Produção mais limpa

Categories: Trabalhos

0

Introdução O princípio básico da metodologia de Produção mais Limpa (PmaisL) é eliminar a poluição durante o processo de produção, não no final. A razão: todos os residuos que a empresa gera custaram-lhe dinheiro, pois foram comprados a preço de matéria- prima e consumiram insumos como água e energia. Uma vez gerados, continuam a consumir dinheiro, seja sob a forma de gastos de tratamento e armazenamento, seja sob a forma de multas pela falta desses cuidados, ou ainda pelos danos ? imagem e à reputação da empresa.

Por isso, este Gula p Mesmo foi desenvol aplicação de uma metodologia de resíduos em suas PACE 1 ar 8 to view nut*ge pa – Faça Você presámos na nsar a geração heiro com isso. O Guia começa mostrando como identificar e quantificar os resíduos e perdas gerados no processo produtivo. Em seguida, ensina a avaliar as matérias-primas, água e energia consumidas e a montar balanços de massa e de energia, nos quais os custos das matérias-primas e insumos são relacionados aos custos dos resíduos gerados.

Finalmente, mostra como a anállse desses balanços permite identificar oportunidades de Produção mais Limpa, as quais proporcionam benefícios para o meio ambiente e ganhos econômicos para a mpresa, contribuindo para a economia de recursos naturais, a melhoria da imagem e o aumento de competitividade. Houve um tempo em que as pessoas não se preocupavam com as questões que saa responsáveis pela qualidade do meio ambiente, passaram a solicitar das empresas o Licenciamento Ambiental, bem como o controle e tratamento de suas emissões atmosféricas, resíduos sólidos e águas servidas (efluentes líquidos).

Tornou-se necessária a figura de um responsável pela área ambiental dentro da empresa. Com o passar do tempo e em função de alguns graves acidentes ambientais que correram nas últimas décadas, muitas empresas resolveram melhorar seu desempenho ambiental, reduzindo emissões. Desaparece a figura do responsável único pela érea ambiental e tem início uma fase em que todos os trabalhadores da empresa são responsáveis pelo meio ambiente (essa responsabilidade coletiva está prevista na Lei dos Crimes Ambientais Surgiram também as certificações de empresas pela ISO 14001.

São atestados de que elas, além de cumprirem a legislação ambiental, estão comprometidas com a melhoria contínua. Aconteceu, porém, que muitas empresas, mesmo certificadas, começaram a perceber ue o custo ambiental, ou seja, o custo para tratar seus resíduos, aumentava na mesma proporção do crescimento da produção. Evoluindo… Produzir mais e crescer significava erar mais resíduos e gastar mais para tratá-los ou ambientais para os seres vivos e trazendo benefícios econômicos para a empresa.

Como fazer? Através da realização de balanços de massa e de energia, para avaliar processos e produtos. Com isso, identificam-se oportunidades de melhoria que levam em conta aspectos técnicos, ambientais e econômicos e são definidos e implantados indicadores para monitoramento. Para quê? Para trazer benefícios ambientais e econômicos para as empresas graças à redução dos impactos ambientais e do aumento da eficiência do processo.

Mas qual é a relação entre a geração de resíduos e a eficiência do processo produtivo? Acompanhe… Todas as matérias-primas, água e energia que entram na empresa são transformadas em produto que vai ser vendido ou saem da empresa como resíduos sólidos, efluentes líquidos ou emissões atmosféricas, os quais devem ser tratados. Então, quanto menos resíduos forem gerados, menores os custos de tratamento. Importante!

O que faz a diferença é acrescentar aos custos mbientais de tratamento o valor que você pagou pelas matérias-primas que, depois de empregadas no processo produtivo, foram transformadas em resíduos. Isso vai ajudar você a lembrar que todos os resíduos que estão sendo gerados pela sua E-mpresa foram anteriormente adquiridos com preço de matéria-prima. órgãos ambientais e à sociedade; e – o que talvez ainda não esteja tão claro para você neste momento – melhorar a qualidade dos produtos, a saúde e a segurança dos trabalhadores. Produção Mais Limpa é a aplicação continua de uma estratégia integrada de prevenção ambiental a processos, produtos e ervlços, para aumentar a eficiência de produção e reduzir riscos para o ser humano e o ambiente”. Por ser uma filosofia de melhoria continua, a idéia é que o gerenciamento e otimização de processos industriais sejam parte da pesquisa e da rotina das empresas que desejam melhorar seu desempenho em diversos quesitos. A questão mais importante a ser considerada é que a P+L é uma evolução do tratamento de “final de tubo”. Em processos industriais tradicionais, todos as correntes materiais consideradas exauridas pelos processos industriais eram misturadas e levadas ao tratamento de efluentes. Entretanto, com a diversificação das indústrias e utilização de novos tratamentos qu[micos e/ ou térmicos, a complexidade do efluente misturado é tal que dificulta sobremaneira a quebra satisfatória de componentes que impactam o meio ambiente.

