Ouvido absoluto

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O mesmo acontece com os espectros musicais. Num piano, as notas não são mais do que um espectro de sons musicais. Os olhos vêem ondas visuais, os ouvidos escutam ondas sonoras. Os olhos vêem as ondas visuais e percebemos que é um verde, um azul, um vermelho. Da mesma forma acontece com os ouvidos. Se meus ouvidos escutam as ondas sonoras de uma notas, por exemplo, Fá#, eu vou perceber que soa como um Fá#, então será um fá#. Se eu escutar uma freqüência diferente e soar como um Dó#, soará como um Dó#, terá a cor de um Dó #. E é isso que é o escutar as cores.

Algo interessante: o ouvido tem uma enorme extensão de percepção bem maior do que a dos olhos, pois o ouvido ode escutar diferentes oitavas de uma onda sonora. Por exemplo, um Fá. Todos os Fás tem a mesma cor de som, mas diferentes tensões. Os fás brilhantes sã Swipe to view next page são mais agudos e os fás escuros são os graves. Enquanto no campo visual só podemos enxergar uma oitava, falando das freqüência das ondas. Se você ver um violeta, que está clareando, você perceberá que ele está ficando mais vermelho, enquanto se escurecer, vai se tornado bem escuro.

Se enxergássemos outra oitava, teríamos que ver a mesma coisa. Num piano, os 1 2 sons cromáticos se repetem a cada oitava, mesmo sendo a mesma coisa, soam em itavas diferentes. Por isso o ouvido é mais sensível. Algo que o ouvido não pode ver. E não é estranho que o ouvido tenha essa percepção das cores assim como os olhos, e essa percepção das cores é o que realmente é o ouvido absoluto. Desde adolescente, tenho percebido que os músicos não compreendem o que o ouvido absoluto é, porque quando falamos em escutar as cores, a palavra “cores” pode ser confusa.

Então vamos deixar algumas coisas claras. Nós usamos a palavra cores em várias áreas da música, por exemplo, falamos da cor do tom, que nada mais é do que o timbre de um instrumento. Mas o que isso significa ? A Cor do Tom é o que nos permite reconhecer um instrumento em particular. Se escutamos um piano, sabemos que é um piano. Se escutamos um violão, ou um violino, ou uma flauta, sabemos que são instrumentos diferentes e conseguimos reconhecê-los. Mas como isso está relacionado com ouvir as cores das notas ?

A cor do tom é o que faz com que reconheçamos o instrumento (timbre), a cor da nota é o que nos faz reconhecer as not 20Fg faz com que reconheçamos o instrumento (timbre), a cor da nota é o que nos faz reconhecer as notas. O timbre muda de acordo com o instrumento, mas a cor do som não vai mudar. Por exemplo, se eu tocar um LÁ e um Dó, mesmo que mude o instrumento, se você tiver um ouvido absoluto, você reconhecerá o Lá e o Dó. Se eu tocar várias notas, as cores dos sons mudará.

A cor do som muda de acordo com a nota que se toca, a cor do tom (timbre) muda de acordo com o instrumento. Quando se fala que o ouvido perfeito é escutar as cores, muitas pessoas acham que é algo como associar um Sol ao Verde, ou vermelho ao Fá#, ou amarelo ao Lá, ou qualquer coisa desse gênero. Então, vou enfatizar que o ouvido absoluto não significa que pegaremos uma cor visual e a relacionaremos com uma ota. Essas cores de notas são Cores Sonoras que nós escutamos. Quando escutamos um Sol, ele tem um certo som, uma certa cor que nos diz que é um Sol.

O Mib tem um som diferente, uma cor diferente. Isso são cores de sons. Eu lembro que uma pessoa foi a um seminário e a primeira coisa que me perguntou era onde estava minha tabela de cores. Porque não havia nada dizendo que o lá era amarelo, que o Sib era azul, e se tornou um quebra-cabeças porque o ouvido perfeito é escutar as cores. E me perguntou onde estava a tabela de cores. Eu disse que não existia, pois são Cores do Som. Então, enfatizo que não iremos associar com cores visuais.

