Os narradores de javé

Categories: Trabalhos

0

O filme “Narradores de Javé”, conta a história de um povo, que se vê às voltas com a construção de uma usina hidrelétrica em sua região, o que levará a inundação de todo vale de Javé, ameaçando a própria comunidade. Em fase disso, os moradores resolvem fazer um “Dossiê cientifico” relatando as histórias dos moradores, na esperança de mostrar que o vilarejo era um patrimônio histórico a ser preservado e assim evitarem o desaparecimento.

Para isso, resolvem convocar Antonio Biá, antigo carteiro e o único a dominar as letras no povoado, e que havia sido excluído da comunidade por falsificar e enviar cartas sobre os outros oradores para manter a agencia dos correios em atividade e preservar seu emprego. S to n ext Partindo desse press que deve ser levado citar: O senso comu investigado, a sociolo histórico, a metodolo OFY p ar alguns aspectos eles podemos problema a ser tudo, o método social.

Em relação ao senso comum, segundo Reinaldo Dias “Ocorre quando nossas percepções são influenciadas por nossas experiências previas, por nossas atitudes e nossas crenças; ou seja, são idéias familiares e não testadas”. No filme, pode-se observar nitidamente a presença do senso comum, quando Antonio Bié, coleta o relato dos moradores, nde todos querem contar suas experiências, idealizando um herói.

Ao contrario do senso comum, temos o método cientifico que segundo Reinaldo, se trata de idéias fundamentadas, nesse sentido, podemos citar a própria narração, como também o final do filme, onde Antonio Biá, efetivamente registra em seu caderno a historia do povo de Javé. No que diz respeito o problema a ser investigado, podemos citar a própria historia de Javé, na busca da origem dos fatos, e como surgiu.

Desta forma, pode- se compreender a importância de pesquisar suas raízes, para entender e compreender a atualidade realidade do povo “Javelico” A Sociologia e o objeto de estudo, seria justamente o próprio observador, no caso Antonio Biá, tendo o papel de pesquisador. Reinaldo Dias enfatiza bem essa questão do poder que o observador tem de influenciar e ser influenciado, daí a discussão sobre a objetividade dos fatos e do trabalho cientifico.

Biá era ao mesmo tempo ator e expectador, sendo que o mesmo não podia interferir no objeto de estudo, pois, os resultados seriam invalidados, daí a dificuldade, do observador permanecer neutro, pois sendo um cientista social, observa e analisa fatos a qual ele esta inserido. ermanecer neutro, pois sendo um cientista social, observa e analisa fatos a qual ele esta inserido. A metodologia da pesquisa consiste no estudo dos métodos que fundamentam um estudo, uma pesquisa.

Nesse sentido, pode- se afirmar que o método utilizado no filme foi o método histórico onde se buscavam a origem de Javé, como também o estudo de caso ou monográfico onde Reinaldo Dias, define como “Um estudo especifico de um grupo, comunidade, instituição ou movimento social, verificando seu funcionamento como se dão as interações sociais entre seus membros” Em relação ao fato social, segundo Durkheim, “consite em aneiras de agir, pensar e sentir exteriores dotados de um poder coercitivo em virtude do qual se lhe impõem”.

Partindo disso, vemos essa situação, quando Biá é convocado, de forma coercitiva, para escrever a história de Javé, todos estavam atentos, acompanhando de perto Antonio Biá para que o mesmo não fugisse da responsabilidade. Baseado na analise do filme pode-se destacar, que, por mais que Biá tentasse reverter a situação daqueles moradores, não encontrava solução, pois o mesmo fazia parte da história; Diante disso, Biá passa a registrar e testemunhar a veracidade dos fatos registrando o que vivenciou. 3

Data base marketing

0

CAMPANHA DE FIDELIZAÇAO Trabalho apresentado no curso de Formação Especifica em Gestão de Contact Center na UNINOVE – Universidade Nove

Read More

Histуria do direito

0

ATO PЪBLICO VAMOS А LUTA CONTRA O RACISMO! Em 21 de marзo de 1960, na cidade de Joanesbrugo, na Бfrica

Read More