Daí conclui-se que uma forma mais inteligente é repensar as correntes de material e energia e cruzá- las nos diversos processos industriais, o que reduz o volume do efluente final e facilita o design de tratamentos deslocalizados, sem mistura . Em última instância, as correntes são levadas ao tratamento final de efluentes. Deixe-me dar um exemplo a larania, o exemplo. Outro percentual também pode ser utilizado na extração de essências da casca da laranja em etapa posterior. O que isso quer dizer? Vazão do efluente final reduzido; redução do consumo de água; ganhos econômcos, etc. Isso é P+L.

I Conceito [picl Produção mais Limpa é a aplicação contínua de uma estratégia técnica, econômica e ambiental integrada aos processos, produtos le serviços, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias- primas, água e energia, pela não geração, minimização ou ‘reciclagem de resíduos e emissões, com benefícios ambientais, e saúde ocupacional e econômicos_ IA Produção Mais Limpa, com seus elementos essenciais (ver Figura a seguir) adota uma abordagem preventiva, em resposta ? I responsabilidade financeira adicional trazida pelos custos de controle da poluição e dos tratamentos de final de tubo.

I [pic] I Figural . Elementos essenciais da estratégia de PmaisL I Fonte: UNIDO/UNEP, 1995a, p. 5. IA Produção Mais Limpa, relativamente ao desenho dos produtos, busca direcionar o design para a redução dos impactos negativos Ido ciclo de vida, desde a extração da matéria-prima até a disposição final. Em relação aos processos de produção, direciona para a economia de matéria-prima e energia, a eliminação do uso de materiais tóxlcos e a redução nas quantidades e toxicidade Idos resíduos e emissões.

Em relação aos serviços, direciona seu foco para incorporar as questões ambientais dentro da lest utura e entrega de serviços. O aspecto mais importante da Produção Mais Limpa é que a mesma requer não somente a melhoria tecnológica, mas a aplicação de know-how e a mudança de atitudes. Esses três fatores reunidos é que fazem o diferencial em relação às outras técnicas ligadas I a processos de produção.

A aplicação de know-how significa melhorar a eficiência, adotando melhores técnicas de gestão, fazendo alterações por meio de Ipráticas de housekeeping ou soluções caseiras e revisando politicas e procedimentos quando necessário. Mudar atitudes ‘significa encontrar uma nova abordagem para o relacionamento entre a indústria e o ambiente, pois repensando um processo lindustrial ou um produto, em termos de Produção Mais Limpa, pode ocorrer a ou um produto, em termos de Produção Mais Limpa, pode ocorrer a geração de melhores resultados, sem requerer novas I tecnologias.

Com isso, a estratégia geral para alcançar os bjetivos é de sempre mudar as condições na fonte em vez de lutar I contra os sintomas Objetivos O que é PmaisL É a aplicação contínua de uma estratégia preventiva e integrada a processos, produtos e serviços, a fim de reduzir os riscos para a saúde e o meio ambiente, conduzindo a um melhor desempenho ambiental e econômico. Produção mais limpa requer mudança de atitude, exercício de gerenciamento ambiental responsável e avaliação de opções tecnológicas.

Rede de PmaisL Concebida através da criação de núcleos em diversos estados, que atuam de forma interligada na prestação de serviços specializados em produção mais limpa às empresas e pessoas interessadas. Os membros da rede unem esforços, trocam experiências e muitas vezes desenvolvem sistemas em conjunto, de modo a fortalecer as práticas de PmaisL e a encorajar as empresas a se tornarem mais competitivas, inovadoras e ambientalmente responsáveis. A implantação de PmaisL como prática de ecoeficiência é sobretudo, um exemplo de responsabilidade social co sustentabilidade. ecnologias limpas; • Consolidação de um banco de dados e de informações sobre as experiências dos integrantes da Rede. Vantagens da participação na Rede ?? Acesso ao conhecimento e experiência de parceiros; • Benefícios em programas contínuos de pesquisa e desenvolvimento por meio de programas de treinamento; • Acesso a importantes parceiros comerciais; • Acesso à divulgação institucional em nível nacional e internacional. Benefícios da implantação de Programa de PmaisL Os investimentos em Pmaisl_ têm retorno garantido. ?? Redução de custos pela otimização do uso de matérias primas, energia, água e outros recursos, • Maior eficiência e competitividade, • Minimização dos danos ambientais e consequente redução de iscos e responsabilidades derivadas, • Redução das infrações aos padrões ambientais previstos na legislação, • Melhores condições de segurança e saúde ocupacional, • Melhoria da imagem e aumento de confiança das partes interessadas, • Melhor relacionamento com clientes potenciais, com os órgãos ambientais, com a comunidade e outros publicos.

Etapas do processo de implantação do programa de PmaisL • Pré-avaliação • Capacitação e sensibilização dos profissionais da empresa • Elaboração dos balanços material e de energia do processo produtivo • Avaliação do balanço e i e oportunidades de

Transporte maritimo

0

Transporte Marítimo Modalidades O primeiro aspecto a ser estudado diz respeito às modalidades de utilização do navio, em sua destinação

Read More

Caso motorola

0

ESTUDO DE CASO 2 – PREPARAÇÃO DO ESTOQUE Em fevereiro de 1995, a Motorola Inc. concluiu que suas estimativas de

Read More