão desaparecendo e outras sendo criadas. Toda essa inovação pode ser muito útil ao desenvolvimento profissional, desde que saibamos nos especializar e acompanhar os avanços, priorizando as nossas habilidades. 3. TRABALHO O trabalho existe desde a Pré historia e até hoje tem o mesmo conceito de que ele é fundamental para o desenvolvimento do homem.

Pode-se ter uma recepção positiva quanto ao trabalho em que se evita o tédio, vicio e necessidade onde é possível evoluir, ou negativa, do ponto de vista que produz o sofrimento. Com as inovações tecnológicas e a globalização gerou-se um aumento na concorrência entre empresas e até países por clientes, Isso trouxe consequências positivas como acesso as novas tecnologias, e conseqüências negativas como a eliminação de muitos postos de trabalho.

O trabalho passou a ser mais ntelectual e essas exigências criaram uma situação onde sobram empregos para profissionais especializados e faltam profissionais qualificados. Agora o que conta é o desempenho. Precisamos entender as diferenças entre emprego, trabalho e empregabilidade para sabermos que tipo de profissional queremos ser. Emprego é um vínculo empregatício, Trabalho é ter uma ocupação com ganhos maiores e Empregabilidade é um conjunto de competências para se manter o trabalho ou emprego. Em resumo, pode-se afirmar que no mundo atual e globalizado que vlvemo 3 trabalho ou emprego. ue vivemos, o mercado de trabalho mostra-se cada vez mais xigente, e a busca por uma colocação profissional não é mais uma questão de empenho ou de sorte, e sm de qualificação. A qualificação profissional deve ser vista como fator determinante para o futuro daqueles que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho, sendo ainda de suma importância aos que buscam manter a posição ocupada, alimentando chances reais de crescimento nas corporações, o que nos leva a crer que à medida que o tempo passa e o mundo evolui, muito além da experiência, adquirir e renovar conhecimento torna-se inevitável. . TECNOLOGIA E FUTUROS PROFISSIONAIS Com as inovações e a globalização cada vez mais se terá profissionais que serão capazes de acumular funções, ressaltando também que a qualidade de tal trabalho poderá ser comprometida. A nova geração de profissionais com certeza será capaz de produzir mais, pensar mais, porém haverá um certo conflito, pois eles nasceram numa era inovadora, com o uso da Internet e com isso se acham os donos do mundo e, as vezes, acabam sendo as vezes prepotentes.

Muitos jovens se acomodam com o que mundo virtual vem lhes oferecendo e se esquecem de cumprir tarefas simples, claro que para um bom profissional se destacar ? preciso estar atualizado, isso não quer dizer que coisas simples não precisam serem cumpridas 4DF5 não precisam serem cumpridas.

A tecnologia vai impactar sim o perfil dos futuros profissionais, pois eles estarão mais integrados a elas e com isso possuem mais informações e mobilidade, porém além de tecnologia e integração é necessário ter produtividade. 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS É preciso que os profissionais entendam que o mercado oferece cada vez menor estabilidade e com as constantes evoluções é importante ser empregável: uma pessoa motivada e autoconfiante, com alto desejo de auto-desenvolvimento. S

Panorama economico e financeiro do brasil

0

O panorama econômico-financeiro do Brasil, é considerado um panorama otimista, levando em consideração, que nenhum pais cresceu tanto como o

Read More

As distinções no perfil do profissional contábil

0

Capitulo 1 – As Distinções no Perfil do Profissional Contábil 1. 1 Contador, Contabilista ou Técnico em contabilidade NO livro

Read More