Plantas (alub)

Categories: Trabalhos

0

I Série: 20 ano I Disciplina: Biologia LISTA DE RECUPERAÇÃO – 20 ANO QUESTÃO l- (IJNB 10 vest/2010) AS plantas vasculares desenvolveram não só um sistema radicular que lhes permite absorver, do exterior, água e sais minerais, mas também um sistema condutor formado por dois tipos de vasos que transportam água, sais minerais e compostos orgânicos. 1. (C) (E) Os vasos referidos no texto são o xilema, que transporta essencialmente água e sais minerais, e o floema, que transporta água, compostos org 2. C) (E) se a célula p da raiz, então um do 3. (C) (E) A figura II ilu está esquematizado 7 rod,l S. wp view nent page gura I for uma célula or ela é C6H1206. ema de transporte 4. (C) (E) Nos vegetais cujo sistema de transporte corresponde ao ilustrado na figura l, gametófito é a fase duradoura. 5. (C) (E) O desenvolvimento de tecidos especializados no transporte de substâncias foi fator importante no processo evolutivo dos vegetais terrestres, dado que viabilizou o aparecimento e o sucesso de plantas de grande porte.

QUESTÃO 2- (Una,’ 10 e 20 vestibulares – 2009) Assim como a razão áurea, a sequência de Fibonacci está presente em situações naturais, como no crescimento de egetais e na reprodução de animais. Trata-se de uma sequência numérica, definida da seguinte maneira: o primeiro e o segundo números da sequência são 1; os números seguintes são obtidos somando-se os dois números imediatamente anteriores na terceiro número é 2, o quarto é 3, e assim sucessivamente. Certas plantas mostram os numeros de Fibonacci no crescimento de seus galhos.

Por exemplo, a figura acima ilustra um galho de uma planta que produziu 1 folha em um 1. 0 estágio, 2 folhas no 2. 0 estágio e 3 folhas no 3. 0 estágio. Dessa forma, no 4. ” estágio esse galho, existiriam 5 folhas. Nesses galhos, normalmente, as folhas não crescem uma acima das outras, pois isso prejudicaria as folhas de baixo: elas crescem seguindo uma distribuição helicoidal, como mostrado na figura. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem. 1. C) (E) (10/2009) A disposição helicoidal das folhas no galho permite que aumente a exposição das folhas ao Sol, o que otimiza a produção de matéria orgânica. 2. (C) (E) (10/2009) As folhas mostradas na figura pertencem a plantas que possuem tecidos especializados para o transporte de substâncias. . (C) (E) (10/2009) Nas plantas com folhas como na ilustração, o floema transporta a seiva elaborada desde o tecido fotossintetizante até os órgãos consumidores. 4. (C) (E) (20/2009) O milho pertence ao grupo das angiospermas, pois produz sementes sem produzir frutos. . (C) (E) Células do gametófito de uma briófita de ciclo normal têm 30 cromossomos. Logo, 15 cromossomos serão encontrados no esporo, 30 na haste, 30 na cápsula e 15 no anterozóide. QUESTÃO 3 (UnB- 20 vest/2010 com adaptações) A maioria das pessoas dos países ricos associa as doenças tropicais às três ais conhecidas – AIDS, tuberculose e malária -, e as agências beneficentes alocam seus recursos de acordo com esse perfil. Ainda assim, um grupo de moléstias coletivamente conhecidas como doenças tropicais negligencia 2 7 perfil.

Ainda assim, um grupo de moléstias coletivamente conhecidas como doenças tropicais negligenciadas (DTNs) tem um grande impacto. Nem sempre mata, mas delibitam por causarem anemia severa, desnutrição, cegueira e atraso no desenvolvimento intelectual e cognitivo. Não são apenas resultado da pobreza, mas contribuem para sua perpetuação. Peter Jay Hotez. Os horrores do barbeiro. In: Scientific American Brasil, fev/2010 Julgue os itens a seguir relativos ao assunto abordado no texto e seus conhecimentos sobre protozooses. . (C) (E) O desmatamento e o aquecimento global contribuem para a expansão das áreas de incidência da malária, da leismaniose e da doença de Chagas. 2. (C) (E) A ocorrência das denominadas doenças tropicais remete não só as condições de vida das pessoas que habitam países pobres, muitos deles localizados na região intertropical do globo, mas também às condições climáticas favoráveis à existência de organismos causadores dessas doenças. 3.

