Orçamento empresarial
1 INTRODUÇÃO 1 . 1 Apresentação do tema ou contextualização As atividades organizacionais possuem diferentes necessidades de se constituírem como empresa, seja financeiramente ou estruturalmente. De fato, isso já vem ocorrendo com certa frequência, o contexto dos negócios evolui a cada ano que se passa tendo desta forma a entidade empresarial estar atenta com as atualizações que o mundo dos negócios exige para que assim haja um bom andamento no ramo em que a organização atua.
Partindo dos pressupostos acima mencionados é de tal obrigação à empresa estar ligada às mudanças que ocorrem externamente internamente a ela, para se possa assumir as escolhas nela vigentes. No auxllio a conta o modo em qu e r orlo com sua elaboração rumos na entidade, e controles muito bem Icadas leva-se em to nas organizações, o ncia para traçar ejamentos e um ambiente de trabalho totalmente desenvolvido para o bem estar de seus empregadores e empregados.
Desta forma deve-se considerar como o orçamento se apresenta nas empresas com base nas informações nelas encontradas. 1. 2 Problematização Levando-se em conta que o orçamento empresarial é de fundamental importância para a entidade pelo fato de conseguir struturar o caminho a ser seguido por ela, cabe aqui ressaltar algumas hipóteses que o tornam ainda melhor no seu contexto de trabalho. Dentro do orçamento empresarial há várias divisões, assim como também há várias divisões em uma organização em que devem ser levados alguns aspect aspectos em conta.
Desta maneira, “Qual a melhor forma de analisar a aplicabilidade do orçamento empresarial nas organizações? “. 1. 3 Objetivos 1. 3. 1 Geral Analisar a estrutura contábil de uma empresa e relacioná-la com o orçamento empresarial. I . 3. 2 Específicos Construir a elaboração do Orçamento Empresarial com base em esultados de períodos anteriores. Relacionar o Orçamento Empresarial para com as premissas como base orçamentária. Demonstrar a aplicação do orçamento nos mais variados setores de uma empresa. 1. Justificativa Dentro do contexto empresarial atual, tem-se a plena consciência que os negócios avançam e se atualizam muito constantemente. Para que uma entidade se encontre como empresa muitos são os aspectos que ela deve considerar os tornando todos úteis para o seu andamento e o seu sucesso empresarial. Aspectos estes que reforçam a existência de empresa através do orçamento mpresarial vindo com uma base forte realizada por gestores que realmente sabem o que se passa no mercado atual e as necessidades que determinado ramo empresarial devem enfrentar.
Elaborar o orçamento empresarial pelo fato de a empresa assumir um papel perante a ela e a sociedade pondo em prática as questões por ela discutidas. Planejar porque através dele é possível alcançar tudo aquilo que a organização traçou ao longo do tempo não querendo que ha•a im revistos. por fim, controlar para que com es sela possível tomar PAGF 10 adaptação das pessoas que o utilizam relacionado para com empresa, para que assim, haja um bom desenvolvimento e enquadramento nos diferentes setores que existem nas organizações. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Entende-se como orçamento empresarial a ferramenta utilizada para planejar e controlar determinados critérios de crescimento e estruturação para que com ele se consiga encontrar as decisões que a organização necessita. Com o orçamento é possível que gestores reflitam sobre as suas responsabilidades para com o planejamento. Deste modo geram- se expectativas que se definem julgando o desempenho deste planejamento e assim, ajudar na coordenação dos esforços da estão empresarial para que estes satisfaçam os objetivos da organização como um todo.
Pode-se dizer que, o orçamento é extremamente capaz de refletir condições de quantidade relacionadas a recursos financeiros para cada setor da entidade. Sendo assim, é poss[vel coordena as atividades empresariais demonstrando, por exemplo, o efeito das vendas sobre as compras para o estoque da organização. 2. 1 Necessidades do Orçamento para o Sucesso das Organizações As tomadas de decisões dentro das organizações definem o futuro das mesmas, dessa forma para saber que decisão tomar é necessário saber aonde se quer chegar.
Esse é o papel do orçamento do planejamento e do controle dentro das Existem três tipos de decisões empresariais, as estratégicas que são voltadas aos problemas externos, às administrativas voltadas aos recursos disponíveis da empresa e as operacionais que estão ligados à obtenção dos indicadores desejados. Dessa forma pode- se considerar com principais benefícios das org 10 obtenção dos indicadores desejados. Dessa forma pode-se considerar com principais benefícios das organizações que operam com orçamento as seguintes: – Coordenação das Atividades: consiste em saber como, quando e orque realizar determinada atividade. Decisões Antecipadas: se feito de maneira correta, o orçamento empresarial possibilita uma visão antecipada dos acontecimentos nas orgamzaçoes. – Poss(vel Maior Transparência: as operações ficam mais claras, o administrador sabe de quem exigir resultado e que setor necessita de mudanças dentro da organização. – Permite a Avaliação do Progresso: com base nos dados de períodos antenores é possível analisar a progresso da organização. 2. 2 Etapas do Orçamento Empresarial Antes de adotar qualquer procedimento de orçamento empresarial, há alguns elementos a serem tratados.
