Planejamento urbano

Categories: Trabalhos

0

Tecnologia em Gestão Pública Urbano INSTITUTO FEDERAL Melissa Litzinger Ritzmann e Ministério da Educação I Curso Superior de Disciplina: Planejamento Professores: o Augusto Hasenauer Zaitter PARANÁ I EAD -lal Studia OFII p to nut page DIAS IMUNlCíPIO: DISCENTES: I TURMA: LONDRINA IANDRÉ LUIS LEITE APARECIDA POZZOBOM AYRES CRISTIANO OKAMIJRA EDINAEL BORGES DE OLIVEIRA IDALINA DE CÁSSIA SOFIA QUARTA MANHA 08 ATIVI DADE SUPERVISIONADA PLANEJAMENTO URBANO Pesquise em seu município os cinco objetivos principais do Planejamento Urbano descritos na aula 21 da apostila (p. 13), e esponda, em no máximo quatro linhas em cada pergunta: 1. Dados do município Nome do municipio: Londrina Região: Norte Estado: Paraná populaçao: 510. 707 habita Imagem 2. 1 . Descreva qual a imagem da sua cidade. A cidade de Londrina possui vários pontos turísticos e áreas verdes como: Lago Igapó, Parque Arthur Thomas, Mata do Godoy, Lago Norte, entre outros. Além disso, possui também áreas de lazer como: Zerão e Moringão. Destaca se pelo grande investimento imobiliário no crescimento vertical e também a nos últimos anos na construção de condomínios horizontais.

Não tem grandes investimentos em indústrias. ? uma cidade que vive praticamente do comércio, principalmente varejistas e médico hospitalar. 2. 2. Como ela é conhecida? Londrina é conhecida como a pequena Londres, uma das cidades que possui mais instituições de ensino superior (UEL, Unifil, Unopar, PIJC, Inesul, Pitágoras, Uninorte). Importante pólo de desenvolvimento regional e nacional, Londrina exerce grande influência sobre o norte do Paraná. Possui na área medica hospitalar uma excelente referencia. 2. 3. A imagem da cidade é reconhecida por qual motivo?

Londrina já foi conhecida como “capital mundial do café”. Que nao é mais a realidade atual. Existe pouca propriedade que insistem na produção do café. Depois da geada de 1975 0 produtor passou a fazer rodízio de culturas como milho, trigo, soja, algodão, etc. Hoje Londrina é uma cidade tipicamente comercial. 2. 4. Como gostaria que fosse a imagem da sua cidade? Gostaríamos que a cidade de Londrina fosse mais planejada. Substituísse as favelas por conjuntos habitacionais com acessibilidade aos mais carentes. Construções de avenidas mais amplas e vias rápidas, para evitar o congestionamento nos horários de pico.

Mais seguran a e mais áreas de lazer. Maior investimento na área de s ão. Tivesse solução para 30F Paraná. Além dos brasileiros, vieram pessoas da Alemanha, Itália, Japão e outros países. A população atual de Londrina reflete esta mistura de povos. 2. 6. Qual é a origem de sua cidade? O governo brasileiro convidou a firma inglesa Paraná Plantations Ltda. , para cultivar algodão. O empreendimento fracassou. Houve uma mudança de plano para aliviar os prejuízos. Criaram a Companhia de Terras Norte do Paraná. O projeto fracassado do algodão se tornou o bem sucedido projeto imobiliário.

Londrina foi colonizada por ingleses e seu nome significa “Filha de Londres”. 2. 7. Como podem difundir sua cultura? Através das artes (FILO – Festival Internacional de Londrina), manifestações populares, Parque de Exposições Governador Ney Braga, entre outros. 2. 8. Em quais espaços da cidade podem manifestar sua história? Calçadão, Marco Zero, Parque de Exposições Governador Ney Braga, Museu, Centro Cívico, Aeroporto. 3. Ambiente Natural 3. 1 . Os munícipes sabem respeitar a natureza e seus espaços? Cite um exemplo.

