Pi – caso cbc
Ao longo de quatro anos se ornou uma das maiores indústrias de confecções do país empregando um grande número de pessoas, atingindo o mercado em todo o território nacional e com grande prestígio junto a fornecedores e clientes que procuram sempre pela marca CBC na etiqueta das mercadorias. A principal razão de sua existência é levar para as pessoas vestuário de qualidade a um preço acessível, tendo assim cada vez m Swipe to view next page mais uma maior demanda de produção. 2.
O sistema organizacional da CBC é dividido entre os dois sócios, Cláudio responsável por toda parte administrativa e urocrática e Marcel responsável pela área produtiva. Contavam também com o auxílio de cinco diretores, que foram nomeados por serem funcionários fieis e exemplares, porém as decisões finais são sempre tomadas por Cláudio, o presidente da CBC. Como a empresa atua no mercado da moda e confecção, seu horizonte de tempo de planejamento é a cada estação do ano, já que é necessário que seja feita uma nova coleção que se adéqüe a cada estação do ano.
Os objetivos e metas são a expansão e o aumento da produtividade para atender a crescente demanda de mercado, orém esses objetivos não eram modificados nem sequer melhorados, a empresa pensa somente no presente, não contando com qualquer fatalidade que possa ocorrer no futuro. Na empresa não é utilizado nenhum tipo de canal de coleta de sugestões de seus funcionários. Nesse caso não é possível saber quais mudanças deverão ser feitas para melhoria de relacionamento entre a empresa e o funcionário.
No caso de um funcionário cometer algum erro por motivo de negligência ou falta de atenção o mesmo deverá ser dvertido quanto a isso, pois sem punição as pessoas sam a achar que pode errar sempre e que esse erro mesmo que traga conseqüências as mesmas não sera as por eles. Já no caso de um funcionário tomar advertido quanto a isso, pois sem punição as pessoas em geral passam a achar que pode errar sempre e que esse erro mesmo que traga conseqüências as mesmas não serão respondidas por eles. Já no caso de um funcionário tomar eles.
Já no caso de um funcionário tomar alguma decisão por vontade própria, mesmo que seja para tentar melhorar o rocesso, esse funcionário deverá ser advertido, pois o mesmo deverá sempre comunica a seu superior, já que em alguns caso o que pode ser bom no ponto de vista dele pode não ser o melhor para a empresa naquele momento. As decisões mais importantes são sempre tomadas no nível gerencial, mais especificamente pelo presidente da empresa. Porém decisões também são tomadas no nível operacional, pois nem tudo que acontece numa empresa é levado à direção, já que coisas básicas são resolvidas a todo o momento.
Alguns exemplos de decisões tomadas no ível operacional é a advertência de um funcionário que se atrasa alguns minutos, ou o caminhão da entrega que quebra ou bate e precisa ser acionado o seguro, enfim decisões rotineiras. 4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC O ato de delegar, colocado de modo simples, envolve a designação, por uma pessoa a outra, de uma tarefa ou projeto especifico e o compromisso daquela que recebeu a incumbência de concluir a tarefa ou projeto, em uma empresa organizada e com planejamento de sucessões este ato é praticado pelos diretores, gerência, para assim a empresa poder continuar atuando na falta de um deles.
No caso da CBC o ato de delegar é sempre da presidência, Cláudio é quem toma todas as decisões e a diretoria não está preparada para uma possível ausência sua, pois os diretores apenas executam as decisões tomadas por Cláudio. Quando a CBC se tornou uma sociedade anônima alguns dos funcionários que mais se desta Cláudio.
Quando a CBC se tornou uma sociedade anônima alguns dos funcionários que mais se destacavam tornaram-se diretores da empresa, porém esse fato não pode ser tido como motivacional para os outros funcionários, já que os sete iretores da empresa não pensam em uma substituição de nenhum dos membros, a família CBC se acha vitalícia. Não existe nenhuma pesquisa de clima organizacional. Na situação descrita não tem como definir um programa de recompensa ou punição na CBC, pois ninguém pensa em uma possível sucessão.
Dessa forma os outros funcionários não são capacitados para subir de cargo, mas sim para oferecer o melhor de si naquilo que faz, sempre com o intuito de aumentar a produtividade. A união de Cláudio e Marcel é quase perfeita para CBC, cada um com grandes qualidades e aptidões naquilo que ostam de fazer, porém falta um melhor planejamento, uma melhor divisão de tarefas entre os diretores e onde cada um deveria ter autonomia para tomar decisões importantes dentro da empresa.