C) (E) O modo de infecção e a forma infectante na ameb[ase e na giardiase são os mesmos, porém, enquanto a Entamoeba hystolitica é parasita do intestino grosso, a Giardia lamblia habita o intestino delgado. 4. (C) (E) A malária é uma doença que mata milhões de pessoas anualmente na África e no Brasil e para a qual não existem vacinas. Seus principais sintomas são febres geralmente a intervalos regulares, dependendo da espécie do plasmódio e lesões no fígado. 5. (C) (E) Recentemente, foram relatados no estado do Pará, casos de pessoas que contraíram doença de Chagas por ingestão de çaí.

O fruto, muito utilizado na elaboração de sucos, foi triturado juntamente com insetos conhecidos por multo utilizado na elaboração de sucos, foi triturado juntamente com insetos conhecidos por “barbeiros” ou “chupanças”, que se esconderam em cestos cheios de açaís. As pessoas que adoeceram foram infectadas pelo protozoário Leishmania brasiliensis. QUESTÃO 4 – (Una 20 Vest/ 2009 com adaptações) Um grão de milho de pipoca é formado pelas seguintes partes: pericarpo, embrião e endosperma, e é composto, principalmente, por amido, água, proteínas, minerais e gordura.

A figura abaixo lustra detalhes da produção dos gametófitos macho e fêmea e do processo de fertilização do milho. De acordo com ela e tendo como base os ciclos reprodutivos dos grupos vegetais, julgue os itens em certos ou errados. 1. (C) (E) O milho pertence ao grupo das angiospermas, pois produz sementes sem produzir frutos. 2. (C) (E) No grão de milho, como no fruto de outros vegetais, o pericarpo é um tecido que resulta do crescimento das paredes do ovário que revestem a semente. 3. C) (E) Durante o desenvolvimento do milho, o endosperma é responsável pela nutrição do embrião até a germinação da semente. 4. C) (E) Os diferentes tecidos das sementes do milho possuem a mesma quantidade de DNA. 5. (C) (E) No caso das angiospermas, um dos gametas masculinos degenera e o outro fecunda a oosfera. QUESTÃO 5 -Sobre os vírus e assuntos relacionados, julgue os itens. 1 . (C) (E) Impressionados com a notícia do poder arrasador com que o vírus Ebola vem dizimando uma certa população na África, alguns alunos de um colégio sugeriram medidas radicais para combater o vírus desta terrível doen a.

Considerando-se que este agente infeccioso apresen cas t[picas dos demais 4 27 agente infeccioso apresenta caracteristicas típicas dos demais írus, uma sugestão razoavel seria alterar o mecanismo enzimático mitocondrial do vírus para impedir o seu processo respiratório. 2. (C) (E) “Na eterna batalha que o homem vem travando em busca da cura da AIDS, um dos remédios mais utilizados é o AZT o qual, embora não cure a doença, consegue controlá-la.

Esse remédio destrói a enzima que permite a formação do DNA a partir do RNA do vírus” setembro 97). A enzima a que o texto da revista se refere é a transcriptase reversa. 3. (C) (E) Os vírus são acelulares, de constituição química simples, sempre parasitas intracelulares obrigatórios por não presentarem metabolismo próprio. Não possuem ribossomos, porém possuem sempre DNA, salvo o HIV, e podem se replicar no interior das células, sendo, por estas razões, considerados por alguns Biólogos como seres vivos. 4. C) (E) Uma dificuldade enfrentada pelos pesquisadores que buscam uma vacina contra o vírus da AIDS deve-se ao fato dele possuir uma cápsula lipídica que impede a ação da vacina. 5. (C) (E) INFECCIOSO, MAS NEM TANTO. “Enquanto o coelho infectado resistir, o vírus se reproduzirá dentro dele e irá contaminar outros coelhos. Se o vírus é muito virulento (pouco enigno), mata o coelho e morre junto com ele, sem poder infectar outros animais. Os vírus que por mutação casual (alteração de um gene), tornam-se atenuados (mais benignos) poupam suas vítimas por mais tempo.

Com isso, também vivem mais e contaminam maior número de coelhos. A seleção natural descrita neste caso explica como inúmeras doenças causadas por vírus, geralmente não letais, se espalham com mais facilidade entre as populações e são m s 7 causadas por vírus, geralmente não letais, se espalham com mais facilidade entre as populações e são mais difíceis de serem combatidas. Penso que a vida resulta da combinação de quatro processos – metabolismo, compartimentação, memória e manipulação – e de uma lei de correspondência entre memória e manipulação.

