Principios biblicos

Categories: Trabalhos

0

Estudo de Célula para Crianças “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem aprendeste. E que, desde a Infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a instrução em justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra. ” II Timóteo 3:14-17 Deus em tudo se preocupou conosco.

Sabendo que não poder(amos vê-lo, fis- afastou de Sua mara homens e mulheres, ais completo de to a Blblia, para que os os Sv. içx to neZ*ge pecado que nos u dezenas de a escrever o manual pria Palavra escrita, eus pnnclpos, nao fossem esquecidos atrav s dos tempos, mas estivessem sempre vivos diante de nós. O que são princípios? São ensinamentos básicos, verdades práticas que estão na Palavra de Deus e que devem ser aplicados em todas as áreas da nossa vida: familiar, escolar, espiritual, etc. E que treinam a nossa mente para que possamos discernir o bem do mal.

Algumas pessoas pensam que o que foi escrito na Palavra é só para aquele tempo antigo, para os apóstolos, os judeus. Mas eles são válidos em todo o tempo, em todo lugar, para todas as pessoas de todas as idades (portanto, (portanto, mesmo se você é, ainda, uma criança, a Palavra de Deus também é válida para você, amém? ) e todas as áreas da nossa vida. Por isso Davi fala no Salmo 1 19:1 05: “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz para os meus caminhos”. Os princípios contidos na Palavra de Deus devem ser guardados em nosso coraçao.

Moisés, homem com quem Deus falava face a face, exortou o povo dizendo-lhes: ” Eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor, meu Deus, para que ssim façais no meio da terra que passais a possuir. Guardai- os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo estes estatutos certamente dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente]’ (Deuteronómio 4:5, 6). Você quer ser conhecido como sábio? Guarde os princípios que hoje começaremos a estudar.

Aplique-os diariamente na sua vida e você será bem sucedido em toda a sua vida, amém? Existem 7 princípios básicos para fundamentarmos a nossa vida: 1- Caráter 2- Mordomia 3- Auto-governo 4- Semear e colher 5- União 6- Individualidade – Soberania Vamos conhecê-los, um a um e aprendermos a aplicá-los em nosso da. Você está conosco em mais essa camnhada? Se está, seja bem vindo em mais esse desafio. Textos-base: Gn 1:26 / co 6:g; 1 / Gl 5:16-21 / Ipe 1:16 l) CARÁTER Sede Sa Eu sou santo 18 Quando Deus criou o homem, tinha um sonho: formá-lo à Sua imagem e a Sua semelhança.

Você sabe o que é ser imagem e semelhança de alguém? É ser parecido a tal ponto de ser confundido com outra pessoa. Deus quena que a Sua obra prma fosse parecida com Ele em todas as coisas, inclusive no caráter. E quando terminou Sua obra, olhou e viu que era muito bom. O que é caráter? Caráter é o conjunto das qualidades e os hábitos que cada um de nós tem. Você, provavelmente, já deve ter ouvido alguém dizer: “Fulano não tem caráter” ou “Quem faz isso é alguém sem caráter”. Na verdade, caráter todo mundo tem, pois são as qualidades, as características própnas de cada pessoa.

A questão é: o caráter é bom ou mau? Quais são as características de um mau caráter? De maneira geral, é o hábito da mentira, do engano, da rebeldia, da desobediência, da falta de respeito para com o próximo, da falta de amor, da falta de temor ao Senhor, da agressividade, da iolência, do roubo, da inveja, da ira, da maldade, etc. Podemos dizer que o mau caráter está ligado às obras da carne que Paulo cita em Gálatas 5:16-21. E o bom caráter? Podemos associá-lo ao fruto do Espirito (Gálatas 5:22,23).