As diretrizes devem ser analisadas pelos administradores e divulgadas a toda organização. Deve-se levar em conta o cenário político, econômico e mercadolóico e sobre tudo se devem estabelecer premissas para o crescmento da organização. Analisadas as condições acima, o orçamento empresarial se divide em duas etapas, a operacional e a financeira. 2. 2. 1 Operacional Dentro da Etapa Operacional, existem diversos tipos de orçamentos, entre eles destaca-se o Orçamento de Marketing, de Produção,Suprimento e Estocagem, de Investimentos no Ativo permanente e de Recursos Humanos. . 2. 1 . 1 Orçamento de Marketing ? necessário no Orçamento de Marketing, que se estipule um plano de vendas ou prest s, definindo a quantidade vendida, por regiões, por grupo de produto, por família, etc. Para isso devem-se levar em conta a relação com o plano estratégico, a participação da equipe de vendas e as definições das metas. Um plano de comunicação com o mercado também é de extrema importância, nessa parte que se define nas diversas formas de divulgação do produto ou do serviço prestado.
De toda forma nao se pode esquecer das despesas com essa operação, e se essas são viaveis pelo tipo de produto fabricado, endida ou até pelo tipo de prestação de serviços. Nas despesas são somadas: os salários e encargos dos profissionais da área de vendas e marketing, as pesquisas de mercado, a administração de vendas e diversas outras despesas decorrentes das operações de marketing. 2. 2. 1. 2 Orçamento de Produção, Suprimentos e Estocagem Leva-se em conta o tipo de entidade e produto a ser estocado. Nessa etapa é que se estipula a quantidade de produtos que serão comercializados diante das demandas analisadas.
Alem disso deve-se levar em conta a capacidade estrutural de estocagem da organização e o prazo que os produtos podem er estocados. É nessa etapa de orçamento que se engloba os processos de logísticas. Financeiramente deve-se lembrar que o estoque de uma empresa não deixa de ser um investimento e que os valores dos produtos estocados variam de acordo com o valor de mercado. 2. 2. 1. 3 Orçamento de Investimentos no Ativo permanente Também conhecido como Orçamento de Capital, o Orçamento de Investimentos no Ativo Permanente consiste na definição dos futuros investimentos das or aniza ões.
Normalmente são planos a longo prazo, mas de extr ade para o crescimento organizações. Normalmente são planos a longo prazo, mas de xtrema necessidade para o crescimento continuo. O orçamento de capital contempla os projetos identificados, analisados e escolhidos dentre as varias opções de propostas de investimentos do ativo permanente da entidade. Em outras palavras, toda a analise de adequação financeira deve ter sido feita no planejamento estratégico para que o momento do orçamento sirva apenas para a implantação de uma decisão já tomada. FREZATTI, 2006, p. 64). Todavia, não somente é necessário para o crescimento das organizações, mas também para ter sobre controle as metas estipuladas de onde o empreendedor deseja chegar. Pois de nada ale um orçamento de investimentos no ativo permanente se os outros orçamentos não acompanharem o mesmo ritmo. 2. 2. 1. 4 Orçamento de Recursos Humanos Como se pode perceber, os orçamentos devem estar interligados, definidos de acordo com um objetivo geral, da mesma forma procede ao orçamento de recursos humanos. ? fundamental a participação dos colaboradores de todos os setores para a elaboração do orçamento empresarial, no entanto no mesmo ritmo em que a organização cresce o quadro de colaboradores da organização deve crescer também, alem disso a remuneração deve ser planejada, bem como os encargos ecorrentes dessa remuneração. 2. 2. 2 Financeira A etapa financeira decorre de toda a etapa operacional para se consolidar, pois é nessa etapa que surgem as demonstrações contábeis. O objetivo é demonstrar de maneira simplificada e em uma única linguagem o resultado do orçamento empresarial.
Em primeiro lugar deve-se definir o custeio dos produtos ou dos serviços pre Em primeiro lugar deve-se definir o custeio dos produtos ou dos serviços prestados, ou seja, tem de se fazer uma avaliação da viabilidade de cada produto ou serviço, para que diante disso possa se estabelecer um parâmetro do Imite dos custos ecorrentes desse mesmo produto ou serviço. Na contabilidade o plano de contas deve colaborar com essa etapa, para que as informações fiquem mais claras. Sáo utilizados também centro de custos para melhor controlar os custos.
Outras estratégias que facilitam e execução dessa etapa é o sistema de avaliação de estoques, de acumulação de custos e os métodos de custeio. Para encerrar o orçamento se desenvolve das demonstrações contábeis. São os resultados de todo os esforços de planejamento. Onde se podem visualizar de maneira clara e objetiva os resultados projetados para determinado período. Deve-se levar em conta o resultado econômico e o resultado financeiro. O fluxo de caixa, a Demonstração dos Resultados do Exercício e o Balanço Patrimonial são relatórios indispensáveis nessa etapa.