Não, a cidade possui um projeto de coletas de reciclagem, mas os munícipes não estão aderindo a esse projeto, nao está havendo a onscientização da população londrinense. 3. 2. Há a presença de ocupações irregulares em seu município? Apresente um mapa da cidade e localize-as neste mapa. Sim. [pic] Fonte: UEL. br/revistas/atlas ambiental/EXPANSAO/ Ocupacoeslrregulares. ipg 40F instituiu o Fundo Municipal do Meio Ambiente e o Inciso II do Artigo no 109 da Lei Orgânica do Município de Londrina que assegura a preservação, a proteção e a recuperação do ambiente natural e cultural. 4. Arquitetura 4. 1 .

Existem parâmetros de construção em seu município? Cite um exemplo juntamente com imagem, foto, mapa, etc. Sim, a lei na 10. 37/2008, instituiu as diretrizes do Plano Diretor Participativo do Município de Londrina – PDPML, e integram o Plano Diretor as seguintes leis, lei do Perímetro Urbano, lei do Zoneamento uso e Ocupação do Solo Urbano, lei do Parcelamento do Solo Urbano, lei de Preservação do Patrimônio Cultural, lei do Sistema Viário, o Código de obras e Edificações, o Código de Posturas e o Código Ambiental. O Plano Diretor de 1998 institui a descentralização do comércio e da verticalização. picl ponte: farm4. static. flickr. com/308112722232117 f6efa494fd _o. jpg&imgrefurl-http://66249. 128. 93/showthread. php%3Ft . 2. Há alguma ordem arquitetônica do espaço em seu município? Cite exemplo Juntamente com Imagem, foto, mapa, etc. Sim, com a criação do código de obras de 1951 tivemos a implantação dos recuos e também a implantação das áreas de fundo de vale, que trazem um diferencial especial à cidade, o Terminal Rodoviário de Londrina, José Garcia Villar, que teve seu projeto original executado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Fonte: upload. wikimedia. o ommons/b/bl /Termina s OF urbano primordialmente do sistema viário trouxe a interpretação errônea dos espaços da região central e outras, fizeram com que trânsito, em horário de pico, fique totalmente congestionado. 5. Espaços Públicos 5. 1 . Os espaços públicos são reconhecidos como propriedade pelos munícipes? Explique, Não, porque os munícipes acham que a responsabilidade de cuidar dos espaços públicos e somente do poder publico. 5. 2. ? possível verificar a correta manutenção dos espaços públicos pelos munícipes e pelo setor público? 5. 3. Em toda a cidade ou em locais específicos? Se somente em locais específicos, cite quais são. Não, em toda a cidade. 6. Espaços Multifuncionais 6. 1 . Os espaços públicos em sua cidade apresentam espaços ultifuncionais? Cite um exemplo juntamente com Imagem, foto, Sim, a Praça Tomi Nakagawa. Fonte: google. com. br/mgres? imgurl=http:/mww. marcosgois. com 252FNishinomya. pg&imgrefurl=http://www. marcosgois. com TM 26um%3D1 %26hl %3DPt- 6. 2. Em seu município há diferentes tipos de uso Agosto de 2001 1. Cite as etapas apresentadas na Agenda 21 Local. I. cidade sustentável, Il- agricultura sustentável Ill- infra-estrutura e integração regional IV- gestão dos recursos naturais V- redução das desigualdades sociais Vl- ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável 12. Apresente o conteúdo já elaborado da Agenda 21 de seu municip10. LEI: Art. 0 Fica implantada a Agenda 21 do Município de Londrina, que consiste em um plano de ação estratégico com a finalidade de promover em escala municipal novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica com a inserção de novas posturas diante dos usos dos recursos naturais, a alteração de padrões de consumo le a adoção de tecnologias mais brandas e limpas que assegurem a manutenção da qualidade do ambiente natural e dos ciclos da iosfera no âmbito municipal.

