Paliticas
1. Metobolismo dos Corpos Cetônicos Corpos cetonicos são produtos da transformação de lipídios em glicose, apresentam grupo funcional cetona, são sintetizados na matriz mitocôndrial dos hepatocitos (fígado) apartir de um excesso acetil-coA causado pelo excesso de lipólise causado por uma baixa glicemia, ou seja, jejum prolongado que aumenta a lipólise. O f[gado esta fazendo gliconeogenese para a produção de glicose, com isso esta utilizando oxaloacetato e o acetil-coA não poderá se combinar com o mesmo para a formação de citrato e iniciar o iclo de krebs, tendo-se então um excedente de acetil-coA.
No ffgado dentro da ação das tiolases es cetónicos (acido acet cetônicos sairão da sanguínea aonde ira Swipe v acumulado sofrerá ao dos corpos )_ Estes corpos dos na corrente e muscular que são consumidores do mesmo para produção de energia. 2. Cetogênese Uma grande quantidade do acetil-CoA produzido pela b- oxidação dos ácidos gordos nas mitocôndrias do fígado é convertida em acetoacetato e b-hidroxibutirato (também denominados corpos cetónicos). Estes compostos podem ser sados pelo coração e pelos músculos esqueléticos para produzir energia.
O cérebro, que normalmente depende da glucose como fonte de energia, pode também utilizar corpos cetónicos durante um jejum prolongado (maior do que 2-3-dias). A síntese de corpos cetónicos começa pela condensação de duas moléculas de acetil- COA, para formar acetoacetil-CoA: reacção é idêntica, no seu mecanismo, à condensação do oxaloacetato com o acetil-CoA para formar citrato, que ocorre no ciclo de Krebs. O HMG-CoA é então degradado a acetoacetato e acetil-CoA: O acetoacetato assim produzido passa para a corrente sanguínea e é distribuído pelos tecidos.
Uma vez absorvido, reage na mitocôndria com o succniI-CoA. produzindo succinato e acetoacetil-CoA, que pode ser clivado em duas moléculas de acetil-CoA. 3. cetólise O metabolismo o corpo cetônico inclui tanto a cetogênese como a cetólise. Cetogênese – Cetogênese é o processo que ocorre nas mitocôndrias dos hepatócitos perivenosos,no qual os ácidos graxos são transformados em ACAC e P-OHB. A produção de ácidos graxos no tecido adiposo é estimulada pela epinefrina e lucagon e inibida pela insulina.
Cetólise – Cetólise é o processo no qual os corpos cetônicos são convertidos em energia. A cetólise ocorre nas mitocôndrias das células que estão necessitando de energia. 4. Cetoacidose Diabéticas A cetoacidose diabética é definida como uma disfunção metabólica grave causada pela deficiência relativa ou absoluta de Insulina, associada ou não a uma maior atividade dos hormônios contra-reguladores (cortisol, catecolaminas, glucagon, hormônio do crescimento).
A cetoacidose caracteriza-se clinicamente por esidratação, respiração acidótica e alteração do sensório; e laboratorialmente por: * Hiperglicemia (glicemia > 250 mg/dl); * Acidose metabólica (pH < 7,3 ou bicarbonato sérico < 15 m Eq/l); * Cetonemia (cetonas totais & 3 mmol/l) e cetonúria. Alguns pacientes podem e cidose e ter uma glicemia tenham usado insulina pouco tempo antes de virem para a Unidade de Emergência. Outros podem ter glicemia > 250 mg/ dl e não estarem em cetoacidose caso não preencham os demais requisitos para o seu diagnóstico.
FATORES PRECIPITANTES Os fatores que habitualmente precipitam um episódio de cetoacidose diabética são: – Sub-insulinização por omissão, redução da dose ou má administração da insulina (mais comum em adolescentes); * Processos infecciosos (mais comum em pré-púberes); * Transgressão alimentar; * Problemas psicológicos, econômicos e sociais; * Vômitos repetidos; * Estresse cirúrgico; * Gravidez; * Síndrome de Münchausen. 5. Vias de Excreção O quadro de cetoacidose é muito perigoso e pode levar a pessoa à morte.
Com a ausência de carboidratos da alimentação, o organismo tiliza ácidos graxos e Isso acelera a produção de corpos cetónicos. O excesso de corpos cetônicos é excretado na urina sob a forma de sais de sódio, provocando acidose sanguínea, desidratação, podendo resultar em coma e morte. Referência Bibliográfica * httpWwww2. ufp. pt/-pedros/bq/beta-oxida. htm * http:hWww’. fisiologia. kit. net/bioquimica/lipidios/5. htm * http://ww. w. medicina. ufba. br/educacao_medica/atualizacao /ext_pediatria/cetoacidose. pdf * http:h’www. infoescola. com/metabolismo/cetogenese/ UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP METABOLISMO DOS CORP 3 s