Se tomarmos isso como definição, os vírus não podem ser considerados seres vivos, pois não têm nem metabolismo nem lei de correspondência. (Antoine Danchin apud CIÊNCIA HOJE, p. 25) QUESTÃO 6 – De acordo com a confrontação do conceito de vida expresso anteriormente com características exibidas pelos vírus julgue os itens. 1 Os vírus obtêm energia usando os mesmos processos bioenergéticos celulares. . (C)(E) A organização molecular dos vírus expressa a proteção para o material genético e de reconhecimento pela célula hospedeira.

A universalidade do DNA como material genético, entre os vírus, os aproxima da condição biológica. 4. (C)(E) A condição vital está inevitavelmente associada ? estrutura celular. Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios em que a falta de hialoplasma e ribossomos impede que os mesmos tenham metabolismo próprio. 5. (C)(E) A capacidade de evoluir é uma propriedade comum aos virus e aos seres vivos. A dificuldade de produzir vacinas ficientes contra a gripe e outras viroses independe do elevado grau de mutação do patrimônio genético dos vírus.

QUESTAO 6 – Os protozoários são seres muito pequenos e tem uma estrutura muito simples. Mesmo assim seu organismo é capaz de realizar todas as atividade necessárias para seu metabolismo. Sobre o 6 organismo é capaz de realizar todas as atividade necessárias para seu metabolismo. Sobre os protozoários julgue os itens. I. (C)(E) Pertencem ao reino Protoctista, bem como as algas unicelulares eucariontes, visto que ambos são capazes de realizar fotossíntese sendo autótrofos. . (C)(E) Podem se reproduzir de forma exclusivamente assexuada por bipartição, uma divisão celular simples. . (C)(E) São encontrados na água, em ambientes terrestres e no trato digestório de alguns animais. Muitos são parasitas do ser humano causando doenças como: amebíase, doença de Chagas, leishmaniose, malária e cólera. 4. (C)(E) São classificados conforme estrutura locomotora em rizópodes – que se movimentam por pseudópodes, mastigóforos – que se movimentam por flagelos, ciliados – que se movimentam por cílios e esporozoários – que nao apresentam estrutura locomotora.

O Paramecium caudatum se movimenta por cílios e apresenta um micronucleo com função relacionada à reprodução e um macronúcleo que é responsável pelo metabolismo do protozoário. O vacúolo pulsátil presente em amebas dulcícolas e marinhas é responsável pela osmorregulação. QUESTÃO 7 – O modo de vida parasita é observado em diversos protozoários. Alguns, inclusive, como foi estudado, são parasitas humanos, responsáveis por endemias graves, especialmente em regiões subdesenvolvidas. Sobre as características da relação de parasitismo e de algumas dessas doenças, marque a alternativa incorreta:

I a) O Trypanossoma cruzi é um parasita heteroxênico que tem como um dos hospedeiros um inseto, vulgarmente conhecido como barbeiro ou chupança. I b)Tanto na amebíase, como na iardíase e na doença de Chagas, 21 ou chupança. I b)Tanto na amebíase, como na giardíase e na doença de Chagas, o modo de infecção é, normalmente, passivo. c) O uso de inseticidas pode reduzir a incidência da amebíase uma vez que insetos, como moscas e baratas, podem ser hospedeiros intermediários do protozoário causador da mesma. ) A adoção de medidas de saneamento básico pode reduzir a incidência da amebíase em uma região. ) O modo de infecção e a forma infectante na amebíase e na giardíase são os mesmos, porém, enquanto a ameba é parasita do intestino grosso, a giárdia habita o intestino delgado. QUESTÃO 8- “Cassiano escolhera mal o lugar onde se derrear: no Mosquito era tudo gente miude, amarelenta ou amaleitada, esmolambada, escabreada, que não conhecia o trem-de-ferro, mui pacata e sem ação”. (ROSA, João de Janeiro Nova Aguilar, 1995. p. 312. A palavra “amaleitada” do texto indica que, na localidade de Mosquito, havia pessoas portadoras de doença transmitida pelo seguinte vetor:a) Mosquito-palha, do gênero Phlebotomus’. b) Mosca Tse-Tsé, do gênero ‘Glossina’. c) Mosquito-prego, do gênero ‘Anopheles’. d) Bicho barbeiro, do gênero ‘Triatomal. e) Caramujo, da família ‘Planorbidae’. QUESTÃO 9 – (ENEM) – Após a ocorrência de infecção bacteriana em um criatório de animais silvestres, o médico veterinário responsável observou que os filhotes doentes de papagaios respondiam bem ao tratamento com determinado antibiótico, até o sétimo dia.

