Sustentabilidade

Categories: Trabalhos

0

O empreendedorismo social surge no contexto atual, com um significado potencial de inovação e construção de lternativas de emprego. Com a criação do terceiro setor o empreendedorismo social vem criando força na luta contra as desigualdades sociais, também auxilia na inclusão sócio-profissional e no desenvolvimento sustentável. Campina Grande como vários municípios enfrenta problemas com coleta seletiva de lixo, tendo um acumulo de 380t mês.

A cooperativa formada pelos catadores para seleção de materiais recicláveis traz uma nova realidade para a vida destes catadores, pois a proposta é beneficiar condições salubres para que eles possam trabalhar. No âmbito da geração de renda para essas pessoas houve ganho, pois a cooperativa encaminha o material coletado diretamente para as empres Swipe to view next page empresas de reciclagens, evitando que esses materiais passem pelas mãos de atravessadores, agregando mais valor ao material coletado.

O ganho na limpeza urbana, geração de mais postos de trabalho no município diminuindo a marginalidade dessas pessoas. O trabalho dos catadores da unidade de coleta seletiva solidária é sinônimo de melhoria nas condições de trabalho, no resgate da cidadania e estima dessas pessoas, além da recuperação desses resíduos omo matéria prima alimentado de forma substancial o segmento das empresas de recicláveis, divisas e incrementos da economia local.

A cooperativa Estabelece uma aliança com empresas, firmando compromisso com a responsabilidade social, traçando um plano de desenvolvimento sustentável, pois tudo que pode voltar ao ambiente como energia renovável, não vai para o lixo, e sim para empresas de recicláveis. Um projeto que visa trazer a dignidade, fazendo com que esses catadores sejam parte fundamental para o futuro do nosso planeta. Mas essa adesão tem que acontecer por parte de governo, empresários, e sociedade.

O governo criando políticas ambientais, a população fazendo uma coleta prévia em suas residências e as empresas sendo parceiras, assim como várias do projeto em Campina Grande. Benevolência: Cuidar do bem estar das pessoas que estão a nossa volta traz esse significado, na Cooperativa de Catadores em Campina Grande houve esse estado de inteligência, existiu uma preocupação muito grande com esses trabalhadores e suas famílias as quais trabalhavam em condições insalubres. Tendo em vista essa preocupação a cooperativa veio criando alternativas visando o bem-estar dos catadores de CG. 2 Segurança: Segurança está intrinsecamente evolência, pois este bem esta Segurança: Segurança está intrinsecamente ligada a benevolência, pois este bem esta Segurança: Segurança está intrinsecamente ligada a benevolência, pois este bem estar também gera tal benefício. É uma troca onde todos saem ganhando, os catadores em ter um emprego com condições dignas, e a Sociedade que desmistifica os catadores que saem de figuras de marginalizados para a de um agente de limpeza urbana e também peças fundamentais para que essas reservas de energia renovável não sejam descartadas. 3 Universalismo: Ele promove a mudança por pessoas que acreditam em uma causa. Que lutam pelos seus ideais, se preocupando com a inclusão social. Projetos que visam inserir um determinado grupo na sociedade gerando empregos e auxiliando no desenvolvimento local aumentando substancialmente a qualidade de vida das pessoas. associando as premissas do desenvolvimento social com o bem-estar da população em geral. A Cooperativa dos Catadores de CPG é uma maneira de demonstração do universalismo. Tudo que precisamos para sobreviver está na natureza.

Uma fonte esgotável de recursos se continuar sendo mal administrada. O consumo da sociedade hoje está muito acelerado, e a velocidade na geração de materiais descartáveis não é a mesma com que a natureza despende para eliminar tais produtos. O homem é uma figura geradora de novas tecnologias, tem sido reconhecido por criar e inovar. Porém precisa tomar total consciência de que a natureza não é algo perene e sim dissolúvel, se os recursos que ela oferece não forem bem administrados. O ecocentrismo vem trazer a teoria de que a natureza deve ser preservada de uma maneira primitiva sem ser modificada pelo homem.

A dúvida é como frear a máquina do desenvolvimento que é movida através de recursos retirados da natureza. O homem como o centro das universo divide suas atenções recursos retirados da natureza. O homem como o centro das universo divide suas atenções com a natureza que move todo o progresso e o desenvolvimento na história da humanidade. Porém o homem tem que levar mais a sério os recursos fornecidos, e adotar novas política de consumo como o “triple botton Line” ou tripé da sustentabilidade (pessoas, planeta e lucro). Mais um dos pontos onde Campina Grande vem envolvendo pessoas, para cuidar do planeta ainda gerando lucro. ? uma boa relação de equilíbrio entre o homem e a natureza. O Antropocentrismo declara o lucro a qualquer preço, não se preocupando com a finalidade dos seus resíduos. Hoje uma empresa é muito valorizada no mundo dos negócios quando tem responsabilidade social, tornado à natureza aliada. Campina Grande firmou parcerias com várias empresas que tem essa consciência sendo estas auxiliadoras na geração de renda para população mais carente, como no caso dos catadores, e a renovação de energias. Coleta Seletiva nas Empresas e Fortalecimento da Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis

Comentários sobre a 1 Prioridade: A partir do momento em que a Cooperativa ficou distante do Lixão também se distanciou dos catadores, pois pelo afastamento a maioria deve residir próximo ao lixão. Sendo assim a cooperativa tem que estar mais próxima desta comunidade, trazendo esses materiais arrecadados nas empresas para que seja feito a triagem. Trabalhar dentro de uma linha de pesquisa ouvindo os catadores, no que é importante para eles. Após estabelecida esta sede, contar com o apoio entido de incentivar os catadores com apoio logístico e financeiro destes materiais, pois auxiliam na limpez am valor ao município.

Oficinas sobre reciclagem Após estabelecida esta sede, contar com o apoio público no sentido de incentivar os catadores com apoio logístico e financeiro destes materiais, pois auxiliam na limpeza urbana e geram valor ao município. Oficinas sobre reciclagem materiais, pois auxiliam na limpeza urbana e geram valor ao município. Oficinas sobre reciclagem alertam sobre o perigo de estar em contato direto com todo o tipo de resíduo e formas de mobilizar a população para segregar o lixo na sua própria residência também podem ser discutidas utilizando a sede da cooperativa, estendendo o diálogo á

Associação de Moradores, visando mobilizar condomínios para o uso de lixeiras coloridas, facilitando a coleta e aumentando a eficiência da triagem deste lixo. O mais difícil é a mudança na mentalidade das pessoas, os catadores fazem este trabalho pois não tem outra forma de sobreviver, a população trata energias renováveis como se fosse “lixo”, Ignorando a riqueza que existe nos recursos renováveis. Se um não faz também não preciso fazer. Muito pouco se houve em separar o seu lixo em casa, porque não é regra, não somos “punidos” se não fizermos.

Logistica

0

CAPÍTULO 1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Este capítulo apresenta os conceitos relativos ao entendimento dos assuntos da área de logística de transporte

Read More

Linguagem materna

0

Muitos psicólogos, professores e pesquisadores da linguagem contestam a premissa de que as crianças adquirem a linguagem sem esforço. Argumentam

Read More