Pim – vale fertilizantes

Categories: Trabalhos

0

UNIP – Universidade Paulista Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia Vale (Vale Fertilizantes) São Paulo 2011 UNIP – Universidade Paulista Cursos Superiores de Nomes: Ayna Oliveira RA: g00503-3 to view nut*ge Nomes: Giovanna Linardi Nomes: Louise Nogueira Nomes: Marta Josiane Nomes: Talita Bezerra Nomes: Tauana Santos RA: BOOICG-O Curso: Gestão em Marketing Semestre: Primeiro Giving Focus on Valley Fertilizers in 201 0, acquired the assets and Fosfértil nutrient Bunge in Brazil (Vale Phosphate).

Today is the biggest and largest supplier of high- concentration phosphate and nitrogen for the productlon of ertilizers in Brazil. Keyword: Transformation Sumário Introdução 1 . Descrição da Organização 2. 1 Denominação e forma de constituição 2. 2 Dados e fatos relevantes da origem da organização. 2. 3 Natureza e ramo de atuação. 2. 4 Informações sobre o porte da empresa. 2. 5 Principais equipamentos. 2. 6 Composição da força de trabalho, incluindo quantidade de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, por níveis de chefia ou gerenciais, por regime jurídico de vínculo. . 7 Principais produtos. 2. 8 Denominação dos principais tipos de fornecedores, principais insumos, matérias-primas e serviços por eles ornecidos. 2. 9 Principais mercados e, nos ramos de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes alvo. 2. 10 0 segmento de mercado do grupo no âmbito internacional. 2. 11 0 segmento de mercado do grupo no âmbito nacional: como surgiu o negócio no Brasil e como vem sendo a sua evolução até os das atuais. 2. 12 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um. 2. 3 Organograma: destacar quem faz parte da Alta Direção e os diferentes elementos da estrutura organizacional. PAGF controle de estoque; 3. 16 Mostrar se a empresa utiliza a classificação ABC para estão de estoques e qual a periodicidade do inventário. Fundamentos da Administração Economia e Mercado Matemática Aplicada A história da Vale é marcada pela capacidade de transformação. Não só de minério, mas a transformação de perguntas em respostas, de adversidades em resultados, de problemas em desafios. A empresa que hoje conhecemos como Vale foi criada pelo governo brasileiro em 1942.

Em 1997, tornou-se uma companhia privada apostando na diversificação de seu portfólio de produtos. Hoje, somos uma empresa global, com sede no Brasil e mais de 119 mil pessoas, entre empregados próprios e erceiros, trabalhando nos cinco continentes. Os investimentos na indústria de fertilizantes são uma estratégia para liderar o mercado global. projetos têm sido desenvolvldos e portfólios de ativos de fertilizantes adquiridos com o objetivo de transformar a Vale em um dos principais produtores do mundo nos próximos sete anos.

O setor de fertilizantes pode ser compreendido da seguinte forma: para preparar devidamente o solo para o plantio, o agricultor precisa de três elementos químicos básicos: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), misturados em diferentes concentrações, conforme a cultura e região. Os fertilizantes são fornecldos ao produtor rural pelas indústrias misturadoras, que por sua vez utilizam na composição do NPK matérias-primas nitrogenadas, fosfatadas e potássicas. 3. 17 Denominaçao e f itui$o. esenvolvimento sustentável. A Vale Fertilizantes S. A. é a maior fornecedora de produtos fosfatados de alta concentração e de nitrogenados para a produção de fertilizantes no Brasil, além de ser também a maior produtora de rocha fosfática da América do Sul, com capacidade produtiva atual de 5,6 Mt/ano. É responsável pelo atendimento de 37% da demanda nacional de fosfatados de alta concentração, irecionando toda sua produção atual para o mercado brasileiro. Com a incorporação da Vale Fosfatados S. A. a Vale Fertilizantes passou a ser também a maior produtora de fosfatados de baixa concentração no Brasil, com capacidade produtiva atual de 2,75 Mt/ano, entre Superfosfato Simples (SSP) e Fosfato Bicálcico (DCP). Tais produtos são também destinados ao mercado brasileiro, determinando atendimento de 45% da demanda nacional por fosfatados de baixa concentração. A Vale Fertilizantes possui minas próprias de rocha fosfática, usinas de beneficiamento e unidades de Processamento industrial, além de um sistema de log(stica que nclui centrais rodoferroviarias, minerodutos e terminal marítimo.