I Art. 20 A Agenda 21 Municipal obedecerá aos princípios maiores extraídos da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente I le Desenvolvimento (CNUMAD a ECO-92. promover o desenvolvimento sustentável, as I estratégias de combate à pobreza e à miséria, a necessidade de introduzir mudanças nos padrões de produção e consumo, as inter-relações entre sustentabilidade e dinâmica demográfica e as propostas para a melhoria da saúde pública e da qualidade de vida dos assentamentos humanos; II – conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento: manejo dos recursos naturais (incluindo solos, água, mares e I energia) e de resíduos e substâncias tóxicos de forma a assegurar o desenvolvimento sustentável; III – fortalecimento do papel dos principais grupos sociais: as ações necessárias para promover a participação, nos processos decisórios dos segmentos sociais mais relevantes para garantir a participação dos jovens, dos povos indígenas, das organizações I não-governamentais, dos trabalhadores e sindicatos, dos representantes da comunidade científica e tecnológica, dos agricultores I le dos empresários; IV – meios de implementação: os mecanismos financeiros e nstrumentos jurídicos nacionais e internacionais existentes e a serem I criados com vistas à implementação de programas e projetos orientados para a sustentabilidade. Art. a A Agenda 21 destacará, nas áreas de programa que acompanham os capítulos temáticos, a capacitação individual e ressaltará a necessidade de ampliar o horizonte cultural e o leque de oportunidades para os jovens a fim de que governos e organizações da sociedade romovam programas educacionais iv[duos sobre a para propiciar a conscienti 80F as seguintes temáticas: I – cidade sustentável, que consiste em novos instrumentos de estão voltados para o Município que favoreçam a administração apóiem a rede urbana, em linha com as premissas do desenvolvimento sustentavel, passando pelo uso e ocupação do solo; pelo planejamento e pela gestão urbana; pela habitação e melhoria das condições ambientais; pelos serviços de saneamento, água, I esgoto, resíduos sólidos e drenagem; pela prevenção, controle e mitigação dos impactos ambientais; pela relação economia-ambiente urbano; pela conservação e reabilitação do patrimônio histórico; pelo transporte e rede urbana e pelo desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos;

II – agricultura sustentável, considerando as questões como agricultura intensiva e expansão da fronteira agrícola; conservação I dos solos, produtividade e emprego de nutrientes químicos e defensivos; Irrigação; impactos da passagem de um modelo agrícola químico-mecânico para modelo baseado em novas tecnologias, como a biotecnologia e a informática; produtividade e melhoramento genético; assentamentos rurais e fontes energéticas; saúde e educação no campo; emprego agrícola; tecnologias, agroecologia I agrossilvicultura; agricultura familiar; reforma agrária e extensão ural; legislação; sistema de crédito rural; zoneamento e mercado; III – infra-estrutura e integração regional com ações nas áreas de transporte, energia e comunicações, que compõem o conjunto Ide atividades para a reconstru 30 e modernização da infra- estrutura econômica do p ndo maior integração das concordância, a fim de que os espaços atingidos se I beneficiem do crescimento sem sofrer o ônus dos impactos negativos sobre o ambiente e a qualidade de vida que o modelo anterior produziu e com o desenvolvimento de sistemas de transporte mais eficientes, menos poluentes, mais seguros e com menor otencial I poluidor; IV – gestão dos recursos naturais com a proteção, a valorização e o uso dos recursos naturais, envolvendo legislação atualizadal le abrangente, instrumentos e sistemas avançados de monitoramento e controle e políticas de apolo ao desenvolvimento tecnológico I voltado para a gestão adequada dos recursos naturais; V – redução das desigualdades sociais com a produção de diagnósticos que subsidiem as políticas públicas, privilegiando os grupos populacionais considerados vulneráveis, como mulheres, crianças, adolescentes, índios, negros, jovens e adultos com I ouca instrução, pesquisando e estudando os fatores determinantes da pobreza e suas inter-relações, particularmente no que concerne ao sistema educacional, à formação profissional e ao emprego, à saúde, à dinâmica demográfica e à distribuição de renda; VI – ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável, com identificação das estratégias e ações das agências de fomento I para o desenvolvimento sustentável, identificação e desenvolvimento de tecnologias de controle ambiental e de processos limpos I Ia serem incorporados a strial, ampliação da 0 DF

Portifolio de pesquisa e pratica profissional

0

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA MARILYN SAAD S. MENDONÇA. RU:565713 ADRIANA RIBEIRO L. DOS SANTOS, RI]: RELATORIO DE PESQUISA EPRATICA PROFISSIONAL

Read More

Ad direito empresarial unisul

0

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Campus Virtual Atividade de Avaliação a Distância I [pic] Disciplina: Direito Empresarial

Read More