Através dessa projeção se faz a comparação das demonstrações reais e das orçadas para que se possa saber se o planejamento esta sendo executada de forma correta ou souber onde se deve proceder de outra forma para alcançar as metas da organização. 2. 2. 3 Relacionando o Orçamento Empresarial com a Prática 2. 2. 3. 1 Dados da empresa 2. 2. 3. 1. 1 Demonstrativo do Resultado do Exercício Inicial Resultado do Exercício Orçado . 2. 3. 1. 6 Balanço Patrimonial Atualmente, no contexto dos negócios é inevitável se falar como a tecnologia se impôs para melhorar o seu andamento, e também facilitá-lo.
Cabe aqui destacar, que o desenvolvimento de planilhas eletrônicas se tornou peça fundamental para a agilização dos trabalhos, onde em muitos casos substltuíram as pranchetas pelos modernos sistemas de informática. Sendo assim, é muito mais rápido e eficaz controlar, por exemplo, um estoque de produtos e, é claro como no nosso tema por em prática o orçamento nas empresas. A partir desta reflexão, pode-se dizer que a tecnologia contribui uito para as metas que a organização necessita seguir para obter seus objetivos.
Com isso, é possível visualizar antecipadamente os resultados, tornar visÁ/el as expectativas dos sócios e acionistas, auxiliar na tomada de decisões e entre outros. Nas planilhas analisadas, percebe-se a preocupação que esta determinada empresa, mais precisamente uma indústria, tem em realizar as etapas do orçamento devido ter traçado premissas que devem ser seguidas p o dos resultados. Desta a mão-de-obra e toda a parte que envolve os custos diretos de fabricação, ou seja, aqueles que estão diretamente alocados ao roduto também devem ser projetados através de orçamento empresarial.
Assim, os custos indiretos de fabricação, também fazem parte do orçamento. Passada estas etapas, ela realiza o seu orçamento de despesas com suas vendas e administração. E por fim, mostra-se o fluxo de caixa obtido no mês analisado, com todas as entradas (vendas à vista, recebimento de duplicatas, etc. ) e saídas (compras à vista, pagamento de fornecedores, despesas, juros, etc. ), demonstrando consequentemente o Demonstrativo do Resultado do Exercício e o Balanço Patrimonial final, com todas as contas apresentadas no mês em estudo. . CONCLUSAO Ao término da pesquisa foi possível constatar que o orçamento é a chave para o sucesso da empresa, para saber se houve ou não um bom planejamento orçamentário, onde esta se baseia na flexibilidade e na capacidade para responder à mudanças, na forma com que um orçamento bem elaborado está diretamente ligado ao processo de planejamento estratégico das empresas e na capacidade de democratizar as informações da empresa convertendo-se numa ferramenta de negócios.
Isso ajudará a empresa comunicar, organizar e controlar tudo em sua volta, tendo idéia de que o orçamento somente poderá ser executado om clareza e dar o resultado esperado se todos os membros da organização estiverem envolvidos em um processo de controle de atividades e prazos.
Outro ponto importante é o fato de que após a execução orçamentária, a grande maioria das empresas pesquisadas se utilizam da comparação nas rimeiras esquisas orçamentárias reali maioria das empresas pesquisadas se utilizam da comparação nas primeiras pesquisas orçamentárias realizadas para somente assim tomarem decisões para o período que se inicia.
Portanto, um processo orçamentário descontrolado gerará informações sem credibilidade. A necessidade de se ter um orçamento é esafiador que venha somar às ferramentas de tomada de decisão tornou-se cada vez mais indispensável na atual gestão empresarial, o qual exige da empresa uma gestão transparente, adotando-as na melhoria dos processos.
Sempre em busca da aplicabilidade de um orçamento para o bom desempenho da A apresentação desse relatório serve para despertar a atenção a vários fatores, uma análise que podemos realizar é de vendas, em termos físicos e em termos monetários, o valor de vendas é uma função de duas variáveis: a quantidade vendida e o preço de venda unitária. Com a aplicação dos conceitos apresentados com a implementação da ferramenta orçamentária, será poss[vel proporcionar ao gestor a possibilidade de análise oportuna, cuidadosa e adequada de todos os fatores relevantes antes de sua tomada de decisão.
Desta forma o objetivo final deste trabalho foi atingido, demonstrar como o estudo do orçamento como ferramenta gerencial é instrumento para gerir as organizações. 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FREZATTI, Fábio. Orçamento Empresarial: Planejamento e controle gerencial. São Paulo: Atlas, 2006. wvm_administradores. com. br, acesso em 03 de abril de 2010, às 14h30min. wvwv. portaldecontabilida so em 03 de abril de