Analise critica

Categories: Trabalhos

0

análise critica Conforme o texto em análise a expansão urbana e a necessidade por novos espaços corroboraram para a construção do bairro da Cohab, no período do governo militar, como uma proposta de moradia mais barata para os menos favorecidos, as chamadas unidades residenciais (IJRs).

Verificamos que fica bem caracterizada as nuances que levam a Vulnerabilidade socioambiental, donde percebe-se que, realmente com a ocupação das encostas dos morros na Cohab constituida por invasões e por assentamentos irregulares – que atingem o nível percentual de , 77,9% de sua área, e que vem expandindo-se de orma desorganizada ENCANTADA E MON vulnerável socialmen Todos os anos é a m OF6 p áreas pobres LAGOA sa de populacional chuvas de verão.

As regiões de morros do Grande Recife enfrentam as enchentes que desabrigam milhares de pessoas, além de ferir e até matar outras tantas, e quase sempre os maiores prejudicados são as pessoas pobres da periferia que não possuem condições seguras e ideais de moradia, estando a mercê das precárias condições urbanísticas da cidade. O material ora em estudo nos leva a reflexão em torno da noção de vulnerabilidade socioambiental, resultante da incapacidade a população vulnerável de se aproveitar da estrutura de oportunidades que possam ser oferecidas na Sv. ipe to View next page cidade, construindo suas moradias em áreas de risco. Segundo o texto O processo intenso de ocupação irregular sofrido pelo bairro da Cohab marcou os processos de fragilização dos morros do bairro, provocando sérias conseqüências sociais e ambientais, como erosão das encostas, perdas de bens materiais (residências, móveis, entre outros) e humanas, devido a frequência dos eventos de deslizamentos de terra no bairro… ,0 que apenas acrescentamos a omissão dos órgãos governamentais desde a ?poca do lançamentos das Unidades Residencias, pois conforme está bem caracterizado no material estudado em face do relevo predominantemente acidentado, a população tem que enfrentar situações de riscos de deslizamentos de terra, e o binômio da problemática física e social resulta, em preocupantes riscos ambientais nesses espaços habitados que, pelas suas características naturais, podem assumir configurações danosas ao meio ambiente e à população.

O trabalho mostrou a atualidade de se usar os dados socioeconômicos para apontar como as características da opulação afeta na criação elou ampliação de riscos ambientais e na apreensão que se tem dos mesmos, todavia não se pode criar um padrão social para áreas de riscos , pois o que vimos em Angra dos Reis foi exatamente a existência de moradias de altíssimo n[vel em área genuninamente de Risco de deslizamentos. Concordamos com a acertiva contida no texto. ?reas pobres de Lagoa Encan a ocupação das a ocupaçao das áreas pobres de Lagoa Encantada e Monte Verde acontece num contexto caracterizado pela intervenção intensa e inadequada dessas áreas, onde a posse da terra se dá em razão a sobrevivência e da necessidade de manutenção da estrutura familiar As noções de risco e perigo receberam maior ênfase, na década de 1980, a partir da ampliação dos movimentos ecologistas, os estudos dos riscos naturais, sociais, industriais e tecnológicos, estão atrelados à temática ambiental que vigora, atualmente, na Secretaria Nacional de Defesa Civil, passando a ser preocupação de todos governantes, acadêmicos, doutores, técnicos e da sociedade civil. As considerações sobre os riscos e perigos de origem antrópica e, consequentemente, a criação de novos modelos para estimar os eais riscos e perigos no espaço,o risco ambiental está associado aos riscos naturais, mas ainda aos riscos resultantes de processos naturais agravados pelas atividades humanas elou de gestão e planejamento (VEYRET, et. al. , 2003). A problemática dos riscos ambientais tem uma ligação com a forma como as sociedades ocupam e usam o território ou como as populações se distribuem por este espaço.

O risco ambiental está associado aos riscos naturais, mas ainda aos riscos resultantes de processos naturais agravados pelas atividades humanas elou de gestão e planejamento,assim os problemas na Lag 3 tividades humanas elou de gestão e planejamento,assim os problemas na Lago Encantada e Monte Verde , obras de contenção, drenagem, pavimentação e limpeza, dentre outros, poderiam ser minorizados se não houvesse uma inanição dos movimentos sociais urbanos local, com fim de uma melhor organização comunitária para o enfrentamento do problema dos deslizamentos , e a cobrança da não implantação dos projetos sociais prometidos e que nunca chegam, e que quando chegam não são corretamente administrados. Os riscos ligados aos fenômenos de deslizamentos de terra nas áreas pobres de Lagoa Encantada e Monte Verde estão ecerto, ligados aos riscos naturais relativos à fragilidade do terreno e a intensa intervenção humana de caráter negativo no bairro.