São os hábitos de obediência, cordialidade, amabilidade, integridade, honestidade, mansidão, bondade, paz, alegria, amor, o andar na verdade, em justiça, sendo reto em tudo o que faz. Este deve ser o caráter do cristão, de alguém que conhece a Jesus e procura viver segundo a Palavra de Deus. O desejo de Deus é formar a alguém que conhece a Jesus e procura viver segundo a Palavra de Deus. O desejo de Deus é formar a imagem e a natureza de Jesus dentro de cada um de nós, tornando-nos a cada dia mais parecidos com Ele. para isso, o caráter de Jesus tem que ser impresso em nós.

Você sabe o que é imprimir? É colocar em algo uma marca profunda, assim como quando levamos uma camiseta para que seja impressa uma gravura ou frase. Você entende? O que Deus quer fazer é colocar dentro de nós o caráter de Jesus, é imprimir em nós uma marca única, para que os outros, ao olharem para nós, para o nosso comportamento, possam ver que somos filhos de Deus, que em nós brilha a glória do pai, que a antidade está em nossa vida. Todo líder de excelência, todo homem ou mulher de Deus, que deseja realmente ser imagem e semelhança do seu Criador precisa ter um bom caráter.

A mentira, a desobediência, a rebeldia, o engano, o roubo, a violência, a maldade, o colar na sala de aula, os palavrões, as brincadeiras indecentes, o fumo, a bebida, não podem fazer parte da sua vida. Você quer realizar o sonho de Deus? Então se esforce para ter o caráter de Cristo e para que a glória e a santidade de Deus se derramem através da sua vida, amém? 2) 20 princípio é: Mordomia Textos-base: Gn 2:15 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem e o pôs no Jardim do Éden, para o cultivar e o guardar”. (Gn 2:1 5) Vimos, no estudo anterior, sobre o principio do caráter.

Deus nos criou à Sua imagem e á Sua semelhança e o Seu sonho é q sobre o princípio do caráter. Deus nos criou à Sua imagem e á Sua semelhança e o Seu sonho é que sejamos parecidos com Ele em tudo. Ele quer que tenhamos o mesmo caráter de Jesus, sendo seus imitadores em tudo. O que é Mordomia? É administrar, cuidar com amor daquilo que Deus nos dá: roupas, brinquedos, livros, alimento, família, estudo, Antes de Deus criar o homem, preparou toda a Terra para recebê o, assim como uma mãe prepara o berço, as roupinhas, o quarto, para um bebê que vai chegar.

Deus preparou a alimentação, a segurança, tudo o que o homem precisava para wver na Terra. Depois de tudo pronto, criou o homem, obra prima da Sua criação, e o colocou no Jardim do Éden, local que Ele preparou com todo carinho para receber a Sua imagem e semelhança. E, como o proprietário de todas as coisas no IJniverso, Deus deu ao homem a responsabilidade de cuidar de tudo o que ali havia, para cultivar e guardar a terra que havia sido preparada para ele. Essa mesma responsabilidade de cuidarmos daquilo que nos foi ado, é dada a cada um de nós. ? A responsabilidade de preservarmos a natureza, de não poluirmos o meio ambiente, não jogando lixo nos rios ou nas ruas, nem destruindo as plantas ou matando animais. » A responsabilidade de administrarmos o nosso tempo, usando- o da melhor maneira possível, sem desperdiçá-lo com coisas que não são importantes. Devemos priorizar o tempo com o Senhor. Você já ouviu muita gente dizer que não tem tempo para orar ou ler a Bíblia, pois sempre tem mui Você já ouviu muita gente dizer que não tem tempo para orar ou ler a Blblia, pois sempre tem muita coisa para fazer, não é mesmo? ?? A responsabilidade de cuidar das colsas que recebemos: roupas, brinquedos, livros, sapatos, dinheiro, etc. Nada é de graça! Tudo tem um preço, que, às vezes, é muito caro. Não podemos estar desperdiçando, estragando, jogando fora. É preciso cuidar com amor do que é nosso, pois um dia podemos precisar e não ter. » A responsabilidade de cumprir as tarefas que nos são dadas. Por exemplo: os trabalhos da escola não devem ser feitos pelos pais ou por qualquer outra pessoa, mas por você mesmo. Essa responsabilidade é sua. É você quem está estudando, aprendendo, e não eles.