Possui amplas reservas e recursos de rocha fosfática suficientes para garantir a expansão da capacidade produtiva e para operar por pelo menos mals 40 anos. Localização dos ativos 3. 18 Dados e fatos relevantes da origem da organização A Vale Fertilizantes S. A foi constituída em fevereiro de 1977, para dar continuidade ao projeto Fosfato de Patos de Minas, iniciado em 1974 pela Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais – CPRM, e ainda, com o objetivo de substituir a importação de fertilizantes fosfatados. Incorporou mais tarde duas Empresas, a VALEFERTIL em Uberaba – MG, e a VALEP, em Tapira – MG.

Desta incorporação r Empresas, a VALEFERTIC em Uberaba – MG, e a VALEP, em Tapira – MG. Desta incorporação resultou uma empresa integrada verticalmente que se tornou líder no fornecimento de matérias- prmas para o setor de fertilizantes fosfatados na América Latina. De acordo com o Programa Nacional de Desestatização, Decreto n. 0 99. 523 a companhia foi privatizada através de leilão realizado em 12 de agosto de 1992. O controle acionário foi assumido pela FERTIFOS ADMINISTRAÇÃO PARTICIPAÇÃO que é composta pelas seguintes empresas: B PI – BUNGE PARTICIPAÇOES E INVESTIMENTOS s.

A, MOSAIC FERTILIZANTES DO BRASIL MOSAIC FERTILIZANTES LTDA, YARA BRASIL FERTILIZANTES SA FERTILIZANTES HERINGER S. A. e FERTILIZANTES DO PARANÁ LTDA – FERTIPAR. A FOSFERTIL detém reservas expressivas de fosfato localizadas no Estado de Minas Gerais, nos municípios de Tapira (Jazida de Tapira), Patrocínio (Jazidas de Salitre) e Patos de Minas (Jazida de Rocinha). As duas primeiras são de origem ígnea e a última é de origem sedimentar. A Jazida de Salitre encontra-se em fase de pesquisa e caracterização mineralógica. A Vale Fertilizantes S.

A fornece matérias-primas e produtos ntermediários fosfatados e nitrogenados para a produção de fertilizantes e matérias-primas destinadas às indústrias químicas. Em outubro de 1992, a FOSFERTIL adqulriu, através de leilão de privatização, a Goiás Fertilizantes S. A. – GOIÁSFERTIL. Em junho de 1993, a FOSFERTIL adquiriu, através de leilão de privatização, o controle acionário da ULTRAFERTIL S. A. , uma das maiores produtoras de fertilizantes nitrogenados do país. Em dezembro de 1995, a GOIÁSFERTIL, incorporou a ULTRAFERTIL e passou a adotar o nome de ULTRAFERTIL S. A.

