Projeto aves

Categories: Trabalhos

0

Projeto: Estudando as Aves Alunos Atendidos: Crianças em fase Pré – Escolar – 10 ou 20 Período de Educação Infantil. Período: Mês em que será trabalhado. ( A escolha do professor ) Duração: Em torno de duas a três semanas.

Objetivos: • Identificar e conhecer as diferenças entre as aves e os outros animais; • Conhecer a utilidad • Valonzar as aves p • Valorizar à Preserva diferentes espécies d as PACE 1 or2B to view nut*ge rísticas; da preservação das • Procurar proteger as aves, seus ninhos e Ilhotes; • Despertar o interesse pela preservação das espécies animais; ?? Propiciar aos alunos conhecimentos gerais e características básicas sobre a vida animal; • Formentar o interesse pela pesquisa, propiciando o reconhecimento desta enquanto uma rica fonte de conhecimento; • Desenvolver a criatividade e a imaginação; • Desenvolver a coordenação motora; • Desenvolver atenção e raciocínio; • Socializar. Justificativa: O Projeto tem o intuito de propiciar aos alunos um conhecimento básico sobre a vida animal e suas principais caracteristicas: alimentação, reprodução, ataque – defesa, características físicas, geralmente, a imaginação trabalha solta. São muitas as indagações a respeito do assunto e, quase sempre, as crianças gostam de descobrir as respostas aos seus questionamentos. Caso na escola não tenha aves , sugerimos que para inicio do projeto que a sala de aula seja enfeitada de maneira sugestiva e agradável, de forma que desperte o interesse das crianças para o assunto.

Animais vivos: Pássaros diversos seria o ideal, não havendo possibilidade, cartazes e gravuras representando diversos tipos de aves deverão estar expostos. Algumas perguntas podem servir podem servir de eixo para um proveitoso estudo sobre o assunto. A partir de observações e questionamentos sobre as possíveis aves vivas ou não a serem encontrados no ambiente, o professor pode desencadear um verdadeiro trabalho de descoberta e construção de inúmeras aprendizagens. Num segundo momento, já estimulados e interessados, o professor deve provocar mais a curiosidade a partir de perguntas: • Quem sabe que animais são estes? • O que eles tem de diferente de outros animais como cachorro, gato, coelho, tartaruga? • Quem sabe onde estes animais vivem? ?? Vamos observá-los? Como é o seu corpo? • Quem sabe como eles se alimentam? • Quem sabe como nascem esses animais? ?? E o nome dados a estes tipos de animais quem sabe? • Alguém tem um animal parecido com estes em casa? Como ele é? O Professor pode aumentar, diminuir ou modificar as perguntas de acordo com o interesse e o nível da turma. É fundamental que todas as crianças se expressem, mesmo que algumas respostas sejam inadequadas, depois tudo será esclarecido, a fala natural é importante para o PAGF 93 importante para o professor analisar os conhecimentos prévios de cada aluno sobre o tema a ser desenvolvido. Atividade Inicial.

O professor deve levar diferentes fotos ou gravuras de espécies de aves. Com as crianças em circulo, mostrar cada uma delas e propor que as crianças leiam as gravuras, interpretando-as. Para tal o professor deve incentivar e induzir com perguntas, como por exemplo: Este é um pássaro, qual é a sua cor? O que vocês estão vendo nesta foto que acham mais legal? Este é um pintinho, quem já viu um pintinho? Os pintinhos nascem de que outro bichinho? E pato? Quem já viu um pato? E assim por diante de acordo com as gravuras levadas pelo professor e com o interesse da turma aumentar, diminuir, modificar, contar histórias, músicas que lembrem o animal mostrado etc.

