Pre historia

Categories: Trabalhos

0

ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE PROF”. ARQUIT”. GRACIANA GOEDERT CURSO DESIGN DE INTERIORES •O PAPEL DA ARTE NA HISTORIA •ARTE PRIMITIVA RUSKIN O PAPEL DA ARTE NA HISTORIA “Um povo sem história é um povo sem memória”. (Autor desconhecido) • Na “História da Arte” da evolução do hom Terra. • Ao longo da v se servir utilitariame sentimento diante da OF4 S. p view nent page tas para os aspectos habitante do planeta os nao apenas para ara expressar seus expressar sua visão do momento histórico em que vive; • Essas criações constituem as obras de arte e também contam – alvez de forma muito mais fiel – a história dos homens ao longo dos séculos. • Desta forma, a Arte de modo geral não deve ser vista como algo extraordinário, mas sim como manifestações profundamente integradas na cultura de um povo, ora expressando sentimentos, ora situações pessoais e sociais, ou ainda apenas valores pictóricos de cores, formas e texturas.

PRÉ-HISTÓRIA A título de estudo, a Pré-história foi dividida em três períodos: • Paleolítico Inferior (5000 000 a. C. ) • Paleolitico Superior (30 000 a. C. ) • Neolltico (10000 a. C. ) umanidade onde há registro de manifestações artísticas; • Esta primeira população de que se tem noticia tratase de grupos nômades, não cultivam plantações ou animais, vivem exclusivamente da exploração do meio local; • Ao esgotarem-se as ofertas de alimento e acomodação, migram para outro local.

Caverna de Lascaux – França Caracteristicas • Traços simples nas paredes de argila das cavernas; • Mãos em negativo (zarabatana); • Imagens de animais (naturalismo); • Crença no misticismo da pintura, que procurava interferir na captura dos animais; Materiais • Óxidos minerais, Ossos carbonizados; • Cawao, Vegetais; • Sangue de animais; • Pigmentos de terra e gordura; • Como pincel, utilizavam os dedos, ramos, penas e a zarabatana.

ESCULTURAS • Ausência de figuras masculinas; • Predominância de figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas; • Estas estatuetas foram denominadas Vênus e representavam a fertilidade feminina. Vênus de Lespugue Vênus de Willendorf Museu de Hist.

Natural – Viena Áustria PERÍODO NEOLÍTICO ?? Também chamado de Idade da Pedra Polida devido à técnica de polimento de pedras mediante atrito; • Desenvolvem a agricultura; • Passam a domesticar os animais; • Deixam de ser nômades e fixam-se em lu inados, surgindo assim as 2 domesticar os animais; • Deixam de ser nômades e fixam-se em lugares determinados, surgindo assim as primeiras sociedades; • Surge os primeiros indícios de moradias, construídas com placas de pedras ou aproveitando o terreno, escavavam nele e utilizavam como proteção blocos de pedra para impedir a entrada de indesejáveis. ?? Desenvolvem a cerâmica e o metal; ?? A Arte se transforma. O artista caçador abandona as imagens naturalistas tão necessárias para sua sobrevivência e passam a fazer também representações da vida coletiva; • Representações mais elaboradas, incluindo figuras humanas; • Preocupação com a idéia de movimento; • Surgimento da primeira forma da escrita, a partir de desenhos representativos de idélas; Ferramentas Neolíticas utilizadas na lavoura Santuário de Stonehenge, Inglaterra.

Estas construções ainda não foram esclarecidas pela História e pela Antropologia, embora datem da mesma época das primeiras dificações de pedras com finalidade de moradia, denominadas Nuragues e erguidas sem argamassa, apenas com encaixes. Os monumentos em pedra estão dispostos em forma circular e de ferradura. O círculo externo tem 100 m de diâmetro e as pedras que servem de pilares medem 4,20 m de altura. Dada a disposição das peças, esta construção pode ser considerada uma das primeiras obras de arquitetura que a História registra. construção pode ser considerada uma das primeiras obras de arquitetura que a História registra. As esculturas indicam uma preocupação que vai além da estética do registro do cotidiano. Indicam que o homem neolítico refletia sobre sua própria condição e vida. Através da observação, o homem apreende a como fazer a cerâmica. Constroem fornos a lenha e confecciona peças com resoluções abstratas. Surge o que seria a Arte Utilitária.

O homem passa a ter um relacionamento estético com o mundo que o cerca, onde colares, pulseiras, objetos de adorno, se tornam muito apreciados e passam a ser mais que a ponta de uma lança ou de uma flecha. Da esq. para a dir. :Escultura Neolítica; Escultura Neolítica em Bronze, Museu Pigorini, Roma ATIVIDADE 01 “A EVOLUÇÃO DO DESIGN” Faça uma ilustração que represente a evolução dos objetos solicitados a seguir através dos tempos. ?? Uso Pessoal • Uso Coletivo Considere, para tanto, a forma mais Primitiva e a forma mais Atual dos objetos. REFERÊNCIAS • SANTOS, M. Graças V. Proença. História da Arte. 16a ed. sao Paulo: Ática, 2008. • 1) GOMBRICH, EH.. A História da Arte. 16a ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Cientificos, 1999. • 2) SANTOS, Maria G. V. P. dos.. História da Arte. 1a ed. São Paulo: Atica, 2010. 4DF4

Globalização, communitarian theory e helenismo – uma abordagem comparada

0

Universidade do Estado do Rio de Janeiro IFCH — Departamento de História profa Dra Maria Regina Candido Disciplina: História da

Read More

Sebrae

0

O SEBRAE é uma referencia em vários cursos técnicos para gestão de negócio e viabilidade econômica financeira, voltado a empreendedores.

Read More