Projeto integrado multidisciplinar
Políticas: políticas de diferenciação do produto, de redução de custos operacionais e logísticos e de atendimento ao consumidor. • Diretrizes: aperfeiçoar a qualidade dos produtos a partir da preferência do consumidor e trabalhar uma rígida relação com fornecedores, compradores e colaboradores, afim de que se possa minimizar as despesas com desperdícios e transporte. As práticas de gestão da Companhia são baseadas no “Princípios de Gestão Empresarial”, m documento corporativo global à disposição de todos os colaboradores.
Seus princípios gerais se baseiam na busca da confiança e da preferência dos consumidores, aco da confiança e da preferência dos consumidores, acompanhando e a princípios gerais se baseiam na busca da confiança e da preferência dos consumidores, acompanhando e antecipando- se às tendências de mercado, de forma a criar e responder à demanda pelos seus produtos. A empresa está, ainda, comprometida com o conceito de melhorias contínua nas suas atividades, objetivando, assim, evitar possíveis udanças mais radicais de uma só vez.
Os colaboradores são a grande fonte de energia da empresa e, por isso, seu patrimônio mais valioso. Por reconhecer que são eles os maiores responsáveis por todas as conquistas da empresa, preocupa-se em oferecer aos seus colaboradores benefícios e oportunidades de desenvolvimento em todas as áreas. 3. 0. Modelos de liderança 3. 1 . Estratégia da empresa identificando seus lideres natos e em potencial Atualmente, os princípios de gestão e liderança e as principais orientações estratégicas do grupo são disseminados a odos os colaboradores por meio de documentos corporativos, que estimulam o espírito empreendedor.
Face ? competitividade existente no mundo empresarial atual, é imprescindível o constante questionamento dos produtos e processos existentes bem como a prospecção de novas oportunidades que permitam garantir a perenidade e o crescimento dos negócios. Todas as ações de formação e desenvolvimento estão alinhadas à estratégia do negócio. O Programa de Desenvolvimento Gerencial está embasado na análise dos documentos estratégicos corporativos e na análise de uma esquisa realizada com os gestores da sede e das unidades descentralizadas, que teve como objetivo priorizar os temas que seriam abordados no programa do treinamento.
Este programa surgiu da necessidade de incentivarm s a adotarem uma postura proati Este programa surgiu da necessidade de incentivarmos os gestores a adotarem uma postura proati programa surgiu da necessidade de incentivarmos os gestores a adotarem uma postura proativa, ” de verdadeiros homens e mulheres de negócio, dispostos a estar sempre inovando e renovando, levando em consideração os resultados gerais dos projetos da organização”. Portanto, cada um dos colaboradores tem de atuar como atuaria o dono do negócio.
O programa tem uma aceitação extraordinária pelos participantes, com uma avaliação excelente. O objetivo geral do Programa de Desenvolvimento Gerencial é aprimorar a capacidade dos gestores de ter uma atitude proativa, empreendedora e voltada a resultados, assim como liderar seus subordinados, assumindo uma postura que nos desafie constantemente a obter alto desempenho e desenvolvimento. 4. 0. Estatística aplicada 4. 1 . Apresentar e comentar a estrutura do balanço e demonstrativo de resultados da empresa
Faturamento e Volume de Vendas, Número de Colaboradores Diretos e Indiretos, Número de Marcas e de Itens produzidos, Investimento em Marketing, Pontos de Venda, Estrutura de Produção e Administração, Rede de Municípios atingidos. Faturamento 2004 2003 2002 2004 RS 10, 6 bilhões, 2003 R$ 9,6 bilhões,2002 R$ 7,7 bilhões Dados de 2004: Empregos diretos 1 6 mil Empregos indiretos 220 mil Número de marcas 200 Número de itens 1300 Número de pontos de vendas atingidos no Brasil Diretamente 12. 000 Indiretamente 240. 000 Estrutura de produção e administração 5. 0. Gestão de recursos patrimoniais e logísticos . 1 .
Recursos patrimoniais disponíveis na empresa A empresa tem a sua disposição cinco tipos de recursos, são eles: materiais, patrimoniais, de capital financeiro, humano e tecnológicos. capital financeiro, humano e tecnológicos. Administrar recursos nos dias atuais é um dos grandes desafios dos gerentes, engenheiros, administradores e praticamente de todas as pessoas diretas, ligadas às atividades produtivas, seja na produção de bens tangíveis ou na prestação de serviços. Atingir as metas significa cumprir a produção e atender a demanda com plena satisfação do liente no atendimento de suas necessidades, ao menor custo possível. . 2. Formas de gerenciamento dos recursos patrimoniais da organização O gerenciamento de recursos patrimoniais se dá em seu recebimento, sua movimentação interna e armazenagem, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final. A missão da logística é colocar as mercadorias certas no lugar e no instante corretos e na condição desejada ao menor custo possível. 6. 0. Plano de negócios 6. 1 . Passos para a elaboração de um completo plano de negócios
O Plano de Negócios servem como um cartão de visitas da empresa e como um instrumento de apresentação do negócio de forma concisa, mas que engloba todas as suas principais características, e se resume em: Resumo executivo,visão e missão da empresa,descrição geral nálise estratégica,plano de marketing e plano financeiro. 5 2. Formas de gerenciamento dos recursos patrimoniais da organização executivo,visão e missão da empresa,descrição geral da empresa,análise estratégica,plano de marketing e plano As seções que compõem o Plano de Negócios geralmente são padronizadas para facilitar o entendimento.
Cada uma das seções do plano tem um propósito específico. 6. 2. Forma de avaliação econômica – financeira da empresa A técnica de análise das demonstrações contábeis é uma forma de avaliar o desempenho econômico-financeiro, com de avaliar o desempenho econômico-financeiro, com o objetivo de apresentar aos gestores da organização informações que auxiliem no processo de tomada de decisão. Essa técnica considera os diversos demonstrativos contábeis como fonte de dados, que são compilados em índices, cuja análise histórica possibilita identificar a evolução o desempenho econômico e financeiro da organização.