Pim iv
Em saúde segurança/assistência social e benefícios mostrará como é a política da empresa no que tange prevenção e aplicação e os benefícios e políticas sociais que valorizam os seus colaboradores. Em técnicas de negociação mostraremos como devem ser as negociações, tanto no âmbito empresa fornecedores diretos e indiretos tanto como as negociações internas de todos os modos. Métodos e processos eficientes e eficazes para o sucesso das mesmas.
Em treinamento e desenvolvimento os meios e processos que a organização trata no desenvolver e treinar, oleta de informações, programações e o meio correto de se atender realmente o que se precisa. Estratégias de treinamento de novos líderes e a sua capacitação, a atender as necessidades organizacionais. Já em sistemas de qualidade apresentar se a, a estrutura especializada da organização, com todos os seus certificados e suas respectivas certificadoras de maneira simples, para um breve conhecimento.
Empreendedorismo e estratégia de negócios, a visão do empreender da organiz Swipe to view next page organização, e as suas estratégias comerciais e fabris, de modo a transformar a matéria prima em produto final com odos os valores imbuídos com menor custo possível e o lucro ideal. Desenvolvimento sustentável, forma de desenvolvimento econômico que não tem como paradigma o crescimento, mas a melhoria da qualidade de vida; que não caminha em direção ao esgotamento dos recursos naturais, nem gera substâncias tóxicas ao meio ambiente em quantidades acima da capacidade assimilativa do sistema natural.
A história da Bunge começa em 1 81 8, quando foi fundada a Bunge & Co. , em Amsterdã, Holanda, por um Em 1 859, a convite do rei do recém-criado Reino da Bélgica, a Bunge transfere sua sede para Antuérpia, tornando-se o braço comercial da expansão internacional do novo Reino. Inicia negócios na Ásia e África, já sob o comando de Eduard Bunge, neto do fundador. Alguns anos depois, 1923, compra a empresa Cavalcanti & Cia. , em Recife (PE- Brasil), que resultou na formação a Sanbra, posteriormente denominada Santista Alimentos.
Já as atividades de mineração de rocha fosfática, industrialização e comercialização de fertilizantes, matérias-primas e nutrientes fosfatados têm início em 1938, com a constituição da Serrana S. A. de Mineração, cujo objetivo era explorar uma reserva de calcário na Serra do Mar (SP – Brasil). Atualmente, a Bunge tem unidades industriais, silos e armazéns nas Américas do Norte e do Sul, Europa, Ásia, escritórios da BGA (Bunge Global Agribusiness) atuando em vários países europeus, americanos, asiáticos e do Oriente Médio.
No Brasil controla a Bunge Alimentos, a Bunge Fertilizantes e a Fertimport e mantém a Fundação Bunge. Em 2005, completou 100 anos de atividade no Brasil. Produz, na cadeia soja: farelo; óleo degomado; óleo refinado especial para as indústrias e para o consumidor final; margarinas; maioneses; e vários tipos de formulações de gorduras vegetais para as indústrias de alimentação. O compromisso de resultados da Bunge Alimentos é o retorno dos investimentos, desenvolvimento de novos produtos e ampliação dos mercados, alicerçado na qualidade e respeito ao homem e ao meio ambiente.
Empresa Pesquisada: Bunge Alimentos SIA. . Saúde e Segurança do Trabalho/Benefício. Assistência. Social 1 . 1 Evolução Histórica Legislação Sobre Acidente De Trabalho Saúde e um assunto serio para a empresa, oferece plano de saúde para o colaborador e seus dependente, plano esse nacional e sem carências e restrições, com uma pequena cooparticipação,de 1% do valor gasto no procedimento,que pode ser divididos e descontados em folha.
Há na planta um medico do trabalho que atende toda a semana em dias previamente programados, há tamb dico com enfermeira nos dias uteis em horário fabril, 4 OF 25 possui programas de prevenção periódica, audição, vi do cunho laboral onde toda vida do individuo é para as indústrias e para o consumidor tina’; margarinas; maioneses; e vários tipos de tormulações de gorduras semana em dias previamente programados, há também posto medico com enfermeira nos dias uteis em horário fabril, possui programas de prevenção periódica, audição, visão e doenças do cunho laboral onde toda vida do individuo é documentado.