Assim também devemos proceder com s tarefas de casa: guardar as roupas, arrumar os brinquedos, colocar os sapatos no lugar, ajudar a varrer a casa, o quintal, lavar a louça. Todas essas atividades são, também, nossa responsabilidade, pois vivemos juntos em casa. Então, uma casa limpa, arrumada, organizada, é muito mais gostosa do que uma casa suja, desarrumada, certo? Deus sempre nos dá o melhor, mas também nos dá a responsabilidade de cuidarmos daquilo que Ele nos deu. Somos mordomos d’Ele. Precisamos entender isso e cumprirmos a nossa parte. Se quisermos o melhor, precisamos trabalhar para isso.

Se formos fiéis ao Senhor, Ele nos suprirá em tudo, segundo as Suas iquezas em glória, ame “Como cidade derrubada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito. ” (Pv 25: PAGF 18 cidade derrubada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espirito. ” (Pv 25:28) Aprendemos, nos estudos antenores, dois princípos que são essenciais para um líder de êxito, filho de Deus, ter uma vida de santidade na presença do Senhor. Caráter: todo homem foi feito à imagem e semelhança de Deus; para vivermos como tal, precisamos ter o caráter de Cristo, sermos a cada dia mais parecidos com Ele.

Mordomia: somos administradores de Deus a Terra e precisamos cuidar muito bem daquilo que Ele nos dá. 3) 30 princípio: Auto-governo OU DOMINIO PROPRIO. Quando Deus criou o homem, deu a ele uma capacidade que só o ser humano tem: raciocinar para poder decidir. Todos os animais criados por Deus são movidos pelos instintos de sobrevivência, de procriação, de alimentação, etc. O homem pensa, raciocina, decide. Está certo? Tendo esse entendimento, podemos dizer que auto-governo é a capacidade que o homem tem de controlar o seu comportamento, as suas atitudes, em casa, na escola, em qualquer lugar que estiver.

Salomão, em toda a sabedoria que Deus lhe deu, disse que o omem que não sabe se controlar é semelhante a uma cidade que não tem muros para guardá-la, isto é, não tem proteção. Assim, qualquer coisa pode acontecer com ela: ser invadida, ser saqueada, ser atacada. Assim é o homem que não sabe controlar o seu comportamento. Como podemos entender esse princípio na nossa vida diária? Simples, quando não sabemos controlar as nossas atitudes, estamos expostos nossa vida diária? Simples, quando não sabemos controlar as nossas atitudes, estamos expostos ao resultado das nossas ações.

Por exemplo, se não sei controlar a minha língua, não levo esaforo para casa, e cada vez que alguém faz ou diz alguma coisa que eu não gosto, respondo da mesma maneira, corro o risco de levar uma surra, ou de receber uma série de palavras ruins, ou ainda, passar a ser deixado de lado pelos outros. O mundo tem um princípio comum: bateu, levou. O Senhor nos ensina outra coisa: “A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. ” (Pv 15:1 Auto-governo é uma obra do Espírito em nossa vida. É o fruto do domínio próprio (Gálatas 5:23).

Quando somos guiados pelo Espírito Santo de Deus, Ele nos ensina como devemos agir em ada situação, Ele mesmo coloca as palavras em nossa boca. Quando o Senhor colocou Adão e Eva na Terra, deu-lhes uma instrução, lembram-se: “De toda árvore do jardim comereis, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comereis” (Gn 2:16b-17). Esse era um teste para o dominio próprio de Adão e Eva, mas eles não souberam dominar o seu desejo e desobedeceram a ordem, trazendo, assm, o pecado e o afastamento de Deus.

