Analise do planejamento e investimentos no setor de esportes e lazer em itabuna (bahia)

Categories: Trabalhos

0

ANALISE DO PLANEJAMENTO E INVESTIMENTOS NO SETOR DE ESPORTES E LAZER EM ITABUNA (BAHIA) [PiC]ANALISE DO PLANEJAMENTO E INVESTIMENTOS NO SETOR DE IANALISE DO PLANEJAMENTO E INVESTIMENTOS NO SETOR DE ESPORTES E LAZER EM ITABUNA (BAHIA) to view nut*ge ALBERTO ELMO MARTINS MOREIRA ESTUDO SUFICIENTE E SAÚDE PARA CHEGAR ATÉ AQUI, AGRADEÇO A MINHA ESPOSA ADIVANETE CERQUEIRA E AOS MEUS FILHOS YWANNA CERQUEIRA MOREIRA E TAINA CERQUEIRA MOREIRA, PELA COMPREENSAO, EM ABRIR SEMPRE MAO DO COMPUTADOR NAS MINHAS HORAS DE ESTUDOS. Agradeço ao Controlador Geral do município de Itabuna Sr.

Rubem Piropo, ao Secretário de Esporte e Recreação José Alcântara Pelegrino, pela gentileza como me trataram, agradeço ainda aquelas pessoas das comunidades que visitei, que me receberam em suas residências com carinho e muita atenção. Agradeço ainda a IJnisul Virtual por me dar a oportunidade de concluir um curso de graduação à distância, pois sem esta tecnologia seria praticamente impossível a conclusão de um curso presencial. [pic] UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA PAGF 30 pesquisa, percebi as dificuldades que iria encontrar para não dar uma conotação política ao estudo.

Primeiro pelo período ue iria esta aplicando o questionário da pesquisa, durante os meses de julho, agosto e setembro, de 2010 (época das eleições para deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente), imaginem que para entrevistar secretários municipais, não seria fácil, e teria que aplicar um questionário que não os levassem a discursos políticos. Segundo, a aplicação dos questionários aos cidadãos e cidadãs das comunidades, agora cidadãos e cidadãs ‘eleitor, para que essas, não quisessem por desabafo, fazer palanque pró ou contra, um ou outro candidato. O passo seguinte foi de incansáveis pesquisas.

Na internet, leis, e demonstrativos. Fiz um levantamento criterioso sobre os problemas na área de esporte e lazer do município, para desta maneira elaborar um questionário sem tendências nem vícios. A forma documental foi a que escolhi para analisar o planejamento e a aplicação DOS RECURSOS. SOLICITEI ENTAO AO CONTROLADOR GERAL DO MUNICÍPIO, SR RUBEM PIROPO, O PLANO PLURIANUAL (PPA) PARA O EXERCICIO DE 2009 E O APRESENTADO EM 2010, COMO TAMBÉM A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LDO) E AS LEIS ORÇAMENTARIAS ANUAIS DOS DOIS EXERCICIO. APOS ANALISAR A PARTE DE PLANEJAMENTO, SOLICITEI OS DEMONSTRATIVOS E

COMPARATIVOS DE APLICAÇÃO DE RECURSOS DOS EXERCÍCIOS DE 2009 E 2010, PARA COMPARAR O QUE FOI PLANEJADO COM O QUE FOI APLICADO. A PARTIR DESTE PONTO COMECEI A TER UMA IDÉIA DO QUE ACON VA ACONTECENDO NO PAGF 3 0 viável financeiramente, que é o mais preponderante. 2 TEMA Esta pesquisa terá como tema: a analise do planejamento e investimentos no setor de esportes e lazer na cidade de Itabuna Estado da Bahia no período de 2009 e 2010. O interesse por este tema surgiu em decorrência da experiência quando participei como colaborador da Secretaria de Esporte Cidadania e Lazer da ldade de Itabuna Estado da Bahia.

A escolha de um tema, não acontece por acaso, é sempre pela inexistência, insuficiência, insatisfação ou discordância dos resultados divulgados. A decisão de analisar o planejamento e os investimentos no setor de esporte e lazer pela administra ao ública da cidade de Itabuna é no intuito de dar uma con elhoria de vida da 0 importância, dada a demanda crescente da população do [PiC] município, e a preocupação constante do desvio de conduta de jovens por falta opção de lazer. 2. 1 PROBLEMA Como melhorar o esporte e o lazer no município de Itabuna? O valor investido é suficiente para suprir as necessidades existentes? Quais as ferramentas que poderão ser utilizadas para melhorar o setor? 2. JUSTIFICA IVA Este tema irá ajudar o município de Itabuna a buscar investimentos na área pública como, por exemplo: o Programa de Infra-Estrutura Esportiva, apresentado pela AMM – Associação Mineira dos Municípios no site http://portaIamm. org. br/428/desporto-e-Iazer. spx, que tem por objetivo a implantação, ampliação e modernização de infra- estrutura esportiva especializada para o esporte de alto rendimento, como também na iniciativa privada, para cobrir a emanda existente no setor, e dessa maneira resolver o problema da inclusão de mais jovens ao desporto. Muito já se tentou fazer pelo desporto e pelo lazer no município, mas nunca de uma maneira profissional, científica, faltou sempre um discurso mais amplo com a sociedade sobre o assunto, para entender as carências e b s e resolver o problema PAGF s 0 orçado, em cada exercicio, com o valor executado. 3. 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Demonstrar, as condições estruturais dos campos de futebol, quadras poli-esportivas, parques e jardins do município; – Analisar o grau de satisfação da sociedade com os serviços prestados; Pesquisar junto à controladoria geral do município a aplicação e execução das dotações orçamentárias; Apresentar uma proposta para o melhoramento do setor de desporto e lazer.

