Principais heresias acerca da natureza de jesus cristo

Categories: Trabalhos

0

Principais Heresias acerca da natureza de Jesus Cristo HERESIA SÉCULO I HUMANIDADE DIVINDADE Ebionismo II Afirmada I Negada Docetismo II Negada I Reduzida Cerintianismo II I Afirmada Reduzida Monarquismo Sabeliano I III Negada I Afirmada Ananismo IV Reduzida I Mutilada (deu base para a origem dos Testemunhas de Jeová) Apolinarianismo IV I Reduzida Afirmada Nestorianismo V I Afirmada (mas dividiam a pessoa de Cristo) Afirmada I Eutiquianismo (Mon or 12 Monotelismo VII R uzi Adocianismo I VIII I Irmad Socinianismo WI Liberalismo I XVII – Reduzida I da Unitarianismo XIX I Afirmada Negada

Neo-ortodoxismo I XX Afirmada Extremamente complexo para ser definido Ebionismo Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ebionismo (do hebraico 0′]l’2R, Evyonim, “pobres”) , Seculo l,é o nome de uma das ramificações do Cristianismo primitivo, que pregava que Jesus de Nazaré nao teria vindo abolir que é necessário obedecer a todos os mandamentos da Lei judaica, inclusive ao mandamento de fazer a circuncisão, e que os gentios que se convertem a Deus devem fazer acircuncisão, e devem obedecer a todos os mandamentos da Lei, e que Jesus Cristo é o Messias, mas não é Deus, e que Jesus Cristo não asceu de uma virgem, mas sim foi gerado por José, e que Paulo de Tarso foi um apóstata da Lei e nao foi um verdadeiro apóstolo de Jesus Cristo, e que as Escrituras Sagradas são somente o Antigo Testamento e um único evangelho (chamado de Evangelho dos Ebionitas), que era considerado como sendo o Evangelho segundo Mateus, e era escrito em hebraico, e era menor do que o Evangelho segundo Mateus em grego que é usado pelos católicos, pois os católicos o consideravam como sendo incompleto e truncado. Docetismo Docetismo (do grego 60Kéu_’ [dokeô], “para parecer”) é o nome dado a uma doutrina cristã do século II, onsiderada herética pela Igreja primitiva. Antecedente do Gnosticismo, defendia que o corpo de Jesus Cristo era uma ilusão, e que sua crucificação teria sido apenas aparente. Não existiam “docetas” enquanto seita ou religião especifica, mas como uma corrente de pensamento que atravessou diversos estratos da Igreja.

Esta doutrina é refutada pela Igreja Católica e pelos protestantes com base no Evangelho de São João, onde no primeiro capítulo se afirma que “0 Verbo se fez carne”. Autores cristãos posteriores, como Inácio de Antioquia e Ireneu de Lião deram os contributos teológicos mais importantes para a rradicação deste pensamento, em especial o último que, na sua obra Adversus Haereses 12 importantes para a erradicação deste pensamento, em especial o último que, na sua obra Adversus Haereses defendeu as ideias principais que contrariavam o docetismo, ou seja, a teologia do Cristocentrismo, a recapitulação em Cristo do Homem caido em pecado e a união entre a Criação, o pecado e a Redenção.

A origem do docetismo é geralmente atribuída a correntes gnósticas para quem o mundo material era mau e corrompido e que tentavam aliar, de forma racional, a Revelação disposta nas escrituras à filosofia grega. Esta doutrina vina a ser condenada como heresia no Concílio Ecumênico de Calcedônia. [edltar]Bibliografia * PINHO, Arnaldo de. Docetismo in Enciclopédia Verbo Luso- Brasileira da Cultura, Edição Século XXI, Volume IX, Editorial Verbo, Braga, Abril de 1999. Cerintianismo: Fundador Cerinto, acreditava que Cristo não nasceu Deus, mas tornou-se Deus no batismo, quando morreu Deus o abandonou, para recebê-lo na sua 2a vinda, no final dos tempos.