A Vale Fertilizantes S. A possui um Terminal Martimo da Va PAGF s OF passou a adotar o nome de ULTRAFERTIL S. A. A Vale Fertilizantes S. A possui um Terminal Marítimo da Vale Fertilizantes S. A, localizado em Santos (SP), é um dos maiores do mundo para descargas de enxofre e fertilizantes, o que permite agllidade no desembarque de insumos e produtos. Em 10 setembro de 2010, foi comunicado ao mercado que a Fertilizantes Fosfatados S. A. – Fosfértil, em Assembléia Geral Extraordinária realizada nesta data, aprovou: (i) a incorporação da Fertifos Administração e Participação S. A. Fertifos) pela Fosfértil, nos termos do fato relevante datado de 23 de agosto de 2010, om o intuito de simplificar a estrutura societária, tendo em vista que, após a aquisição indireta do controle da Fosfértil pela Vale S. A a manutenção da Fertifos não mals se justificava, já que se tratava de um veículo constituído pelos seus antigos acionistas controladores; e (ii) a alteração da denominação social de Fertilizantes Fosfatados S. A. – Fosfértil para Vale Fertilizantes S. A. , mantendo-se Inalterados todos os seus ativos, suas atividades sociais, bem como sua estrutura Societária. . 19 Natureza e ramo de atuação. A Vale Fertilizantes S. A. (antiga Fertilizantes Fosfatados S. A. Fosfértil) tem por objetivo a fabricação de fertilizantes e outros produtos para a agricultura por meio do aproveitamento de jazidas minerais próprias e, ainda, o comércio, o transporte, a exportação e a importação desses produtos, o agenciamento por conta de terceiros, a prestação de serviços de industrialização a terceiros e a participação em outras sociedades comerciais ou civis, nacionais ou estrangeiras, como socia, acionista ou cotista.

A subsidiária integral Ultrafértil S. A. (“Ultrafértil” ou “subsidlána integral”) tem po A subsidiária integral Ultrafértil S. A. (‘Ultrafértil” ou “subsidiária ntegral”) tem por atividades principais a industrialização e a comercialização de fertilizantes e produtos químicos e a operação de terminal portuáno próprio de uso misto. 3. 20 Informações sobre o porte da empresa. A Vale tem investido em fertilizantes para abastecer o mercado brasileiro e ajudar a desenvolver a agricultura do país.

Em 2010, adquiriu a Fosfértil (atual Vale Fertilizantes SIA) e os ativos de nutrientes da Bunge no Brasil (Vale Fosfatados). para liderar o mercado global. Projetos têm sido desenvolvidos e portfóllos de ativos de fertilizantes adquiridos com o objetivo de os próximos sete anos já que vai se beneficiar ainda do aumento de capacidade de produção decorrente dos investimentos em curso e da captura das sinergias e otimizações que as operações combinadas trazem.

A via de crescimento orgânico é suportada por projetos como o Salitre, novo complexo mineroquímico Localizado no município de patrocínio (MG) e uma das principais iniciativas de expansão da empresa. Com entrada em operação prevista para 2014, o Salitre ampliará em mais de 2Mt/ano a capacidade de produção de rocha fosfática destinada a produtos de alta concentração, além de permitir a continuidade das perações da Vale Fertilizantes em patamar elevado no longo prazo.

Além do Salitre – projeto greenfield de grande relevância para a Vale Fertilizantes -, expansões como as do complexo de Uberaba (MG, em fase final de implantação), da planta de beneficiamento de Araxá (MG, obra finalizada e operação em fase de ramp-up) e das insta PAGF 7 da planta de beneficiamento de Araxá (MG, obra finalizada e operação em fase de ramp-up) e das instalações de Piaçaguera (SP, fase final de desenvolvimento com aprovação do projeto prevista para 2011) determinam crescimento da participação da empresa em todos os segmentos em que já atua. 21 Principais equipamentos. Principais Serviços e Equipamentos Disponíveis O Terminal Marítimo da Vale Fertilizantes, localizado em Santos (SP), é um dos maiores do mundo para descargas de enxofre e fertilizantes, c que permite agilidade no desembarque de insumos e produtos. Sua capacidade de movimentação de produtos – amônia e granéis sólidos – é de 2,3 milhões de toneladas por ano. Seu descarregador permite receber, por hora, 1. 200 toneladas de granéis sólidos.

O equipamento, fabricado na Alemanha e montado no próprio terminal, é único em toda a América do Sul. Em granéis sólidos, o TUF descarrega, em média, 12 mil oneladas/dia de enxofre e 10 mil toneladas/dia de fertilizante; também descarrega amônia direto para um tanque com capacidade para 20 mil toneladas, a uma temperatura negativa de 330 c. É composto por um pier de 177 metros de comprimento e 10,36 metros de profundidade, que permite a ancoragem de navios com peso total de até 67 mil toneladas.