PAGF 6 30 – Secretario de Obras e Serviços Urbanos O que precisa ser feito para I desporto no município; Urbanos – O que esta sendo feito e o feito para melhorar os parques e município. Sec. de Esporte Imelhorar o [Sec. Serv. I que poderá ser Ijardins do Espaços para desporto, parques e jardins, para ver I Ter subsídios práticos para formalizar questões I Observação Direta ou dos “in loco” a situação que se encontram. I participantes os Secretários Municipais.

Plano Plurianual (PPA); O que foi planejado para o setor; Documentos Lei Orçamentária Anual (LOA); I Valor das Dotações Orçamentárias; e Balanço Comparativo do Orçado com o Realizado. I Valores aplicados. Dados Arquivados IO mesmo dos DOCUMENTOS Quadro 1- Instrumento de coleta de dados. Fonte: Unisul Virtual, 2007. 5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA REALIDADE OBSERVADA PAGF 7 30 807. A elevação à cidade ocorreu por decreto da Assembléia Legislativa e sancionado pelo governador do Estado. Localizada na micro região cacaueira do Sul da Bahia, tem hoje uma população estimada em 202. 3 (duzentos e dois mil quinhentos e vinte três) habitantes, distribuídos no centro e em seus 80 (oitenta). Devido a sua localização geográfico-estratégica, na confluência de duas rodovias federais, a BR-IOI, integrando o Sul e o Norte do país, e a BR-415, que corta a região no sentido Leste- Oeste. Além disso, fica a 28 quilômetros de distância do porto internacional do Malhado e do aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, que a coloca como a pnncpal cidade do Sul da Bahia e da micro região cacaueira.

Nos anos 70 e 80 se destacou na produção de cacau, que era sua principal produção, chegando a ser conhecida omo a “princesinha do cacau”, mas devido à emancipação do distrito de Jussari, agravado pela crise do cacau a partir dos anos 90; devido o baixo preço do produto e principalmente o aparecimento de uma praga: a “vassoura de bruxa”, o município diminuiu demasiadamente sua produção chegando ao agravante de não ser mais a produção de cacau sua principal fonte de riqueza. e destaca como um centro de serviços de saúde, com uma ampla rede de hospitais, clínicas, postos de saúde e laboratórios que oferecem quase 900 leitos para internamento e de educação, com duas faculdades a FTC e Unime, que oferecem seis mil vagas — sem contar a Uesc, (Universidade Estadual de Santa Cruz) que tem sua base em Ilhéus e recebe milhares de estudantes residentes em Itabuna – e uma forte rede ensino médio.

Itabuna conta ainda, com serviços de energia, telefonia celular da TIM, Vivo, Oi e Claro e de telefonia fixa da Telemar e Embratel; agências dos correios, redes de internet, além de uma base de distrlbuição da Petrobrás e está na rota do Gasene, um gasoduto que está integrando o Sudeste e o Nordeste do país. Hoje, Itabuna está ampliando a distribuição de água de 600 para 1 . OOO litros por segundo, o que vai permitir atender à demanda da população para os próximos 20 anos.

O município também poderá ser beneficiado com o projeto para implantação do complexo logístico integrado pela Ferrovia Leste-oeste, pelo porto Sul e pela Zona de processamento de Exportação de Ilhéus, decisivos para o sucesso do Pólo Graniteiro de UNIVERSIDADE DO SUL Dê SANTA CATARINA ITABUNA, QUE ACABA DE SER CRIADO, COM O OBJETIVO DE APROVEITAR O POTENCIAL DE PRODUÇÃO DA REGIÃO SUL DA BAHIA.

Governamentais e Comunicação Social; Controladoria Geral do Munic(pio; Desenvolvimento Urbano; Educação; Saúde; Esporte Recreação; Fazenda Municipal; Industria, Comércio e Turismo; planejamento e Tecnologia; procuradoria Geral do Município; Transporte e Trânsito; EMASA (Empresa Municipal de Água e Saneamento); Fundação Marimbeta e FICC (Fundação Itabunense de Cultura). . 3 Descrição dos dados e informações coletadas nas ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS PARA ANÁLISE DA RFEALIDADE OBSERVADA Com toda essa infra-estrutura, o Secretário Municipal de Esporte e Recreação, Sr. José Alcântara Pellegrinl comenta que: Itabuna tem apenas 36 (trinta e seis) áreas para prática de esporte e lazer, que não atende à demanda de sua população [… ] pic]

Oferta e demanda

0

ntroduçao Este trabalho tende informar sobre oferta e demanda na Vida real do individuo, no qual trás maneiras para saber

Read More

Impacto ambiental

0

A adoção da P+L como um apolítica institucional das empresas, com tratamento efetivo da questão como um sistema de gestão,

Read More