Algumas vezes vocalistas pensam que o ouvido perfeito tem ? 30Fg Iremos associar com cores VISUalS. Algumas vezes vocalistas pensam que o ouvido perfeito tem à ver com o sentir o quão alto ou baixo uma nota é na sua voz. Muitos vocalistas, se cantam um dó, podem sentir o quão alto ou baixo é esse dó, dentro de sua extensão e assim saberá que é um dó, ou um sol, que tem um sentimento diferente. Se você conhece os limites da sua voz, algumas vezes você pode estimar determinadas notas. Isso é a afinação pela tensão vocal. Isso não tem nada a ver com o ouvido absoluto.

Ouvido absoluto está no escutar, no ouvido, escutar as cores, afinação pela tensão vocal está no sentir a afinação nas suas cordas vocais, e não chegará a ser um ouvido absoluto. Conheci uma senhora que ia aos seminários que dizia saber sempre qual era o Fá, porque a extensão máxima de sua voz era um Fá. Mas de tanto treinar, ela conseguiu alcançar um Fá#, e ficou achando que todo Fá # era um Fá. Este é um exemplo que a afinação pela tensão vocal não tem nada a ver com percepção, então não é ouvido absoluto. Outra coisa que as pessoas confundem com o ouvido absoluto, é o ouvido relativo.

O Ouvido relativo é o irmão mais novo do ouvido absoluto e as pessoas sempre acham que de alguma forma eles estão relacionados. Pensam que se você tiver um excelente ouvido relativo você terá um ouvido absoluto, ou algo parecido. Canso de escutar pessoas falando” Eu não tenho um ouvido absoluto, mas eu tenho um excelente ouvido relativo”. A verdade é que o ouvido absoluto e o 40Fg ouvido absoluto, mas eu tenho um excelente ouvido relativo”. A verdade é que o ouvido absoluto e o ouvido relativo ão habilidades completamente diferentes e ambas necessárias.

Ouvido relativo é o escutar a relação entre as notas, como que elas estão conectadas para formar a estrutura musical. Por exemplo, se tivermos 2 sons, eles formam uma relação, que se você tiver um ouvido relativo, perceberá, por exemplo, uma quinta justa. Se eu disser a você que o tom mais alto é um Sol, com o ouvido relativo você saberá que o tom mais baixo é um Dó. Ou se eu disser: “aqui está um dó” e tocá-lo, e pedir “cante-me um Mi”, você usará a relação para cantar uma terça maior. Isso tudo é relacionar uma nota com a outra. Isso é muito diferente do ouvido absoluto.

Com o ouvido absoluto, você escuta uma nota e sabe classificá-lo, você não tem que relacioná-lo a nada. Um é o escutar das cores, o outro é o relacionar das notas. Existem vários níveis de “escutar”. Escutar é complexo. Num nível mais superficial nós temos as relações entre os sons, num nível mais profundo temos as cores dos sons. O treino do ouvido relativo é focado no relacionar os sons. O treino do ouvido absoluto já é focado nos detalhes de cada som. O ouvido relativo é treinado usando as relações entre as notas, atento ao conjunto em si das notas, aos intervalos.

O ouvido absoluto é algo mais complexo, pois temos que estar atendo àquilo que nunca havíamos escutado antes. As cores dos sons são muito deli 50Fg que estar atendo àquilo que nunca havíamos escutado antes. As cores dos sons são muito delicadas, são abstratas. Se escutarmos o som de uma nota, bem de perto, todos os dias, iremos escutar sua delicada cor. Com o ouvido relativo, é diferente, nós escutamos claramente os sons, e temos que focar nossas atenções nos intervalos. Então, são dois tipos de treinamento diferente.

O ouvido absoluto não cria o ouvido relativo e o ouvido relativo não cria o ouvido absoluto. Cada um destes treinos ajuda ao outro, mas são coisas completamente diferentes. O ouvido relativo dá a estrutura do acorde. Por exemplo, um acorde com a nona dominante. Mas que tipo de acorde com nona dominante? Isso é o que o ouvido absoluto nos diz, o ouvido perfeito nos dá as cores das notas do acorde, e assim poderemos classificá-lo. Se voltarmos ao que falávamos das tvs, o ouvido relativo seria o foco nas figuras de um filme, na clareza da imagem. Se não tivermos o ouvido relativo, a imagem ficará um pouco embaçada.

