O processo
CENTRO UNIVERSITARIO DO NORTE – UNINORTE RESENHA O PROCESSO FRANZ KAFKA 22/03/2012 Trabalho solicitado pelo Prof. André Vilhena de Oliveira MSe como registro para obtenção de nota parcial na disciplina de Filosofia Geral e Jurídica do Centro Universitário do Norte – UNINORTE , turma: SI O livro de Franz Kafk história de um bancá este é Josef K. OF2 Swip next page ance que conta a m saber o motivo , O perfil dele era de um funcionario exemplar sendo que trabalhava num famoso banco e tinha o cargo de grande responsabilidade.
Desempenhava sua função com muita dedicação razão que o levou , em pouco tempo a crescer na empresa. Porém na manhã em que completava 30 anos , Josef K. foi detido por guardas , sem ter feito mal algum , deparou- se com um inspetor rude e agressivo que o ameaçava e fazia chantagens . Contudo Josef K. exigia esclarecimentos , porém inutilmente já que nem o inspetor e nem os guardas sabiam sobre o motivo de sua detenção , apesar disso , Josef K. luta o tempo todo para descobrir do que estava sendo acusado , quem o acusava e com em baseamento em que lei.
Contratou um advogado na esperança de ter alguma salda e também para obter informações sobre o seu caso , mas logo ele foi dispensado , pois não estava dando muita atenção ao processo dele . No final , no capítulo X: O fim , Josefk . combinou para que dois senhores o matassem. as mãos de um dos senhores seguravam a garganta dele , enquanto o outro lhe enterrava profundamente no coração a fala e depois a revolvia ali duas vezes” , este é o fim de Josef K. Como uma crítica ao sistema judiciário , podemos nos atentar este aspecto , pois esta é a primeira interpretação que se observa.
Na época e no local onde viveu Franz Kafka imperava um Estado autoritário ( primeiramente Tchecoslováqula e logo o império Austro-húngaro) e havia constantes lutas pelo poder e o ambiente da Primeira Guerra Mundial proporcionava ações arbitrárias pelas autoridades. Assim Observamos que é compreensivel esta obra se apresentada de tal forma, como uma crítica ao sistema judiciário. Centro Universitário do Norte – UNINORTE Discente: Nadine Luiza Celani de Lima Santos Manaus Março,’2012