Prática pesquisa educacional

Categories: Trabalhos

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB INTERATIVO EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA TRABALHO DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO ATIVIDADE AVALIATIVA II REGIANE ITABORAY RODRIGUES FLORES BELO HORIZONTE 2012 REGIANE ITABORAY RODRIGUES FLORES CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE SEGUIMENTO Trabalho apresentad Centro universitário professora: Dr. Patríc obtenção do diploma Pedagogia.

BELO HORIZONTE 201 2 INTRODUÇÃO PACE 1 ora S”ipe to next*ge a Educação, do orientação da equisito parcial para A família desempenha um papel importante na formação o individuo, pois permite e possibilita a constituição de sua essencialidade. É nela que o homem concebe suas raízes e torna-se um ser capaz de elaboração alargador de competências próprias. A fam[lia é, portanto, a primeira instituição social formadora da criança. Dela depende em grande parte a personalidade do adulto que a criança virá a ser.

Na literatura encontramos várias referências quanto à importância do melo deste estudo foi composta de 41 adolescentes (26 meninos), com média de idade de treze anos e nove meses, e suas respectivas mães u responsáveis. Esses adolescentes, quando crianças, haviam passado por avaliação e atendimento psicopedagógico de no mínimo seis meses, em uma clínica-escola de Psicologia, por dificuldade na aprendizagem escolar, e haviam recebido alta clínica há pelo menos dois anos (média três anos).

Luciana Carla dos Santos e Edna Maria Marturano Psicol. Reflex. Crit. v. 12„n2, Porto Alegre 1999. CONCLUSOES DAS AUTORAS PROCURANDO RELACIONAR ASPECTOS DO AMBIENTE FAMILIAR E SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE A APRENDIZAGEM ESCOLAR As informações foram classificadas quanto a recursos e dversidades apresentados pela família e recursos e dificuldades apresentados pela criança no início do atendimento, utilizando- se o Guia para Classificação de Recursos e Adversidades2.

Esse guia inclui as seguintes classes de recursos e adversidades na fam[lia: condições pré-natais, condições duradouras, eventos desestabilizadores, relacionamento pais-criança, sentimentos e crenças dos pais sobre a criança, práticas educativas, condições incidindo sobre a mãe, aspectos ligados ao desenvolvimento e aprendizagem, ambiente social mais amplo.

Quanto às classes elacionadas aos recursos e dificuldades da criança são incluídas as seguintes áreas: funcionamento cognitivo, área escolar, humor e afetos, sociabilidade, habilidades da vida diária, comportamento funcional. A avaliação clínica dos adolescentes, no seguimento, mostrou que pelo menos inco apresentava seguimento, mostrou que pelo menos um em cada cinco apresentava problemas adaptativos sérios, requerendo ajuda especializada.

Somando-se à condição antecedente de maior vulnerabilidade pessoal na meninice, os adolescentes mais prejudicados parecem ter sofrido maior acúmulo de adversidade amiliar naquela fase. Algumas condições se repetem nos dois momentos, sugerindo estabilidade em fatores negativos como adversidade crônica e problemas de relacionamento pais-criança. Sendo o contexto familiar a principal fonte externa de recursos de que a criança dispõe para lidar com a adversidade, pode-se supor que a sobrecarga de situações adversas tenha tornado menos potente o suporte oferecido pela famaia.

Uma variável que merece atenção especial no seguimento é a relacionada às dificuldades de relacionamento pais-filhos, que neste período da dolescência tem uma implicação ainda maior no ajustamento do adolescente. As dificuldades de relacionamento pais-filhos reforçam nos filhos a busca de companheiros que nem sempre são adequados. No momento atual, em relação à escolaridade, não só as dificuldades familiares e pessoais do grupo mais vulnerável são maiores, como também seus recursos são mais reduzidos. Elaborado e testado por Marturano, Alves e Santa Maria (1996). As diferentes formas de os pais educarem e interagirem com seus filhos influem no desenvolvimento do autocontrole e de uma boa autoestima3. Este fato parece claro ao observarmos os resultados do grupo mais vulnerável, onde a familia, tanto no inicio como no segumento, apresentou maiores dificuldades ligadas ao relacionamento paisfilho PAGF3ÜFd como no seguimento, apresentou maiores dificuldades ligadas ao relacionamento paisfilhos, ficando difícil proporcionar o desenvolvimento destes sentimentos nos filhos.

Estes dados parecem ainda dlretamente ligados ao fato de as famnias deste grupo, desde o início, apresentarem um maior número de adversidades. Nota-se, através dos resultados obtidos, que as nter-relações existentes entre o indivíduo e sua família afetam o nível de ajustamento psicossocial. A família deveria constituir a principal fonte de suporte aos filhos, já que quanto mais Íntimas forem as relações, maior a probabilidade de o suporte ser efetivo.

No entanto, sabe-se que muitas vezes a famllia torna-se a principal fonte de stress do filh04 Tem-se, assim, que indivíduos que contam com mais condições favoráveis ao longo de seu desenvolvimento tornam-se melhor adaptados. Em consonância com um dos pressupostos adotados neste trabalho, erificou-se que adolescentes com melhor adaptação atual contaram efetivamente com condições mais favoráveis, pessoais e familiares, na meninice e na adolescência.

Brown, Mounts, Lamborn & Steinberg, 1993; Feldman & Weinberger, 1994; Fuligni & Eccles, 1993; Steinberg, Lamborn, Dornbush & Darlin, 1992; remblay & Haapasalo, 1994; Vuchinich, Bank & Patterson, 1992. 4 Hobfoll, Freedy, Lane & Geller, 1 ggo. BIBLIOGRAFIA SANTOS, Luciana Carla dos e MARTURANO, Edna Maria — Texto. Criança Com Dificuldade De Aprendlzagem; Um Estudo De Seguimento – SITE: httpwredalyc. uaemex. rnwpdf/188/1881 2209. pdf

Calculo

0

ANHANGUERA EDUCACIONAL S. A. FACULDADE ANHANGUERA DE ANAPOLIS CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA ATIVIDADE PRÁTICAS SUPERVISONADAS DE CÁLCULO II ALUNOs: ±amViewer

Read More

Arqui

0

Lições de Arquitetura Cap. 1 e 2 – P arte C O Espaço Habitável Entre as Coisas O que precisamos

Read More