Pirataria de software
Softwares Nome: Marcos Vinicius Alves de Almeida Prof: Ulisses Costa de Vasconcelos Pirataria de Software Embora praticamente todos saibam que copiar elou distribuir ilegalmente software coberto por direitos autorais constitui pirataria, o que muitos não sabem é que a posse de software copiado ilegalmente também é uma forma de pirataria. Na verdade, há diferentes modalidades de pirataria de software. to view nutgEge Conhecer as várias f pode proteger você prática, mesmo defo a Tipos de pirataria de Pirataria do usuário fl ora -edade intelectual er ligação com tal iam software sem ter a devida licença para cada c pia.
Isso inclui tanto a cópia e a distribuição informal entre pessoas ou empresas que não monitoram rigorosamente o número de licenças de software instaladas, como as pessoas ou empresas que não adquiriram licenças em número suficiente para cobrir todas suas instalações de software. Software pré-lnstalado: quando um fabricante de computadores utiliza uma cópia de software para instalá-la em mais de um computador. Ao adquirir um PC novo, os consumidores devem ficar atentos à correta documentação da licença, o que lhes ssegura o benefício pelo preço pago pelo produto.
Mais informações sobre este tópico estão na página do COA. Pirataria pela Internet: quando cópias não autorizadas são instaladas no computador via Internet. Quando um produto estiver disponível para download via Internet, assegure-se que o são feitas cópias ilegais de software e estas cópias são distribuídas em embalagens que imitam a embalagem do fabricante do software original. Estes pacotes de software normalmente incluem cartões de registro falsificados, com números de série não autorizados.
Licenças de software Uma Licença de Software é uma definição de ações autorizadas (ou proibidas) no âmbito do direito de autor de um programador de software de computador concedidas (ou impostas) ao usuário deste software. Entende-se por usuário qualquer entidade legal, empresas ou um “usuário final (doméstico)”, origem da expressão End User License Agreement (EULA). Quando uma licença acrescenta restrições para além das existentes no direito de autor, o usuário tem normalmente de aceitar que lhe sejam impostas estas restrições para poder sequer utilizar o software.
Aqui reside a principal diferença entre uma Licença de software livre e uma licença de software não- livre: as licenças de Software Livre acrescentam direitos face aos já concedidos pelo direito de autor, deixando apenas para o ato de redistribuição as únicas regras que impõem. Freeware: software proprietário que é disponibilizado gratuitamente, mas não pode ser modificado. ware: é o software disponibilizado gratuitamente por um período de tempo ou com algumas funções abertas, mas que implica no posterior pagamento pela sua licença. ersão de teste de vários softwares. isponibilizada algumas funções, geralmente por 30 dias, para que o usuário experimente o programa para saber se ele atende às suas necessidades. Demo: versão de demonstração, semelhante ao Trial. É poss[vel suas necessidades. Demo: versão de demonstração, semelhante ao Trial. É possível usar o programa por um tempo ou com apenas algumas funções disponíveis. Software Livre Qualquer programa que tem a liberdade de ser usado, copiado, modificado e redistribuído.
Opõe-se ao conceito de software proprietário. Pode ser vendido ou disponibilizado gratuitamente. Um caso é o da Red Hat que comercializa o Red Hat Enterprise Linux. A possibilidade de modificações implica na abertura de seu código fonte. A maioria dos softwares livres é licenciada como GNU GPL ou BSD. Software Proprietarios é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidos pelo autor em determinado grau. ? necessário solicitar permissão ou pagar para utilizar. Pode ser freeware, shareware, trial ou demo. Linguagens de programação de alto nivel Linguagem de programação de alto nível é o que se chama na Ciência da Computação de linguagens de programação com um ível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas ? arquitetura do computador.
O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções e registradores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível. Por se tratar de uma classificação subjetiva, isto é, sem limites bem definidos, não é possível afirmar que “determinada linguagem pode ser mals humana que outra”. Apesar disso, or questão de praticabilidade e objetividade, a classificação geralmente se limita em “linguagem de alto nível” e “linguagem de baixo nível”.
Alg PAGF3ÜFd classificação geralmente se limita em “linguagem de alto nível” e “linguagem de baixo nível” Alguns exemplos de linguagens de alto nível: ASP, ActionScript, C/C++, pascal/Object pascal ,Euphoria, Java, PHP, python, TCI, BasiCNisual Basic. Linguagens de baixo nível São linguagens totalmente dependentes da máquina, ou seja, que o programa que se realiza com este tipo de linguagem não pode ser migrado ou utilizado em outras máquinas. Ao estar raticamente desenhado a medida do hardware, aproveitam ao máximo as características do mesmo.
Dentro deste grupo se encontram: A linguagem máquina: esta linguagem ordena ? máquina as operações fundamentais para seu funcionamento. Consiste na combinação de Oise 1 para formar as ordens entendíveis pelo hardware da máquina. Esta linguagem é muito mais rápida que as linguagens de alto nível. A desvantagem é que são bastante diffceis de manejar e usar, além de ter códigos fonte enormes onde encontrar uma falha é quase impossível. A linguagem Assembler é um derivado da linguagem máquina e stá formada por abreviaturas de letras e números chamados mnemotécnicos.
Com o aparecimento desta linguagem se criaram os programas tradutores para poder passar os programas escritos em linguagem assembler a linguagem máquina. Como vantagem com respeito ao código máquina é que os códigos fontes eram mais curtos e os programas criados ocupavam menos memória. As desvantagens desta linguagem continuam sendo praticamente as mesmas que as da linguagem assembler, acrescentando a dificuldade de ter que aprender uma nova linguagem difícil de provar e manter.