Planejamento
Definição de planejamento de canteiros O planejamento de um canteiro de obras pode ser definido como o planejamento do layout e da logística das suas instalações provisórias, instalações de segurança e sistema de movimentação e armazenamento de materiais. O planejamento do layout envolve a definição do arranjo físico de trabalhadores, materiais, equipamentos, áreas de trabalho e de estacagem (FRANKENFELD, 1990).
De outra parte, o planejamento logístico estabelece as condições de infra-estrutura para o desenvolvimento do processo produtivo, estabelecendo, por exemplo, as condições de armazenamento transporte de cada material, a tipologia das instalações provisórias, o mobiliá segurança de uma se adotada, considera-s segurança no trabalh como o treinamento OFY p instalações de om a definição assuntos de roteções físicas, tais nálises de riscos, não fazem parte da atividade planejamento de canteiro. Tal definição deve-se a complexidade e as particularidades de planejamento de segurança.
Objetivos do planejamento de canteiros: O processo de planejamento do canteiro visa a obter a melhor utilização do espaço físico disponível, de forma a possibilitar ue homens e máquinas trabalhem com segurança e eficiência, principalmente através da minimização das movimentações de materiais, componentes e mão-de-obra. Tommelein (1992) dividiu os múltiplos objetivos que um bom planejamento de canteiro deve atingir em duas categorias principais: Swipe to next principais: (a) objetivos de alto nível: promover operações eficientes e seguras e manter alta a motivação dos empregados.
No que diz respeito à motivação dos operários destaca-se a necessidade de fornecer boas condições ambientais de trabalho, tanto em termos de conforto como de segurança do trabalho. Ainda dentre os objetivos de alto nível, pode ser acrescentada à definição de Tommelein (1992) o cuidado com o aspecto visual do canteiro, que inclui a limpeza e impacto positivo perante funcionários e clientes.
Não seria exagero afirmar que um cliente, na dúvida entre dois apartamentos (de obras diferentes) que o satisfaçam plenamente, decida comprar aquele do canteiro mais organizado, uma vez que este pode induzir uma maior confiança em relação a qualidade da obra; (b) objetivos de baixo nível: minimizar distâncias de transporte, minimizar tempos de movimentação de pessoal e materiais, inimizar manuseios de materiais e evitar obstruções ao movimento de materiais e equipamentos.
Tipos de canteiro De acordo com Illingworth (1993), os canteiros de obra podem ser enquadrados dentro de um dos três seguintes tipos: restritos, amplos e longos e estreitos. Tipo de canteiro (restrito) é o mais frequente nas áreas urbanas das cidades, especialmente nas áreas centrais. Devido ao elevado custo dos terrenos nessas áreas, as edificações tendem a ocupar uma alta percentagem do terreno em busca de maximizar sua rentabilidade.
Em decorrência disto, Illingworth (1993) afirma ue os canteiros restritos são os que exigem mais cuidados no planejamento, devendo-se seguir uma abordagem criteriosa para tal tarefa. Illingworth (1993 devendo-se seguir uma abordagem criteriosa para tal tarefa. Illingworth (1993) destaca duas regras fundamentais que sempre devem ser seguidas no planejamento de canteiros restritos: (a) sempre atacar primeiro a fronteira mais difícil; (b) criar espaços utilizáveis no nível do térreo tão cedo quanto possível. A primeira regra recomenda que a obra inicie a partir da divisa mais problemática do canteiro.
O principal objetivo é evitar ue se tenha de fazer serviços em tal divisa nas fases posteriores da execução, quando a construção de outras partes da edificação dificulta o acesso a este local. Os motivos que podem determinar a criticalidade de uma divisa são vários, tais como a existência de um muro de arrimo, vegetação de grande porte ou um desniVel acentuado. A segunda regra aplica-se especialmente a obras nas quais o subsolo ocupa quase a totalidade do terreno, dificultando, na fase inicial da construção, a existência de um layout permanente.
Exige-se, assim, a conclusão, tao cedo quanto ossível, de espaços utilizáveis ao nivel do térreo, os quais possam ser aproveitados para locação de instalações provisórias e de armazenamento, com a finalidade de facilitar os acessos de veículos e pessoas, além de propiciar um caráter de longo prazo de existência para as referidas instalações. Bibliografia • Administração, Conceitos e Aplicações – Leon C. Megginson, Donald C. Mosley, Paul H. Pietri, Jr / Edição Harbra; • Planejamento Estratégico , Conceitos, Metodologia e Práticas Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira / Editora Atlas, 80 edição; 3