Também conta com um modal ferroviário, com bitola mista, que liga o terminal ? malha ferroviária externa, permitindo o acesso direto às demais unidades e aos clientes da empresa. O local opera com um sistema de carregamento de vagões – uma rede de esteiras ue leva o produto do descarregador até os funls, por onde é colocado no trem. Como em todas as unidades da empresa, o cuidado com o meio ambiente é uma constante no local. O pátio de enxofre, por exemplo, conta PAGF 8 OF o cuidado com o meio ambiente é uma constante no local.

O pátio de enxofre, por exemplo, conta com um sistema especial que libera uma resina líquida sobre a carga; em contato com o enxofre, essa resina forma uma pelicula protetora, impedindo a dispersão do pó no meio ambiente. A operação é totalmente automatizada e está dentro das mais rigorosas normas de segurança. A programação de toda a logística do Terminal é realizada pela Gerência Executiva do Terminal Marítimo da Vale Fertilizantes. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (13) 3369 9318.

ISPS Code O Terminal Marítimo da Vale Fertilizantes recebeu, em 2004, a Declaração de Cumprimento dos princípios do ISPS Code – Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias. Restrições para atracação I Capacidade de descarga I • Calado 34 pés • Enxofre | 12. 000 t/dia • Comprimento máximo do navio | 225 m I • Fertilizante I 10. 000 t/dia I • | 48. 000 t • Amônia 400 t/hora ?? Deslocamento 67. 000 t I 3. 22 Composição da força de trabalho, incluindo quantidade A estrutura organizacional do conselho de administração é a seguinte: Ilustração 1 .

Organograma do conselho administrativo da VALE. A estrutura organizacional das Diretorias Executivas é a seguinte: Ilustração 2. Organograma das Diretórias da VALE. O DIPM está sobre responsabilidade do senhor Jose Lancaster, Diretor Executivo do DEJL como demonstra a estrutura a seguir: Ilustração 3. Organogram Executiva DEJL. Diretoria Executiva DEJL. Fonte: Organograma interno O DIPM é dirigido pelo senhor Eduardo Ledsham responsável pela strutura que segue abaixo: Ilustração 4. Organograma do Departamento de Desenvolvimento de Projetos Minerais. . 23 Principais produtos. A Vale Fertilizantes fornece matérias-primas e produtos intermediários utilizados na produção de fertilizantes, na industrial qu(rmca e para a nutnção animal. Nesses dois segmentos, os itens produzidos pela empresa são: Ácido Fluossilícico • I Rocha Fosfática Úmida • Ácido Fosfórico • Superfosfato Simples (SSP) – Farelado Ácido Nítrico – 53% • I Superfosfato Simples Amoniado (SSPA) I Ácido Nítrico Concentrado •l Superfosfato Triplo (TSP) –

Farelado Grosso Ácldo Sulfúrico I • I Superfosfato Tnplo (TSP) – Granulado I Amônia Anidra I •I ULTRAPECO Concentrado Fosfático I • (Nitrato de Amônio de Baixa Densidade) I Foscálcio • I ULTRAPRILL EGAN@ (Nitrato de Amônio) • Fosfato Diarnônico (DAP) •I ULTRAPRILL PCUS (Nitrato de Amônio Denso) Fosfato Monoamônico (MAP) – Piaçaguera I •l Uréia Fertilizante Fosfato Monoamônico (MAR) – Uberaba • I Fertilizante Mineral 00-22-00 Nitrato de Amônio Fertilizante I • IJréia Técnica • Rocha Fosfática Seca I 3. 24 Denominação do P-AGF 10 n s de fornecedores,

Pratica de ensino

0

A lição dos gansos No outono, quando se vê bandos de gansos voando ao sul, formando um grande “V” no

Read More

Interpretação da lei penal

0

1 INTERPRETAÇÃO DA LEI PENAL QUANTO AO SUJEITO Quanto ao sujeito, a interpretação pode ser autêntica, doutrinária ou jurisprudencial. .

Read More