Pdca

Categories: Trabalhos

0

1 INTRODUÇAO Quando se deseja iniciar uma atividade ou mesmo expandi- la, muito deveria ser analisado sobre controles que possibilitem a geração de informações gerenciais básicas, para tanto, o presente trabalho focalizará o estudo sobre a relevância da gestão do capital de giro nas pequenas e médias empresas, suficientemente para dar continuidade as atividades da organização.

As Micro Empresas[l] (ME), Empresas de Pequeno Porte[2] (EPP) e empresas de médio porte são de muita importância para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, devido a este fato a gestão ara as empresas, pa OF6 melhores opções par gz. • wipe view nent page de investimentos qu os quais podem ser ma importância o análises de giro bem como e capital de giro, tos de vista do gestores. Esses processos de gestão devem focar a importância da continuidade das atividades e da maximização de riquezas dos proprietários da empresa.

A Necessidade de Cap tal de Giro (NCG) de uma empresa deve ser analisada com muito cuidado, pois a falta deste controle financeiro pode levar a empresa à falência, devido a esta falta de controles e análises de aumento da necessidade de capital de giro. A preparação de relatórios contábeis auxiliares é de extrema importância para suprir esta necessidade de informações, em algumas vezes as demonstrações contábeis são apenas atos e fatos burocráticos, quando deveriam ser analisados e tratados como objetos de tomadas de decisões muitos importantes.

Esta pesquisa tratará do tema da contabilidade no sentido que evidenciam a situação Patrimonial, e sua evolução, mas, demonstrar, a todos os usuários e interessados em seus relatórios, de que forma a organização está interagindo com o ambiente em que se situa, informando investimentos realizados, s despesas e as obrigações assumidas, com sentido de dar bons resultados e para manter-se financeiramente. 2 TEMA Estudo sobre gestão de capital de giro. 2. 1 Delimitação do tema A relevância da gestão de capital de giro nas empresas de médio porte para sustentabilidade financeira. PROBLEMA Qual a relevância da gestão de Capital de Giro para conseguir controlar a NCG em empresas de médio porte para garantir um modelo de gestão eficaz e relevante para as sua própria sustentabilidade financeira? 4 OBJETIVOS 4. 1 Objetivo Geral Em vista da problemática exposta, o objetivo geral deste studo é analisar e pesquisar sobre formas de gestão de capital de giro adequadas às empresas de médio porte de maneira a contribuir para sua sustentabilidade financeira. . 2 Objetivos Específicos Para melhor colocação do tema em questão, serão conceituados e analisados tópicos: 2 • Estudar acerca de gestão financeira e gerencial voltada para análise da gestão de capital de giro e sua contribuição para a sustentabilidade financeira de empresas de médio porte; • Demonstrar a necessidade de organização do Ativo Circulante (AT), do Passivo Circulante (RC), a necessidade de liquidez de

Capital de Giro, estruturar o ciclo econômico, financeiro e operacional da organização, assim como as disponibilidades do contas a receber e o fluxo de caixa para chegar a resultados eficazes de consonância de uma boa gestão das operações empresariais. HIPOTESE • A gestão de capital de giro é relevante para sustentabilidade financeira; • A falta de capital de giro pode ocorrer quando os ciclos econômico, financeiro e operacional não são adequadamente administradas; • O capital de giro pode ser financiado por capital próprio ou por capital de terceiros, a análise de como este financiamento erá realizado é importante para que a empresa tenha uma situação financeira equilibrada. JUSTIFICATIVA Tendo em vista a importância da gestão de cap tal de giro, torna-se oportuno em estudo que busque redimensioná-lo, levando em conta os diversos problemas financeiros enfrentados por grande parte das empresas de médio porte do Brasil. Um levantamento realizado pelo SEBRAE (2004) aponta as taxas de mortalidade e suas ossíveis causas. O estudo levantou as falhas gerenci ao do negócio como os 3 endividamento (21%) foram as respostas mais citadas entre os entrevistados (SEBRAE, 2004).

Conforme evidencia o gráfico: Gráfico 1 — Taxas de mortalidade e principais causas ponte: SEBRAE/2004 Em outro levantamento realizado pelo SEBRAE (2005) aponta as principais dificuldades na condução das atividades empresariais. Dentre estes, a falta de capital de giro é apontado como principal obstáculo para o sucesso empresarial (30,8%), juros elevados (15,8%) e recessão econômica do pais foram as respostas mais citadas entre os entrevistados (SEBRAE, 2005).

Demonstração no gráfico a seguir: [pic] Gráfico 2 – Principais dificuldades encontradas na condução das atividades Fonte: SEBRAE/2005 O controle de capital de giro determina o sucesso ou fracasso de uma organização, tendo em vista que muitas empresas quebram ou vão à falência. Devido a estes fatos a grande importância do estudo que será efetuado, buscando alcançar as falhas que ocorrem nas empresas seja por falta de gestão ou por outro motivos.

A pesquisa visa demonstrar a importância de acompanhamento da necessidade de capital de giro, para uma empresa ser sustentável financeiramente, além da preocupação financeira, necessita também arantir manutenção de sua estrutura física, permanen nal, necessária para suas receber. Pode-se também explicar que “o objetivo da gestão de Capital de Giro (CG) é gerar valor com os elementos de giro” (MATIAS, 2007). Pode-se de dizer que o CG está inserido em uma empresa no âmbito de finanças de curto prazo, ou seja, será necessária uma gestão financeira de capital de giro.

Toda empresa independente de sua missão, se tem fins lucrativos ou não, se pública ou privada, se é pequena ou grande, suas operações incluem atividades rotineiras, chamadas de ciclo operacional (MATIAS, 2007, p. 27). O ciclo de uma empresa envolve diversas operações como a transição do disponível (caixa), compra de mercadoria ara estoques, clientes, fornecedores que irão fornecer mais mercadoria para estoques, reiniciando o ciclo (MATIAS, 2007, p. 8), como mostra a figura 1 . Pagamento Compra Mercadoria Recebimento Venda Mercad S Recebimento Venda Mercadoria Figura 1 – Capital de giro e ciclo financeiro Fonte: MATIAS (2007, p. 29) 7. 1. 2 Conceito de Necessidade de Capital de Giro Uma premissa básica para demonstração deste trabalho, é entender o que seria a Necessidade de Capital de Giro (NCG), sendo que esta envolve as contas operacionais, do ativo e do passivo circulante. Para Matarazzo (1 998, p. 44), a NCG é efinida a partir das atividades operacionais: “O Ativo Circulante Operacional – ACO é o investimento que decorre automaticamente das atividades de compra, produção, estocagem, venda, enquanto o Passivo Circulante Operacional. PCO é o financiamento, também automático que decorre dessas atividades… Portanto: NCG = ACO — PCO” O mais natural é a empresa ter ACO maior do que o PCO, e portanto, necessitar de capital de giro (ACO>PCO NCG>O). Quando ocorre o contrário, ou seja, o PCO é maior do que o ACO, a empresa tem uma necessidade negativa de capital de giro (PCO>ACO 71QJ[1 de Caso Empresa Fase 4:

Contabilidade

0

Introdução O mundo encontra-se imerso numa grave crise económica, financeira e ambiental. Para muitos observadores e estudiosos destas questões, é

Read More

Capitulo a

0

INTRODUÇÃO Hernan Hertzberger desenvolveu neste livro um método diferente de explicar arquitetura. Em vez de apresentar cada obra separadamente e

Read More