A partir daí, a infecção começava a aumentar e, aos 12 dias, o antibiótico nao era mais eficaz. Qual das alternativas abaixo explica esse fato? ) Bactérias submetidas a antibiótico tornam-se dependentes desses para seu crescimento. b) Bactéria 8 7 fato? a) Bactérias submetidas a antibiótico tornam-se dependentes desses para seu crescimento. b) Bactérias resistentes foram selecionadas pelo uso do antibiótico. c) Pequenas doses de antibiótico desenvolvem resistência em bactérias. d) O uso de antibióticos provoca o surgimento de bactérias mutantes. ) Organismos submetidos a antibióticos tornam-se mais fracos e susceptíveis a bactérias. QUESTÃO 1 0 – A parte carnosa de uma maça é considerada um pseudofruto por se originar a partira) de uma flor masculina. ) do receptáculo floral. c) de um ovário não fecundado. d) do ovário fecundado de uma flor feminina. e) do ovário fecundado de uma flor hermafrodita. QUESTÃO 1 1 -Frutos partenocárpicos que surgem naturalmente, sem interferência humana, são os dea) macieiras_b) pereiras. c) bananeiras. d) ameixeiras. ) pessegueiros. QUESTAO 12 -Um tecido vegetal formado por células mortas, em decorrência da impregnação de suberina em suas paredes, e chelas de ar encontra-sea) no interior das folhas. b) na superfície das folhas. c) na zona subapical da raiz. d) na zona de distensão do caule. ) na casca do tronco das árvores. QUESTÃO 13 -As plantas do cerrado da região central do pais estão sujeitas a incêndios periódicos. Após o fogo, dos troncos chamuscados começam a surgir brotos que devolvem, gradualmente, o verde à região.

Como uma adaptação importante em árvores sujeitas a essas condições, pode-se citar a presença de:a) casca grossa. b) epiderme revestida de cera. c) tecido de reserva de água. d) folhas modificadas em espinhos. e) estômatos permanentemente fechados. QUESTÃO 14 -À medida que algumas plantas envelhecem, uma parte de seu lenho deixa de funcionar omo tecido condutor, ficando composta de células morta parte de seu lenho deixa de funcionar como tecido condutor, ficando composta de células mortas, podendo estar impregnada de substâncias aromáticas, corantes ou antissépticas.

Essa descrição corresponde a(o):a) peridermeb) súberc) cerned) alburnoe) troncoQUESTÃO 15 -As células vegetais jovens (meristemáticas) possuem inúmeras e pequenas bolsas membranosas que se fundem com o amadurecimento celular e em cujo interior encontra-se uma solução aquosa de proteínas, açúcares, íons inorgânicos, pigmentos hidrossolúveis e enzimas hidrolíticas. Essas estruturas são:a) os vacúolos,b) os cloroplastosc) o complexo de Golgid) os lisossomos,e) os leucoplastos.

QUESTÃO 16- O azeite é extraído do fruto da oliveira, a azeitona. Este fruto apresenta o pericarpo suculento. Durante a formação do fruto, o pericarpo é resultante do desenvolvimentoa) do óvulo fecundado. b) da parede do ovário. c) da oosfera fecundada. d) do receptáculo floral. e) do endosperma da semente. QUESTÃO 17 -Leia com atenção a charge:De acordo com o tema acima e assuntos relacionados marque a alternativa correta: a) ( ) Classificar os seres vivos é uma necessidade para ompreendermos melhor a biodiversidade.

Na atual classificação as aranhas estão incluídas no reino Protoctista. b) ( ) Atualmente os sistematas entraram em consenso sobre a classificação dos seres vivos. São, portanto, cinco domínios: animalia, plantae, fungi, protoctista e monera (animais, plantas, fungos, protozoários e algas, bactérias, respectivamente). c)( ) Todas as bactérias são procariontes, mas nem todos os procariontes são bactérias. d) ( ) A moderna teoria da evolução ao aceitar como fator evolutivo a mutação, descarta o papel da seleção natural. e) ( 0 DF 27

Vaso de pressão de solda

0

sair 6a Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos ENDs – ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS – APLICADOS À FABRICAÇÃO DE VASOS DE PRESSAO

Read More

Caso cbc

0

Sistema organizacional, de direção e controle de uma empresa 1 . INTRODUÇÃO Em 1974, Cláudio Barros, gerente de uma das

Read More