Precisamos compreender que em todas os lugares existem regras que foram feitas para serem obedecidas: em casa, na Escola, na Igreja, mesmo nas brincadeiras existem normas, não é erdade? E ninguém está isento de cumpri-las. Você já parou para prestar atenção que há uma ordem na natureza? Por exemplo, os planetas e cumpri-las. Você já parou para prestar atenção que há uma ordem na natureza? Por exemplo, os planetas estão alinhados no céu, cada um em sua rota. O que aconteceria se um deles se deswasse da rota que lhe foi dada? Haveria choque de planetas.

As árvores seguem um ciclo para produzir seus frutos, cada uma ao seu tempo, para que nada falte. para uma criança nascer, há um tempo de gestação para que ela esteja forte e preparada para crescer com saúde. Quando temos domínio próprio, quando temos auto-governo somos capazes de cumprir as regras sem dificuldade, mesmo que, muitas vezes, não gostemos delas. Isso é obediência. E não obedecemos só quando gostamos. A verdadeira obediência está em obedecermos exatamente quando não concordamos. Somos capazes de respeitar nossos pais, professores, colegas, mesmo que, às vezes, as atitudes deles não sejam o que esperamos.

Somos capazes de dominar nossa língua para não falarmos o que não devemos. Auto-governo não se consegue sozinho. Precisamos do Espírito de Deus para nos ajudar a vencer a nossa carne. Clame por Ele e Ele lhe ajudará, amém? 3) 40 PRINCIPIO – SEMEAR COLHER “Tudo o que o homem semear, isso também ceifará. ” (Gl 6:7b) Nos estudos anteriores descobrimos que o nosso caráter deve ser o caráter de Cristo, que somos mordomos, administradores, das coisas que Deus nos deu e que precisamos exercitar o auto- governo, o domínio próprio.

Semear e Colher. Quando Deus colocou o homem na Terra, deu- lhe uma ordem, lembram-s lhe uma ordem, lembram-se? Isso mesmo: “De toda árvore do jardim comereis, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, não comereis… ” (Gn 2:16-17). Mas o versículo continua: ois no dia em que dela comeres, certamente morrerás. ” O Senhor estava dizendo ao homem que caso resolvesse desobedecer à ordem dada, receberia uma conseqüência do seu ato: a morte. Se comesse, morreria. Essa é a lei da causa e do efeito, ou seja, para toda ação há uma reação. ? a lei da semeadura e da colheita. Tudo o que plantamos, certamente colheremos, na mesma proporção. De acordo com a semente será a nossa colheita. Se nós olharmos ao nosso redor, no nosso dia-a-dia, veremos claramente este princípio. Por exemplo: – Se desobedecermos, receberemos correção; Se estudarmos, aprenderemos e tiramos boas notas; Se tratarmos os outros com respeito, seremos respeitados; – Se formos gentis e educados com os outros, eles também serão gentis e educados conosco.

Em compensação, se tratarmos as pessoas com grosseria, receberemos o troco na mesma moeda. Em Oséias 8:7 lemos que aqueles que semeiam vento colhem tempestades. Parece brincadeira, não é mesmo? Como vamos semear ventos? Semeamos ventos através de palavras grosseiras, de desobediência, de atos agressivos. Por isso, precisamos ter muito cuidado e prestar bastante atenção em tudo o que fazemos ou falamos, porque vamos colher os frutos de todos os nossos atos e palavras. O que você

Relatório pastoral: ivonildo e clenis

0

ESTÁGIO DOS SEMINARISTAS DA DIOCESE DE FLORIANO CANAVIEIRA – PI 08 A 22 DE janeiro de 2011 ASSENTAMENTO – POCINHO

Read More

Projeto de banco de dados

0

PROJETO DE BANCO DE DADOS Douglas W. Garcia, Valdemilson de A. A. Araujo RESUMO Um Projeto de Banco de Dados

Read More