Pi cbc
CBC tinha um sistema organizacional divido entre Claudio o diretor Presidente, era ele que tomava todas as decisões administrativas e negociava com fornecedores, e Marcel o Diretor Superintendente era ele que desenvolvia o planejamento da área operacional adaptando máquinas, adquirindo máquinas novas e estudando possibilidades de aixar custos e aumentar a capacidade de sua produção.
Marcel confiava muito no Claudio que por sinal demonstrou-se um líder autoconfiante, por este moti Swipe to view next page motivo ele não discordava das decisões tomada por Claudio, e mais Marcel tinha pavor a área administrativa e burocrática, sendo assim os dois formaram uma dupla dinâmica, pois eles desenvolviam muito bem suas tarefas, portanto a empresa cresceu com muita rapidez, formando uma das maiores empresa de confecção de roupas na indústria da moda. As coleções eram elaboradas de acordo com cada estação, de quatro em quatro meses.
Assim quando mudavam as estações do ano a CBC atualizava seus modelos e produzia para renovava seus estoques correspondente a estação, mesmo sem estabelecer objetivos e metas futuras a CBC conseguia avançar no mercado de confecções com seu mal planejamento estratégico. A CBC sempre trabalhou visando o presente, sua metas o objetivos estabelecidos em várias áreas eram verificadas mais ou menos uma vez por ano, mesmo que essas metas e objetivos fossem planejadas por “acaso”. não existia nenhum canal de coleta de sugestões dos colaboradores, as decisões eram tomadas somente pelo presidente.
Com está atitude eles perdiam a chance de encontrar profissionais capazes para se unir ao nível operacional até mesmo o gerencial. Não foi relatada nenhuma negligência ou falta de atenção dos colaboradores na CBC, se por acaso houvesse os supervisores advertiriam o colaborador o qual cometeu o erro que repassar para os demais colaboradores que não devem cometer o mesmo erro e que cada um é que repassar para os demais colaboradores que não devem cometer o mesmo erro e que cada um é responsável pela ua parte (cada colaborador tinha uma tarefa a ser desenvolvida) sendo então cada um responsável por qualquer erro ou negligência.
E quando um colaborador age por conta própria tentando evoluir o processo e acaba gerando um problema, seu supervisor deve adverti-lo,pois qualquer decisão que ele venha tomar em relação a empresa sendo ela para melhorar o desenvolvimento e acelerar a produção ele deve imediatamente comunicar seu supervisor,sendo assim obedecendo a hierarquia da empresa.
As decisões geralmente eram tomadas no nível institucional, pois é aonde se concentra a cúpula com os diretores e residentes,nem todas as decisões eram tomadas com a cúpula,algumas da decisões eram tomadas no nível operacional,como a se comportar em uma determinada situação com a própria operação dos colaboradores. Não é necessário levar todas as faltas dos colaboradores á cúpula, sendo elas “faltas leves “ou “faltas médias”,pois a própria operação poderia resolver e advertir os colaboradores. 4.
Os líderes da CBC nunca delegam, pois a palavra final era sempre do Diretor Presidente e a empresa desenvolveu uito bem em pouco tempo ,avançando , evoluindo e renovando no mercado da indústria da moda e proporcionaram um ambiente familiar. ambiente familiar. Porém, se houvesse delegação a empresa não entraria em crise quando Claudio teve que se ausentar por motivo de doença e não haveria desentendimento entra a comissão de diretores da empresa e ninguém se afastaria de cargo algum.
Pois alguém seria capaz de assumir o cargo de Diretor Presidente. Na CBC não havia nenhuma pesquisa de clima organizacional, entretanto deixavam bem claro que faziam questão que odos convivessem em plena harmonia. Quanto ao sistema de recompensa foi concedida aos colaboradores a oportunidade de crescimento podendo chegar a diretor ou gerente e assim participariam nos lucros da empresa. Quanto ao sistema de punição não foi relatado no caso.
No meu ponto de vista Claudio foi um ótimo administrador, tanto que ele junto com Marcel um conhecedor das técnicas parisiense conseguiu fazer com que a CBC evoluísse tanto ao ponto de ser umas das maiores empresas de confecção de moda na capital se destacando das demais. Claudio desenvolveu muito bem o seu papel mais “pecou” uando não utilizou o ato de delegar, tanto que na ausência de Claudio a CBC entrou em crise ,pois nenhuma das pessoas que faziam parte diretoria e gerencia se sentiram capazes de assumir o cargo de Diretor Presidente.
Mesmo Marcel detestando á área administrativa e burocrática o elegeram como o novo presidente pois acharam que ele era o mais preparado. A gestão de Claudio e Marcel foi muito produtiva, eles juntos conseguiram transformar uma pequena oficina de confecção anônima em uma das maiores empresa de confecção de moda da capital. Tanta dedicação nasceu a CBC.
Se eles tivessem feito um planejamento visando o futuro e não somente visando o presente e colocassem e prática o planejamento estratégico e tático, utilizassem os meios e recursos de forma correta, dividindo tarefas igualmente para ambos sem que cada um atuasse em uma área especifica e todos tomassem as decisões juntos e também se eles criassem um canal de sugestões, ele poderiam possivelmente descobrir um futuro substituto presidente, um gerente ou futuro diretor, assim evitando a crise que ocorreu quando Claudio deve que se ausentar por motivo de saúde.
Quando Claudio sugeriu que fosse contratado um consultor ele agiu corretamente, pois somente um consultor preparado para o mercado iria salvar a CBC da crise,ele organizaria toda a empresa ,talvez quem sabe até colocar em prática o significado da palavra “delegar”e “dialogar”. Como o professor disse a empresa é como um sistema que só funciona em conjunto, se alguma parte do sistema não trabalhar direito o planejamento não terá um bom resultado.