Monarquianismo Monarquianismo, ou Monarquismo como é algumas vezes chamado, é uma série de crenças que enfatizam a Unidade Absoluta de Deus. A crença conflita com a doutrina da Trindade, que vê em Deus uma unidade composta pelo pai, Filho e Espirito Santo. Os modelos propostos pelo monarquianismo foram rejeitados como heréticos pela Igreja Católica. O Monarquianismo por si mesmo nao é uma doutrina completa, mas um gênero do qual decorrem al mas espécies doutrinárias teológicas. Há basicament s, contraditórios: 19 O Modalismo, ou Sabelianismo considera que Deus seja uma pessoa, manifestando-se e operando em diferentes “modos”, como Pai, Filho e Espírito Santo. O proponente desta visão foi Sabé110.

A crença foi rotulada patripassianismo por seus ponentes, por subentender que Deus, o Pai, teria sofrido na cruz. * O Adocionismo entende que Deus é um ser, superior a tudo e completamente indivisível, defendendo a ideia de que o Filho não foi co-eterno com o Pai, mas que foi revestido de Deus (adotado) para os seus planos. Diferente versões do Adocionismo divergem quanto à hora da adoção por Deus, como a hora do seu batismo, ou de sua ascensão. Um antigo expoente desta crença foi Teodósio de Bizâncio. De acordo com a Enciclopédia Católica, Natálio foi um patripassionista primitivo. Ele foi um Antipapa (bispo rival de Roma), logo antes do Antipapa Hipólito.

De acordo com Eusébio, citando o Pequeno Labirinto de Hipólito, depois daquele ser “flagelado toda a noite pelos anjos santos”, vestiu-se de sacos, e “após alguma dificuldade”, ele submeteu-se à autoridade do Papa Zeferino Outro defensor do Monarquianismo foi Paulo de Samosata, que todavla não se fixou entre nenhum dos dois modelos Arianismo O arianismo foi uma visão Cristológica sustentada pelos seguidores de Arius, bispo de Alexandria nos primeiros tempos da Igreja primitiva, que negava a existência da consubstancialidade entre Jesus e Deus, que os igualasse, azendo do Cristo pré-existente uma criatura, embora a primeira e mais excelsa de todas, que encarnara em Jesus de Nazaré.

Jesus então, seria subordinado a Deus, e não o proprio Deus. Segundo Ário só existe um Deus e Jesus é se subordinado a Deus, e não o próprio Deus. Segundo Ária só existe um Deus e Jesus é seu filho e não o próprio. Ao mesmo tempo afirmava que Deus seria um grande eterno mistério, oculto em si mesmo, e que nenhuma criatura conseguiria revelá- lo, visto que Ele não pode revelar a si mesmo. Com esta linha de pensamento, o historiador H. M. Gwatkin afirmou, na obra ‘The Arian Controversy”: “O Deus de Ário é um Deus desconhecido, cujo ser se acha oculto em eterno mistério”[l] Apolinarianismo Apolinarianismo era o ponto de vista proposto por Apolinário de Laodicéia (310 – 390 d. C. , quem tentou criar um modo de explicar a natureza de Jesus, sua humanidade e divindade, segundo o qual Jesus Cristo teria um corpo humano, porém dotado de uma mente exclusivamente divina. Foi qualificado como heresia, em 381, pelo Primeiro Concílio de Constantinopla, que definiu a posição ortodoxa de que Cristo seria totalmente homem e totalmente Deus. Nestorianismo Padres nestorianos em procissão no Domingo de ramos Pintura de parede do século VII ou VIII em uma igreja nestoriana na China Nestorianismo é uma doutrina cristológica proposta por Nestório, patriarca de Constantinopla (428 – 431 d. C. ). A doutrina, que foi formada durante os estudos de Nestório sob Teodoro de Mopsuéstia na Escola de Antioquia, enfatiza a desunião entre as naturezas humana e divina de Jesus.

Os ensinamentos de Nestório o colocaram em conflito com alguns dos mais proe res da igreja antiga, PAGF 19 com alguns dos mais proeminentes líderes da igreja antiga, principalmente Cirilo de Alexandria, que criticou-o articularmente por negar o titulo Theotokos (“Mãe de Deus”) para a Virgem Maria. Nestório e seus ensinamentos foram condenados como heréticos no Primeiro Concílio de Éfeso em 431 d. C. e no Concilio de Calcedônia em 451 d. C. , o que acabou por provocar o cisma nestoriano, no qual as igrejas que apoiavam Nestório deixaram o corpo da Igreja[l]. Porém, o crescimento da Igreja do Oriente no século VII d. C. e nos seguintes espalhou o nestorianismo por toda a Ásia.