A Bunge hoje é referencia mundial em segurança do trabalho. BUNGE SAFETY: Programa de Segurança da Bunge Alimentos que tem objetivo principal a Prevenção e o Controle de Perdas. Em específico no seu módulo 9 – Parceria Integrada. Todos os seus funcionários são treinados especificamente, nenhum colaborador pode realizar qualquer especificamente, nenhum colaborador pode realizar qualquer tarefa ou missão sem que a mesma seja feita com segurança. O uso de EPI é obrigatório e de acordo com as áreas previamente mapeadas para tal. om as tabelas dos mesmos,é um procedimento serio,sob pena até demissão Por justa causa. As normas de segurança na empresa são clara e acessível a todos,fixadas em mural comum nas áreas de trabalho no intranet e nos manuais. A CIPA é atuante e presente junto aos anseios de cada vez estar próximo a excelência na prevenção de acidente. O Técnico em segurança do trabalho é o responsável pelos projetos: educação; treinamento; desenvolvimento; atualização; campanhas e projetos; é ministrador de palestras sobre o assunto,essas constantes e rotineiras. . 2 Sistema Unico De Saúde Assistência Médica Ao Trabalhador A Bunge Alimentos mantém um pacote de benefícios alinhado com as principais tendências de mercado, o que inclui: Alimentação, Plano de Assistência Médica, Plano de Odontologia, Convênio Farmácia, Seguro de Vida, Previdência Privada, Empréstimos, Reembolso Creche e Complementação de Auxílio-Doença. A Bunge Alimentos estimula o desenvolvimento dos funcionários através do programa Incentivo ao Estudo que reembolsa 50% das mensalidades com cursos de Ensino Médio e Superior.
Desenvolve vários cursos técnicos de formação e reciclagem. Para as lideranças possui cursos de desenvolvimento gerencial (LDP e MDP). Nas áreas técnicas realiza no mínimo uma reunião por ano de atualização e troca de experiências, denominadas Reuniões Técnicas. Para ntensificar a interação e promover o desenvolvimento simultâneo dos profissionais nos diversos e distantes locais em que atuamos, foi implantado um sistema de e-learnin o Comunidade do Saber Bunge que está sendo 5 OF 25 amplamente utilizado.
Para os colaboradores que se que atuamos, foi implantado um sistema de e-learning denominado Comunidade do Saber Bunge que está sendo amplamente utilizado. Para os colaboradores que se encontram m Saber Bunge que está sendo amplamente utilizado. Para os colaboradores que se encontram mapeados no Plano de Sucessão a empresa participa no custeio de pós-graduação e MBA. Esses são apenas alguns exemplos do amplo trabalho de desenvolvimento que é realizado em toda a empresa. A Bunge Alimentos tem uma preocupação constante com a satisfação dos colaboradores.
Realiza pesquisas internas de clima e com base no resultado das pesquisas desenvolve um amplo trabalho de gestão do clima, denominado Clima Bunge, com ações de melhorias e campanhas nacionais com participação de todos os colaboradores e parceiros. Participa também de pesquisas externas das melhores empresas para trabalhar e as melhores na gestão de pessoas, realizadas pela Exame e Valor. No último ano, a Bunge ficou classificada entre as melhores nas duas publicações.
A Bunge, através do seu programa de Trainees, vem desenvolvendo jovens talentos recém-graduados com potencial para assumirem posições gerenciais ou técnicas na organização. Os Trainees selecionados passam por um programa de desenvolvimento estruturado, que varia de 1 2 a 1 8 meses de duração, onde passam por palestras e encontros anuais que permitem formar uma visão global da empresa e seus negócios e, também, desenvolvê-los em suas competências técnicas e comportamentais. Para o Programa 2005, selecionamos 43 trainees de nível superior e 23 de nível técnico/operacional.
A Bunge Alimentos, através de seu Programa de Estágios, contribui para a formação de jovens talentos, através do intercâmbio entre estudantes, instituição de ensino e Empresa, objetivando o enriquecimento do aprendizado teórico com a aplicação prática. Existem dois tipos de estágio utilizados : Curricular: intercâmbio entre Escola e Empre 6 OF 25 ndo ao estagiário a participação em situa Curricular: intercâmbio entre Escola e Empresa, proporcionando ao estagiário a participação em situa
Curricular: intercâmbio entre Escola e Empresa, proporcionando ao estagiário a participação em situações reais no ambiente organizacional, complementando seus conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino. Profissional: reciclagem dos profissionais de cargos executivos e técnicos por tempo determinado, por meio de um programa de treinamento prático, em outras unidades da empresa no Brasil ou do Grupo no exterior.
No caso estágio curricular a contração posterior ocorre sempre que houver disponibilidade de vagas e o esempenho do estudante e a avaliação do estágio tenha sido satisfatória. 2 Técnicas de Negociação 2. 1 Processo de negociação Negociar é mais que arte, representa o processo de comunicação eficiente, baseado na coragem de enfrentar desafios. Em um mundo globalizado, em que a modernização faz frente aos negócios e a competição estabelece relações de trocas cada vez mais complexas, algumas características do mercado ostentam práticas novas para sobrevivência das empresas.
Dentro das técnicas de negociação, fatores estratégicos como: habilidades pessoais, planejamento e organização, reinamento e disciplina, auto-desenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade, são alguns exemplos de desenvolvimento. O impacto das mensagens, o feedback e a percepção de técnicas de avaliação e dos resultados que podem ser gerados, pode auxiliar no desempenho.
