Portugues
Comunicação e Expressão Variações linguísticas e sua importância para o falante nativo Todas as línguas variam no tempo e no espaço. A importância e comunica-se, ou seja, passar a mensagem para alguem adequando ao nível de linguagem ao contexto comunicativo. Varia de reglão, faixa etária, sexo, estudo, tribos ou grupos sociais. Níveis e funções da linguagem O domínio eficiente da língua, em seus variados registros e em suas inesgotáveis possibilidades de variações é uma das condições para o bom desempenho profissional e social. Níveis: Culta ou Padr- Inculta
Funções: Referencial, Metalingüística Coesão e coerência ar 3 Swipe to page oquial, Vulgar ou tica, poética, Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que se lê ou se diz. Esses mecanismos lingüísticos que estabelecem a conectividade e a retomada do que fol escrito ou dito são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a seqüência de orações dentro do texto. wlpe to vlew nexl page Paráfase Consiste em reescrever com suas palavras as ideias centrais de um texto. Consiste em um excelente exercício de redação, uma vez que desenvolve o poder de sintese, clareza e precisão vocabular. A paráfrase mantém o sentido do texto original. Paráfrase representa uma reescritura do texto original com novas palavras sem que o sentido do mesmo seja modificado.
Assim, a paráfrase é uma reprodução da idéia do autor com as palavras do discente (aluno), utilizando-se de sinônimos, inversões de períodos, etc. Trata-se de reescrever o texto original com as palavras do aluno, mas sem alterar o sentido. O autor da aráfrase deve demonstrar que entendeu claramente a idéia do texto. Além dlsso, são exigências de uma boa paráfrase: 1 . Utilizar a mesma ordem de idéias que aparece no texto original. 2. Não omitir nenhuma informação essencial. 3.
Não fazer qualquer comentário acerca do que se diz no texto original. 4. UtiIizar construções que não sejam uma simples repetição daquelas que estão no original e, sempre que possível, um vocabulário também diferente. parágrafo-padrão “Parágrafo padrão é a unidade de composição constituída por um ou mais períodos, em que se desenvolve determinada idéia entra, a que se agarram outra centra, a que se agarram outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.
Resumo – Resenha O resumo é a apresentação concisa e seletiva do texto, destacando-se os elementos mais importantes, as principais idéias do autor da obra. Um resumo analítico deve conter as principais informações apresentadas no texto, dispensando a leitura da obra completa. Já a resenha é uma apreciação crítica sobre uma obra, consistindo na leitura, no resumo, na critica e na formulação de um conceito alorativo sobre o texto resenhado.
Além de apresentar uma sintese das idéias fundamentais da obra, a resenha visa também incentivar (ou não) a leitura do texto comentado. Concordância Verba e Nominal O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1a, 2a, 3″) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo. Essa concordância é feita em gênero (masculino ou feminino) e pessoa.