O ouvido absoluto são as cores do filme. Ele os dá os padrões das cores dos sons. O ouvido relativo é a troca das notas, a mudança dos intervalos. O ouvido perfeito, ou ouvido absoluto (termo técnico) significa a não-mudança. Os intervalos mudam mas as cores dos sons não mudam. Um Lá, por exemplo, sempre soará como um Lá, nunca mudará. Então, quando você estiver tocando ou cantando, sempre que você passar por um Lá, ele sempre soará igual. Eles são absolutos, não mudam. Por 60Fg sempre que você passar por um Lá, ele sempre soará igual.

Eles são absolutos, não mudam. Por outro lado a relação ntre os sons mudam de acordo com a mudança dos sons. Então esses são os dois níveis de percepção do ouvido, o nível superficial, que é o ouvido relativo, os intervalos, e o nível mais profundo, que é as cores dos sons,o ouvido absoluto. Se você tem o ouvido absoluto não significa que você tem o ouvido relativo e se você tem o ouvido relativo não significa que você tem o ouvido absoluto. Mas se você não tem um ou outro você está perdendo uma grande parte da estrutura da música.

Os dois são então necessários. O ouvido será quatro vezes mais potente se tiver os dois juntos do que se tiver omente um deles. Agora já temos uma idéia do que é e do que não é o ouvido absoluto. Então vamos ver os diferentes níveis do ouvido absoluto, pois o ouvido absoluto não é só uma coisa, existem vários degraus de habilidades. O primeiro nível é a sensibilidade básica dos sons, o sentir as cores. Seria o mesmo de quando se faz a transposição de uma música, por exemplo, em Sol, para o tom de Mib. O sentimento da música muda.

Isso porque cada tom tem seu próprio padrão de som, sua própria cor de som. Um Acorde de Fá tem uma cor diferente do Fá#, pois as notas são diferentes. Se você pode perceber esta diferença entre os tons esse é o básico do ouvido absoluto. Isso é o mesmo que uma criança aprendendo a diferenciar as cores. Ela pode olhar para uma cor vermelha e o mesmo que uma criança aprendendo a diferenciar as cores. Ela pode olhar para uma cor vermelha e dizer: ‘laranja’, porque ainda não tem certeza absoluta em sua mente para dizer quais são as cores.

O segundo nível é a capacidade de discriminar as cores. Se eu tocar um Lá, você vai reconhecê-lo, s eu tocar um acorde de Sol Maior, você irá conhecê-lo na ora, este é o verdadeiro ouvido absoluto. Você pode discriminar entre as 1 2 ores cromáticas dos sons. A palavra cromática significa colorida. Mas como cada uma dessas cores soam ? Essa deve ser sua questão. Eu vou dizer o segredo por trás do desenvolvimento do ouvido absoluto e isso é ridiculamente simples. O fato é que o ouvido absoluto é uma habilidade natural do ouvido.

Então isso precisa ser algo natural, simples. Não é complicado, é parte de nossa percepção. E é isso. Se eu tiver 2 sons, o que você pode dizer deles ? A primeira coisa é que um é mais alto e outro é mais baixo. Isso é o que todos escutam, isso é o ouvido relativo, saber qual é o mais alto e qual é o mais baixo. Bem, vejamos o som mais alto sendo um Fá# e o mais baixo sendo um Míb. O Fá# tem um sentimento um tanto nasal (twang), enquanto o Mib tem um som mais macio e adocicado. Fá# – vibrante, nasal; Mib – macio, adocicado.

Essas são as cores desses sons. E se você escutar cuidadosamente, você vai escutar isso. O Fá# tem um som vibrante algo tipo wewewe, e o Mib tem um som macio algo tipo wawawa. É uma diferente qualidade de som. 80Fg algo tipo wewewe, e o Mib tem um som macio algo tipo wawawa. A princípio você provavelmente só escute estes sons em seu próprio instrumento. Não pense que necessariamente você vai escutar no cd / arquivos de áudio. E não pense que você vai escutar em outros instrumentos, mas sim no seu instrumento.

Cada um dos 1 2 tons da escala cromática tem sua própria cor de som. A medida que os sons vão crescendo, nós vemos que cada um tem sua própria qualidade, sua própria cor. O Fá# é vibrante, wewewe, o Mib é macio, wawawa. O Láb ele também é macio, mas é um outro tipo de maciez diferente do Mib. Essas são as cores absolutas dos sons, e isso é o que se propõe o ouvido absoluto. Não é dizer o quão alto ou baixo um anota é. Pessoas pensam que com o ouvido absoluto você vai escutar um som e vai dizer o quão alto ele está.

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