Há que se distinguir porém que nem todas as igrejas afiliadas com a Igreja do Oriente parecem ter seguido a cristologia nestoriana. A Igreja Assíria do Oriente, por exemplo, que reverencia Nestóno, não segue a doutrina nestoriana histórica. Doutrina e a Controvérsia Nestoriana Nestório desenvolveu a sua cristologia como uma tentantiva de racionalmente explicar e entender a encarnação do divino Logos, a segunda pessoa da Trindade, no homem Jesus Cristo. Ele estudou em Antioquia, onde seu mentor fora Teodoro de Mopsuéstia. Ele e outros teólogos da escola já vinham há muito tempo ensinando uma interpretação literal da Bíblia e enfatizavam a diferença entre as naturezas humana e divina de Jesus.

Nestório levou consigo estas crenças quando foi pontado Patriarca de Constantinopla pelo imperador Teodósio II em 438 d. C. Os ensinamentos dele se tornaram então a raiz da controvérsia quando ele publicamente criticou o já tradicional título de Theotokos (“Mãe de Deus”) para a Virgem Maria. Ele sugeriu que o título negava a humanidade plena de Cristo, argumentando que Je a Virgem Maria. Ele sugeriu que o título negava a humanidade plena de Cristo, argumentando que Jesus tinha duas naturezas vagamente relacionadas, a do divino Logos e a do humano Jesus. Assim, ele propôs o título Cristotokos (“Mãe de Cristo”) como sendo mais adequado para Maria.

Os oponentes de Nestório acharam que este ensinamento estava muito próximo da já condenada heresia do adocionismo – a ideia que Cristo teria nascido um homem que foi depois “adotado” (escolhido) como filho de Deus. Nestório foi especialmente criticado por Cirilo,Patriarca de Alexandria, que argumentou que os ensinamentos de Nestório minavam a unidade entre as naturezas divina e humana de Cristo na Encarnação. Nestório por sua vez sempre insistiu que a sua visão seria a ortodoxa, mesmo depois que ela já tinha sido considerada herética pelo Concílio de Éfeso em 431 d. C. , levando ao cisma nestoriano. O Nestorianismo é uma forma de diofisismo e pode ser entendido como a antítese do monofisismo, que emergiu justamente como reação a ele.

Enquanto o primeiro sustenta que Cristo teria duas naturezas vagamente unidas (divina e humana), o monofisismo contesta que ele teria apenas uma única natureza, a humana absorvida pela sua divindade. O monofisismo sobreviveu até hoje, transformado no Miafisismo das modernas igrejas do oriente. Monofisismo Monofisismo (em grego monos – “um, único” – e physis – “natureza”) é a posição cristológica de que Cristo tinha apenas uma natureza, sua humanidade tendo sido absorvido pela ivindade. É uma visão contrária à calcedoniana, que afirma que Cristo manteve suas duas naturezas. O monofisismo sempre foi considerado herético pela igreja o que Cristo manteve suas duas naturezas. O monofisismo sempre foi considerado herético pela igreja ocidental e pela maior parte da oriental.

Monotelismo O monotelismo foi uma heresia surgida na Igreja Católica Ortodoxa quando a teologia cristológica ainda possu(a muitos adeptos de correntes distintas. Opôs-se ao nestorianismo (que afirmava haver em Jesus Cristo duas pessoas, a dlvina e a humana, o que foi condenado pelo Concílio de Éfeso, em 431). Eutiques, arquimandrita de um mosteiro de Constantinopla, defendeu que, havendo uma só pessoa em Jesus Cristo, também devia haver uma só natureza, admitindo que a humana fora absorvida pela divina. A discussão foi turbulenta e a questão só foi definitivamente resolvida no Concílio de Calcedónia, em 451, que definiu haver em Jesus Cristo duas naturezas, a divina e a humana, subsistindo na única pessoa divina do Verbo encarnado.