A problemática dos riscos ambientais tem uma ligação com a forma como as sociedades ocupam e usam o território ou como as populações se distribuem por este espaço, é, neste sentido, que os homens ocupando áreas inaptas ou impróprias à sua ocupação, podem gerar riscos ambientais, uma vez que, ampliam a fragilidade da área e põem em perigo a sua própria existência, tornando-se necessária a participação da comunidade nas atividades de defesa civil por meio dos núcleos comunitários e defesa civil (Nudecs), grupos comunitários que trabalham de forma voluntária. A instalação dos Nudecs é prioritária em áreas de risco e preparam a comunidade local a dar pronta resposta aos desastres. O material objeto de nos risco e preparam a comunidade local a dar pronta resposta aos desastres.

O material objeto de nossa análise é contundente e verdadeiro ao dizer: “construíram-se as moradias sem maiores preocupações com as características físico-naturais das encostas, constituindo- se, desde então, nos principais desencadeadores de acidentes nessas áreas pobres e na vulnerabilidade dos mesmos, moradias ue se caracteriza por ser ambientalmente instável, propicia a incidência de movimentos de massa, o que deste modo, a ação antrópica sobre as encostas dos morros das áreas pobres de Lagoa Encantada e Monte Verde induz a aceleração dos diferentes processos de desestabilização com erosão e deslizamentos de terra já previstos Entre os meses de abril a agosto, a probabilidade de ocorrer deslizamentos em Lagoa Encantada e Monte Verde, cresce potencialmente, as chuvas que ocorrem no Recife, nesse período, podem causar erosão elou propiciar o umedecimento e saturação dos solos nos morros, ampliando os riscos de eslizamento Os aspectos socioeconômicos das áreas pobres de Lagoa Encantada e Monte Verde apresentados retratam a pura realidade,o precário nível socioeconômico, na qualidade dos assentamentos, no nível de instrução são potenciadores de condutas inadequada e que levam a permanencia de habitações em locais de extremo risco . “… s indicadores de instrução dos moradores da Cohab refletem tanto na forma como esses compreendem os reais efeitos de s S instrução dos moradores da Cohab refletem tanto na forma como esses compreendem os reais efeitos de suas ações,quanto nas ráticas de convivência e proteção das encostas dos morros, estabelecidas pelos próprios moradores diante dos riscos de deslizamentos que os atingem… “. O texto em análise é bastante coerente na colocação de que: “… a análise da renda dos moradores das áreas pobres de Lagoa Encantada e Monte Verde permite esclarecer que a ocupação das encostas do bairro, deve-se, em grande parte, à incessante busca, em conviver, a baixo custo financeiro.

Assim, áreas impróprias são ocupadas, caracterizando graves situações de riscos e registrando acidentes, nos quais as perdas de vidas humanas são frequentes.. A conclusão do dados contidos no trabalho reflete de forma abrangente as origens do problema ocupacional com vulnerabilidade de risco na Lagoa Encantada e Monte Verde, pois apresenta a seguinte assertiva: ” . a existência de carências espacialmente diferenciadas interfere na vida das pessoas e dos ambientes por e Ias construídos, ampliando, por sua vez, os riscos e sua vulnerabilidade aos fenômenos de deslizamentos de no bairro… “. Consideramos que o trabalho estudado é uma síntese da realidade vivida em quase a totalidade dos morros do Recife, quanto a problemática social, com pequenas diferenças apenas na questão geográfica.

Teoria de king

0

Teoria de Imogene King King desenvolveu sua teoria com base em conceitos a partir do foco central que й o

Read More

Pneumonias virais

0

PNEUMONIAS VIRAIS ±amViewer npvl nonbITKe sxoaa s saujy yveTFyto sanvu:b 303H11K_na OLLJ116Ka. noETopVITe nonblTKY. noETopVITb nonbITKy 3asepu_JeFMe ceasca Pneumonias virais

Read More