Paquímetro

Categories: Trabalhos

0

[pic] Paquímetro O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. 1. orelha fixa 8. encosto fixo 2. orelha móvel g. encosto móvel 3. nônio ou vernier (polegada) 10. bico móvel 4. parafuso de trava 11. nônio ou vernier (milímetro) 5. cursor 12. impulso 6. escala fixa de pole 7. bico fixo 14. aste O cursor ajusta-se ? com um mínimo de f ors to view milímetros movimentação, a escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa. O paquímetro é usado quando a quantidade de peças que se quer medir é pequena. Os instrumentos mais utilizados apresentam uma resolução de: 0,05 mm, 0,02 mm, 1/128″ ou 0,001 As superfícies do paquímetro são planas e polidas, e o instrumento geralmente é feito de aço inoxidável.

Suas graduações são calibradas a 200C. Há vários tipos de paquímetros para possibilitar medidas em peças de características diferentes. Alguns exemplos são: I Tipo de paqu(metro I Paquímetro universal Utilização É utilizado em edições internas, externas, de profundidade I rebaixos de I paquímetro de profundldade diâmetros diferentes. Serve para medir a profundidade de furos não vazados, pode apresentar haste simples ou I Paquímetro duplo dentes de engrenagens.

Paquímetro digital rápida, livre de erro de paralaxe, e NÓNIO: rasgos, rebaixos etc. Esse tipo de paquímetro haste com gancho. I Serve para medir Utilizado para leitura ideal para controle estatístico. O nônio é a parte do paquímetro cuja finalidade é proporcionar uma medida com uma resolução menor (mais precisa) do que a feita somente com a escala fixa. A escala do cursor é chamada de nônio ou vernier, em homenagem ao português Pedro Nunes e ao francês Pierre Vernier, considerados seus inventores.

O nônio possui uma escala com n diwsbes para X mm da escala fixa. (picl No caso da figura ao lado, o nônio está dividido em 10 partes iguais para g mm. Cada divisão do nônio possui 9/10 mm, portanto 0 10 traço do nôn mm do próximo traço na compreendida entre a 1 a subdivisão do nônio e a subdivisão subsequente na escala fixa. l[plSe o nônio mede X mm, e é dividido em n partes iguais, o comprimento compreendido entre duas subdivisões consecutivas o lic nônio é X/n. Este valor tem o seguinte formato em notação decimal: I,D.

I representa a parte inteira do número decimal e D I ] I representa a parte fracionária. Por exemplo: I IX=39 mm 1,95. 1=1. I [p I Resolução = (1+1 )-X/n licl Exemplos: • Nônio de 9 mm com 10 divisões Resolução 1 — 0,1 mm • Nônio de 39 mm com 20 divisões = 1,95 Resoluçao = 2- 1,95 = 0,05 mm Nônio de 49 mm com 50 divisões Xin = 0,98 Resolução – 1 — 0,98 = 0,02 mm LEITURA DA MEDIDA 1. Posicione o bico móvel de forma tal que a peça a ser medida se adapte com fol cos fixo e móvel (medida AIGF30F3

Segurança do trabalho

0

1. 9 Comunicar ao encarregado ou ao Departamento de Recursos Humanos a ocorrência de qualquer acidente inclusive de trajeto, desde

Read More

Navios mercantes

0

As técnicas de navegação na época dos descobrimentos portugueses A navegação em alto mar foi desde ha muito tempo uma

Read More