7 OF 25 Criatividade, distorções e percepção do compo am expectativas emocionais, crenças, valores e ambiente organizacional, complementando seus conhecimentos teoricos adquiridos na instituição de ensino. Criatividade, distorções e percepção do comportamento geram expectativas emocionais, crenças, valores e ecessidades de negociação. A nova realidade agrega tantos estudos que o profissional fica perplexo com tudo isto, mas nenhuma técnica é a exploração da intuição, do conhecimento da linguagem corporal e de práticas criatividades no cultivo ao cliente.
Todas as negociações devem superar as expectativas do cliente e qualquer diferencial pode conquistar fidelidade e aliados fixos que auxiliam no marketing de produtos e serviços. Objetivos comuns, valorização de opiniões, a confiança na própria habilidade, o compromisso sério ao trabalho e ompartilhar a motivação provocam uma negociação colaborativa. Nas escolhas, a estratégia mais adequada sempre será a mais simples. Aprenda que o melhor desafio na negociação é justamente quando todos ganham no processo de troca permanente.
Valores devem ser conquistados com princípios éticos e espaços são conquistados com persistência e não com a competição. Negociar parece mesmo uma arte, mas no traço da vida a obra prima será sempre o seu negociador. Valores Fundamentais BUNGE A Bunge está empenhada em promover o bem-estar de seus clientes, funcionários, acionistas e das omunidades onde está presente. Para isso, é guiada pelos seus Valores Fundamentais. Integridade: honestidade e justiça direcionam todas as nossas ações. Abertura e confiança: somos abertos a idéias e opiniões diferentes e confiamos em nossos colegas.
OF 25 Trabalho em equipe: valorizamos a excelência trabalho em equipe para benefício da Bunge e das Trabalho em equipe: valorizamos a excelência individual e o trabalho em equipe para benefício da Bunge e das partes envolvidas. Empreendedorismo: prezamos a iniciativa individual de encontrar oportunidades e gerar resultados. Cidadania: contribuímos para o desenvolvimento das pessoas e da estrutura social e econômica das comunidades em que operamos, e cuidamos com responsabilidade do meio-ambiente. . 2 Estilos De Negociação Habilidades Estratégicas, Táticas E Comportamentais Com esses valores a Bunge se torna forte no setor de negociações, alem de um setor especifico para tratar de negociações especificas tais como: posição de mercado, ações de marketing, lançamentos de produtos, visão inovadoras e valores financeiros, os gestores e supervisores de setor são treinados e tem autonomia para tanto, no ?mbito de compra para o mesmo, melhorias e prazos. 3 Treinamento e Desenvolvimento 3. A E O Treinamento De Pessoas. O desenvolvimento representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes bem como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Tem como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano, melhorando os resultados e conseqüentemente gerando um bom clima organizacional. O treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal.
Visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais. Para isso, prepara o potencial humano frente as inovações tecnológicas e as constantes mudanças do mercado de trabalho, sendo o treinamento indispensável para a busca da qualidade total. O treinamento começa como uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional. Estabelecer o valor faz com que o círculo completo do processo seja cumprido, pois enfoca as necessidades, os problemas e as oportunidades que ele originalmente visava a atender.
Investir no desenvolvimento de pessoas significa investir na qualidade de serviços que determinada empresa oferece, porém, esse investimento deve privilegiar t as que participam da organização, pois os re g OF 25 oferece, porém, esse investimento deve privilegiar todas as pessoas que participam da organização, pois os re porém, esse investimento deve privilegiar todas as pessoas que participam da organização, pois os resultados decorrem das atividades do coletivo. A incumbência de treinar e desenvolver pessoas na Bunge é D. O, desenvolvimento organizacional.
Ele treina e esenvolve projetos de anseios da organização, gestores e setores, trabalha no colhimento de informações de necessidades por meio de um questionário que percorre os setores trimestralmente para elaboração. Todos os colaboradores na Bunge são integrados, treinados e atualizados sendo ele próprio,parceiro ou terceirizados,essa política é de cunho obrigatório. Por ser muito levado a serio,que os colaboradores Bunge são altamente qualificado,treinado e desenvolvido para fazer o seu melhor com o lema: “rumo a excelência”. 4 Sistemas de Qualidade 4. 1 Definição E Principios Da Gestão De Qualidade.
O termo qualidade vem do latim qualitate, e é utilizado em situações bem distintas. Por exemplo, quando se fala da qualidade de vida das pessoas de um país ou região, quando se fala da qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, quando se fala da qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda quando se fala da qualidade de um produto no geral. Como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva. Pode-se também seguir como exemplo a qualidade desta enciclopédia. Basta escolher um tema qualquer e escrever absurdos.