Plano de ação primeiros socorros

Categories: Trabalhos

0

Primeiros Socorros Plano de ação Faculdade Anhanguera Campinas – Unidade 2 Gestão de segurança privada – 10 Semestre Arthur Pietrafesa Bernardi Ra 44400882111 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 ORGANIZAÇAO DE EMPRESA 3 INSTALAÇOES ROS SOCORROS NA crs Swipe to page 4 MATERIAIS E EQUIP 5 PROFISSIONAIS NE 6 CONCLUSOES E RECOMENDAÇOES I INTRODUÇAO As condições de higiene, saúde e segurança no trabalho sempre foram uma preocupação dos trabalhadores e das organizações onde trabalham.

Entretanto, apesar dos avanços na implantação de medidas de controle e revenção e na implementaçao de leis cada vez mais rigorosas ao longo do tempo, trabalhar continua a ser uma atividade de risco, como demonstram as estatisticas nacionais sobre esta matéria. Em praticamente todos os ambientes ocupacionais estão imprescindível definir previamente quais as características do ambiente e do processo de produção e de trabalho na empresa, a fim de que sejam detalhados os agentes de nsco e disponibilizadas as formas de atendimento para as emergências relacionadas com as doenças e acidentes ocupacionais potenciais.

Essa indústria eveste-se de particular importância para a organização da unidade de primeiros socorros, tendo em vista a diversidade dos fatores de risco aos quais estão expostos os trabalhadores, bem como a gravidade das doenças e acidentes envolvidos. O atendimento na área de urgência-emergência em um local de trabalho é um atendimento que deve chegar ao trabalhador nos primeiros minutos após ter ocorrido o agravo à sua saúde, uma vez que esse agravo pode em determinados casos, levar à deficiência física ou mesmo à morte.

Assim, é indispensável que o tendimento seja rápido, inclusive com disponibilidade de transporte adequado, se necessário, para um hospital. Salienta-se que o atendimento de primeiros socorros insere -se na área médica, e, assim, mesmo contando com outros profissionais não médicos, é indispensável, que sua coordenação, regulação e supervisão direta e à distância seja efetuada por um médico. Este deverá ter um canal de comunicação com a empresa para colher informa ões adicionais para que possa decidir sobre a representações, na organização da unidade de atendimento de rimeiros socorros da empresa. INSTALAÇÕES A empresa deve fornecer todas as condições necessárias ao bom funcionamento da unidade de primeiros socorros. Nesse projeto fisico-funcional, deve-se levar em conta que uma unidade de atendimento de “Primeiros Socorros” deve dispor dos seguintes itens: a) uma sala de triagem médica elou enfermagem; b) uma sala de higienização; c) uma sala de atendimento individualizado, aplicação de medicamentos, reidratação, inalação e outros procedi mentas; d) uma sala de curativos; e) uma área para armazenamento de materiais; ) um arquivo médico; g) um sanitário; h) uma sala para depósito de material de limpeza.

Deve-se levar em conta ainda nesses projetos a importância da infecção ambiental, controlando-a por meio de ambientes não favoráveis a sua disseminação. 4 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS São considerados como equipamentos mínimos necessários ao funcionamento de todos os serviços de urgência (inclusive os de atendimento prmário e secundário), os seguintes itens: a) estetoscópio; b) esfigmonanômetro; c) termômetro;37 d) material de entubação e ventila ão (sonda endotraqueral mbu ou cadeiras apropriadas; p) iluminação de emergência; q) ambulância; r) telefone; s) inaladores e material adequado para seu uso.

Todo o equipamento deverá estar em perfeitas condições de uso, e de fácil acesso ao médico. Quanto aos medicamentos essenciais, o mínimo necessário a todos os serviços de urgência e que deverão estar de fácil acesso a médicos e enfermeiros são: a) soros diversos; b)analgésicos; b) antiespasmódicos; c)medicamentos anestésicos (local e geral); d)corticóides e) antiarrítmicos; f) cardiotônicos; g)adrenalina; h)hipotensores; ) antibióticos; j)égua destilada; k)NaCI e KCL,• l) glicose e 50%; m)benzodiazepinicos; n) antieméticos. PROFISSIONAIS NECESSÁRIOS Deverá ser previsto pessoal especificamente para a aplicação d pnmelros socorros na empresa. Profissionais da área de saúde Médico Coordenador-Supemisor O médico deverá explicar pnGFd 5 e orientar quem está da intervenção conservadora no atendimento do paciente, é habilitado a realizar procedimentos, sob prescrição médica, na vítima do trauma e de outras emergências médicas, dentro do âmbito de sua qualificação rofissional. Enfermeiro Profissional de nível superior, habilitado para ações de enfermagem no atendimento de primeiros socorros aos pacientes e ações administrativas e operacionais, inclusive para ministrar cursos de orientação para os trabalhadores da empresa. Profissionais não oriundos da área de saúde – Telefonista Profissional de nível básico, habilitado a prestar atendimento telefônico ? empresa. Pode anotar dados básicos sobre a solicitação de socorro (localização, identificação do solicitante, natureza da ocorrência) e prestar nformações gerais.

Condutor Profissional de nível básico, habilitado a conduzir veículos d a empresa. Devera auxiliar os funcionários da unidade de primeiros socorros, quando necessário. Sua atuação nos assuntos referentes ao manejo do paciente deverá ser supervisionada diretamente pelos profissionais da equipe. 6 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES A legislação, com a exigência de que as empresas disponham de unidades de “Primeiros Socorros”, abriu novas possibilidades de assegurar a saúde e integridade física r, mitigando dores e s OF5

O ato infracional com expressão da violência urbana

0

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO.. 2. O ATO INFRACIONAL COM EXPRESSÃO DA VIOLÊNCIA 2. 1.. A adolescência segundo o estatuto da criança

Read More

Avaliação das condiçoes de trabalho

0

CONDIÇOES DE TRABALHO NAS MARCENARIAS E CARPINTARIAS NO MUNICIPIO DE SETE LAGOAS Existe uma multiplicidade de micro e pequenas empresas,

Read More