O Objetivo desta atividade inicial é de maneira mais tranquila apresentar as aves e as primeiras informações cruciais sobre elas. Observando as características através de gravuras o professor deve induzir, facilitando para que as crianças cheguem as seguintes conclusões: • As Aves tem o corpo coberto de penas. • As Aves tem duas asas. • As Aves tem bico. • As Aves não possuem dentes. • As Aves tem reprodução ovípara. • As Aves vivem nos mais variados ambientes: matas, florestas, no alto de montanhas, e até mesmo algumas são presas em cativeiros e gaiolas. ?? As Aves se comunicam através de cantos e gritos. • As Aves se alimentam de sementes, folhas, insetos, frutos e vermes. ?? As Aves são muito úteis, biente, fornecem penas • As Aves são muito úteis, alegram o ambiente, fornecem penas para enfeites e travesseiros, comem insetos nocivos. Caso o professor prefira pode ir conversando de forma lúdica, mostrando as gravuras, aproveitando as colocações dos alunos e transmitindo estas informações para eles de maneira agradavel, sempre deixando que se expressem e participem. Cabe ao professor criar um clima estimulante e motivador para início do trabalho. Ao término desta atividade pedir que cada um desenhe a sua Ave da maneira que quiser, procurando lembrar de todos os detalhes conversados. para tanto deve ter a dlsposição das crianças papeis grandes e lápis coloridos diversos.

Pedir que cada criança fale sobre a Ave que desenhou e o professor deve registrar ao lado do desenho o que foi dito, assim como o nome da criança. Sugerimos que seja montado, juntamente com as crianças, um primeiro mural com todos os desenhos e suas falas registradas. É legal que o professor coloque um título sugestivo no mural. Pesquisa.. Propor que cada aluno traga de casa dois nomes de aves e se ossível uma foto ou gravura das mesmas. O professor também deve reunir as gravuras que já foram apresentadas e colocar seus nomes ao lado. No dia seguinte cada um apresentará suas pesquisas, é muito importante incentivar cada uma das pesquisas levadas, perguntar quem ajudou a procurar, onde procuraram etc.

O intuito é listar os mais variados nomes de Aves e suas fotos ao lado. No final das apresentações dos alunos e da conversa sobre suas pesquisas, o professor pegará em suas gravuras as Aves que não foram levadas pela turma ará também. 93 pegará em suas gravuras as Aves que não foram levadas pela urma e as apresentará também. Pode ser montado um Segundo mural com as Gravuras e os nomes das dlferentes Aves. Este Mural e esta listagem é fundamental. Uma Brincadeira legal.. O professor deve combinar com as crianças que cada vez que ele falar um nome de uma Ave todos devem bater palmas. O professor deve falar diversas palavras, inclusive nome de animais que não são Aves e entremear com nome de Aves. ? uma brincadeira que fará com que o professor verifique se as crianças gravaram e assimilaram os diferentes nomes de Aves. Cabe ao professor levar a brincadeira de forma lúdica e agradável, izendo uma série de palavras e de vez em quando o nome de um Ave. Dramatizando… Sugerimos que o professor leve a musica Passaredo ( Chico Buarque e Francis Hime ) e proponha que durante a música todos imitem o vôo de pássaros. Caso a turma goste da atlvidade, o professor pode repeti-la e / ou orientá-la : Agora os pássaros estão voando bem rápido… Agora bem devagar… Agora bem alto… Está pousando… Está dançando no ar… Imitando as Vozes das Aves..

O professor conseguindo levar diferentes sons de vozes de diversos pássaros, de galos, patos, pintos, corujas, galinhas etc. Apresentar as crianças e propor que imitem. É uma atividade que, geralmente, as crianças amam! “As aves são seres vivos PAGF s 3 las são livres, voam pelos características é suficiente para que ao longo de milhares de anos o homem lhe tenha dedicado a sua atenção”. Músicas de Aves… A música sempre cria um ambiente alegre e estimulante seja qual for o assunto estudado. Sugerimos que o professor escolha diferentes músicas que tenham uma ave com o tema e as explore bastante. Cantando, dançando, dramatizando, interpretando suas letras depols de forma oral e o que mais achar adequado e ecessário à sua turma.

