Perfuração
.4. 1 – Histórico Desde os tempos pré – históricos, o homem tem sido compelido a trabalhar com rocha a fim de atender ás diversas necessidades. A procura de silex, para utilização nas ferramentas da idade da pedra, iniciou a mineração já em 15. 000 a. C.. por volta de 3. 000 a C. depósitos metálicos eram trabalhados no Egito e no Oriente próximo, tendo -se conhecimento de que várias minas de metais estavam em operação na Europa em torno de 1. 600 anos antes de nossa era, como por exemplo, as minas de estanho de Cornwall.
O desenvolvimento técnico sempre tem sido determinado elas fontes de energia disponíveis. Nas minas de sílex da idade do bronze des anos a instalação de ora predominante. A roc er: S”ipe to água de mangueira a começou a ser utiliza erca de de mineração • am guida resfriada com e fissuras. A pólvora neração na Europa no século XVII, tendo o aparecimento da notroglicerina ocorrido em 1870. A idéia de perfurar minas na rocha quando as operações de mineração passaram do simples acender fogueiras para as detonações com explosivos. Antes de 1860.
Quando as perfuratrizes pneumáticas começaram a ser utilizadas, a erfuração manual era o único método concebível. A perfuração de rotopercussão é o sistema mais clássico de perfuração de minas e sua aparição coincide com o desenvolvimento industrial do século XIX. As primeiras Swipe to vlew next page primeiras máquinas protótipos de Singer (1838) e couch (1848) utilizavam vapor para seu funcionamento, porém foi com a aplicação do ar comprimido como fonte de energia, e na execução do túnel de mont cenis em 1851, quando este sistema evoluiu e passou a ser usado de uma forma extensiva.
A primeira perfuratiz tipo martelo foi, construída em 1896 e em meados de 1940 as pontes forjadas das brocas foram substituídas por carboneto de tungstênio. Paralelamente com as técnicas de perfuração, as técnicas de detonação e desmonte também foram desenvolvidas. 2. 4. 2 – Introdução A perfuração das rochas dentro do campo dos desmontes é a prmeira operação que realiza e tem como finalidade abrir uns furos, com a distribuição e geometria adequada dentro dos maciços, para alojar as cargas de explosivos e seus acessórios iniciadores.
Os sistemas de perfuração da rocha que tem sido desenvolvidos e classificados por ordem de aplicação são: A) Mecânicos * percUssão * Rotação * Rotopercussão B) Térmicos ‘k Maçarico ou lança térmica * Plasma * Fluido quente * Congelamento C) Sísmicos =; Raio laser D) Sônicos Vibração de alta frequência E) Químicos * Microdesmonte * Dissolução F) Elétricos * Arco elétrico * Indução Magnética G) Hidráulicos os mais utilizados.
Os componentes principais de um sistema de perfuração deste tipo são: a perfuratriz que é a fonte energia mecânica, a haste ue é o fluldo que efetua a limpeza e a expulsão dos detritos produzidos. 2. 43 – Tipologia dos Trabalhos de perfuração no Arranque com Explosivos Dentro de ampla variedade dos trabalhos de escavação com explosivos, se tem desenvolvido um grande número de equipamentos que dão lugar a um dos procedimentos de perfuração: A.
Perfuração Manual Se leva a cabos com equipamento ligeiros, manuseados á mão pelos operadores. Se utiliza em trabalhos de pequena envergadura onde por causa das dimensões é possível utilizar outros equipamentos ou não é justificado economicamente seu mprego. B . Perfuração Mecanizada Os equipamentos de perfuração são montados sobre umas estruturas, do tipo mecânico, com os quais o operador consegue controlar os parâmetros de perfuração. Estas estruturas ou chassis podem ser montados sobre pneumátlcos ou esteiras e serem automotrizes. or outro lado, os tipos de trabalho, tanto em obras de superfície como subterrâneas, podem classificar -se nos seguintes: Perfuração de Banco Esse é o melhor método para o desmonte de rocha já que se dispõe de uma fase livre para a saída e projeção do material permite uma sistematização dos trabalhos. Se utiliza tanto em projetos a céu aberto e subterrânea com furo verticais ou inclinados geralmente, e também horizontais (furos de levante), em alguns casos pouco freqüente.
Perfuração de Produção Esta terminologia se PAGF3ÜFd (furos de levante), em alguns casos pouco freqüente. Esta terminologia se utiliza nas explosões minerais, fundamentalmente subterrâneas, para aqueles trabalhos, para aqueles trabalhos de extração mineral. Os equipamentos e os métodos variam segundo os sistemas de exploração. Perfuração de chaminés Em muitos projetos subterrâneos de mineração e obra pública é preciso abrir chaminés.
Bem que existe uma tendência pela aplicação de método Raise Boring, ainda hoje se utiliza o método de furos longos e outros sistemas especiais de perfuração combinadas com o desmonte. perfuração de rochas com capeamento A perfuração dos maciços rochosos sobre os quais existe capeamento obrigam a utilização de métodos especiais de perfuração com tubulações. Reforço das rochas Em muitas obras subterrâneas algumas a céu aberto é necessário ealizar o reforço das rochas, mediante ao uso de tirantes, cravilhas, split, set, cintas metálicas, redes metálicas, etc. endo a perfuração a fase previa em tais trabalhos. Outros critérios que intervém na seleção dos equipamentos de perfuração são econômicos, desenho mecânico, manutenção e serviço, capacidade operativa, adaptação aos equipamentos de exploração e as condições da área de trabalho ( acessibilidade, tipo de rocha, fontes de energia, etc. ) 2. 4. 4 – Perfuração: roller bit ( rochas medidas percussão ( rocha dura ), jet piercing ( rocha dura de natureza silicosa )