Esta definição não convenceu diversas comunidades, que continuaram a aderir ao monotelismo, algumas até hoje. Tempos depois, o patriarca Sérgio I de Constantinopla, com intenção de congraçar os monofisitas, proclamou que em Jesus Cristo, embora havendo duas naturezas, só havia uma vontade, pela identificação perfeita da vontade humana com a vontade divina, o que ficou conhecido na história das heresias por monotelismo. A questão ficou esclarecida no Terceiro Concílio de Constantinopla, em 681. Adocionismo O Batismo de Jesus, mom PAGF egundo os adocionistas, Jesus, momento no qual, segundo os adocionistas, Jesus se tornou o Filho de Deus. Detalhe da obra de Perugino, na Capela Sistina, no Vaticano.

Adocionismo (AO 1945: adopclonismo), também chamado eadocianismo, é uma visão teológica do cristianismo primitivo, que professa que Jesus nasceu humano, tornando-se posteriormente divino por ocasião do seu batismo, ponto em que foi adotado como filho de Deus. Socinianismo O soclanlsmo ou socinianismo sumaria as crenças dos socinianos, seguidores de Fausto Socino (falecido na Polônia, em 1604), que desenvolveu sua teologia inspirada em seu tio Lélio Socino (morto em 1562, em Zurique). A doutrina sociniana é antitrinitária e considera que em Deus há uma única pessoa e que Jesus de Nazaré é um homem. Os socinianos se estabeleceram principalmente na Transilvânia, Polônia e Países Baixos.

Suas crenças, resumida no Catecismo Racoviano, são: A Bíblia era a únlca autoridade, mas tem que ser interpretada pela razão; ‘k Rejeição de mistérios; * Unidade, eternidade, onipotência, justiça e sabedoria de Deus; * A razão é capaz de compreender Deus para a salvação humana, mas sua imensidão, onipresença e ser infinito são além da compreensão humana, portanto desnecessárias à salvação. * Rejeição da doutrina do pecado original; * Celebração do batismo e da santa ceia como símbolos memorativos, sem serem eficazes meios de graça; Teologia liberal Origem: Wikipédia, a enciclo édia livre. * (Redirecionado de Libe ico) PAGF 12 teológico) * Teologia liberal (ou liberalismo teológico) foi um movimento teológico cuja produção se deu entre o final do século XVIII e o início do século XX. Relativizando a autoridade da Bíblia, o liberalismo teológico estabeleceu uma mescla da doutrina bíblica com a filosofia e as ciências da religião.

Ainda hoje, um autor que não reconhece a autoridade final da Bíblia em termos de fé e doutrina é denominado, pelo protestantismo ortodoxo, de “teólogo liberal”. * Oficialmente, a teologia liberal se iniciou, no meio evangélico, om o alemão Friedrich Schleiermacher(1768-1834), o qual negava essa autondade e Igualmente a historicidade dos milagres de Cristo. Ele não deixou uma só doutrina bíblica sem contestação. para ele, o que valia era o sentimento humano: se a pessoa “sentia” a comunhão com Deus, ela estaria salva, mesmo sem crer no Evangelho de Cristo. * Meio século depois de Schleiermecher, outro teólogo questionou a autoridade Bíblica, Albrecht Ritschl (falecido em 1889). Para Ritschl, a experiência individual vale mais que a revelação escrita.

Assim, pregava que Jesus só era considerado Filho de Deus porque muitos assim o cnam, mas a verdade era apenas um grande gênio religioso. Negou assim sistematicamente a satisfação de Cristo pelos pecados da humanidade, Pregava que a entrada no Reino de Deus se dava pela prática da caridade e da comunhão entre as pessoas, não pela fé em Cristo. * Ernst Troeschl (falecido em 1923) foi outro destacado defensor do liberalismo teológico. Segundo ele, o cristianismo era apenas mais uma religião entre tantas outras, e Deus se revelava em todas, sendo apenas que o cristianismo fora o ápice da revelação. Dessa forma, tal como Schleiermacher, defendia a salvação

Administraçao publica na saude

0

A administração publica é feito em conjunto com vários profissionais entre o enfermeiro. Que através de um trabalho coletivo com

Read More

Sociologia

0

GOVERNO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇAO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETRIZES CURRICULARES DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO ±amViewer

Read More