Sugestões de Músicas Interessantes: – Pintinho Amarelinho Meu pintinho amarelinho Cabe aqui na minha mão Na minha mao Quando vê algum bichinho Com seus pezinhos ele cis PAGF 6 3 fugi… Dois dias voltando Nem um ovo desta vez. E abrindo os biquinhos vi três passarinhos… Eu vi Três! ( Melodia: Meu Lanchinho ) 5- O Patinho Atrapalhado Vou contar uma história De um patinho atrapalhado Do patinho que nasceu Duas horas atrasado! Depois que saiu do ovo E não viu nenhum patinho Procurou por toda parte E assim ficou sozinho… E seu mundo era pequen PAGF 7 93 2: Pintinho de Origami: Meterial Necessário: Folha xerocada com galho e grama, lápis de cor, canetinhas coloridas, papel para dobradura colorido, cola e tesoura. Seguir o procedimento demonstrado no quadro abaixo.

Depois de colados fazer o acabamento com as canetinhas e lápis coloridos. “As atividades manuais concorrem para a correção dos desajustamentos psíquicos motores” PAGF 8 3 Pedir que as crianças observem novamente as figuras e digam o que estão vendo, Interpretando e lendo cada uma delas. Num segundo momento, com a orientação do professor, elaborar uma pequena história, produzir um pequeno texto coletivo proveitar as idéias e frases de todas as crianças, registrando em um cartaz ao lado das ilustrações. ( Sugestão de Figuras em anexo. ) Sugestão de Atividade Artística para Montagem de um Belo Mural: Colar penas coloridas no pássaro, depois recortar e montar um mural.

O Mural deve ser bem grande com desenhos de árvores com muitos galhos, onde os alunos colarão seus passaras. Cada grupo de crianças deve receber um modelo de pássaro para colar as penas e depois recortar e colar na parte do mural que escolherem. A seguir sugestões de desenhos para serem xerocados para a ealização da atividade. ( Os desenhos são colondos mas saem em xerox comum caso não haja xerox colorida na escola. ) (por pulmões). Reprodução : existem machos e fêmeas e a fecundação é interna. São Ovíparos e tem casca. Metamorfose : desenvolvimento direto, mas precisam dos palS até aprenderem a voar e conseguir alimentos sozinhos. É Importante o professor saber.. As aves têm a vista e a audição muito apuradas.

Também a capacidade da utilização de sons e de sinais visuais na comunicação é muito utilizado. A voz das aves apresenta grande variedade e, em muitos casos, em um volume enorme. Para este caso, influi a presença, bastante comum, duma seringe no ponto de bifurcação da traqueia, muita mais complicada do que a laringe, que ocupa a sua parte superior. A forma e os movimentos daquele aparelho permitem notáveis modificações no tom de voz. As aves podem usar gritos, breves e muitas vezes monossilábicos para reunir as crias, para mostrar satisfação ou para manterem o grupo unido. Os gritos também podem ser um sinal de alerta. Têm intensidade diferente consoante o perigo que se aproxima.

Podem servir ainda para indicar a presença de alimento. O verdadeiro canto é mais complexo e rico, com frases e sequências que se repetem. O número de sons que um estorninho pode produzir é de 300 e uma ave imitadora 600. As duas principais funções do canto são a delimitação do território e a atracção da fêmea pelo macho. As hormonas sexuais desempenham um papel importantíssimo no aparecimento e desenvolvimento do canto. Na maior parte das espécies o canto é atributo do macho. A luz solar e a temperatura têm influência no canto mas à aves como o rouxinol que cantam durante a noite. O canto é aprendido pelos juvenis e há algumas aves ca

Poder juiz

0

A REFORMA E O “PODER INSTRUTORIO DO JUIZ” SEU QUE SOMOS MEDIEVAIS? CHARLES EMIL MACHADO MARTINS Promotor de Justiça, Mestre

Read More

Tetralogia de fallot

0

INTRODUÇAO A maioria das doenças cardíacas na infância é devida a malformação congênita, problema no desenvolvimento do coração que fazem

Read More