Projeto integrador
FINAIS apital giro entre os diversos setores. Entende-se por negócio toda e qualquer atividade econômica com o objetivo de gerar lucro. O produto é o resultado das atividades deste negócio, empresa ou de processos. No exemplo da empresa da CBC, que é uma empresa de confecções que com o tempo se transformou em uma indústria de confecções, produzindo material têxtil. Portanto o negócio da CBC é a indústria de confecções e o produto é o material têxtil.
Mercado são todos is co Swipe to view next page consumidores eletivos e potenciais de um determinado produto, no caso da CBC o material têxtil, esses indivíduos tem ma necessidade ou um desejo comum, estando por isso disposto a entrar num processo de troca de forma a satisfazer a sua necessidade. Existe uma relação econômica marcante que é a lei da oferta e da procura, relacionando o produto com o mercado consumidor.
Via de regra, quanto maior for à oferta de um produto ou de um serviço, se a procura se mantiver a mesma, menor será o valor cobrado por ele, pois a concorrência de mercado obriga a redução dos preços para tornar viável a venda. Por outro lado se a procura é maior do que a oferta, a tendência é que o valor obrado pelo produto seja maior. Os clientes das organizações estão representados por todos os indivíduos ou organizações que compram ou podem ser induzidos a comprar um produto ou serviço que esteja à venda. Os clientes da CBC eram distribuídos em todo território nacional.
Uma empresa deve preservar sua relação com o cliente através de um bom atendimento que se faz conhecendo seu público-alvo. O investimento em clientes é essencial para que eles apreciem os benefícios oferecidos e que mostrem satisfação ao desejarem pagar pelo produto ou serviço e seus benefícios. A missão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele exista. Quanto mais as pessoas assimilam a missão organizacional, mais elas passam a trabalhar pela causa da empresa, além de entenderem como devem colaborar para o sucesso desta.
No caso da empresa CBC a missão era montagem de uma empresa de confecções visando à produção têxtil com fins lucrativos. Planejamento é a pr produção têxtil com fins lucrativos. Planejamento é a primeira função administrativa, um processo no qual se identifica aonde se quer chegar, como hegar lá, em quanto tempo da forma mais eficiente possível. Após a elaboração do planejamento, a empresa deve fazer uma organização formal e informal.
A organização formal é caracterizada pelo organograma e pelos manuais de organização. A organização informal é a rede de relacionamentos e interações que se desenvolve espontaneamente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal. O planejamento é uma peça fundamental que começa com a formulação dos objetivos organizacionais, e estes está ligada a visão desta organização, aos seus propósitos uturos. É com o planejamento que temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado e da própria organwaçao.
Durante a permanência de Cláudio no cargo de diretor com as funções comerciais e administrativas, a empresa CBC crescia e aumentava seus lucros progressivamente. Em pouco tempo uma oficina de confecções se transformou em uma indústria de confecções. A empresa concentrava todas as decisões nas mãos de uma única pessoa, Cláudio, sem se preocupar com uma possível sucessão ao cargo. Lodo após a saída de Cláudio, os diretores perceberam que enhum deles tinha a capacidade e a responsabilidade de tomar decisões. Com o passar dos anos a CBC foi perdendo o mercado para as empresas inovadoras e modernas.
As reclamações eram constantes fazendo com que a diretoria acatasse a decisão de Cláudio, mesmo afastado do cargo, de contratar um consultor externo para diagnóstica a situação e os problemas da empresa. O planejament consultor externo para diagnóstica a situação e os problemas da empresa. O planejamento utilizado pela CBC é o operacional que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Cláudio ncarregava-se das funções comerciais e administrativas, enquanto Marcel incumbia-se de todos os problemas da produção.
Após alguns anos uma diretoria foi formada com cinco cargos, mesmo após essa formação, Cláudio continuou a frente de área administrativa e Marcel a produção. O planejamento era feito de acordo com cada atividade particular. A CBC não fazia seu planejamento estabelecendo metas e objetivos, apenas visando o aumento da lucratividade. Cláudio era um líder autoconfiante que tomava decisões administrativas e Marcel vivia completamente absorvido pela ndústria. “Nunca houve qualquer preocupação séria pela sucessão, justificava-se: o presente exigia dedicação total, o futuro acenava com mais programas de expansão. . O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC A direção envolve os estilos de liderança e de direção utilizados pelos gestores para motivar as pessoas para atingir os objetivos propostos e proporcionar o sentido de missão. Eles são responsáveis pela condução e pela orientação da ação empresarial, tem a função predominantemente voltada para o desempenho das pessoas, pois estas são os ecursos que vivificam os demais recursos empresariais. A CBC utiliza o sistema autoritário coercitivo, que é fundamentado em concepções antigas a respeito do comportamento humano e centraliza as decisões.
Existe a função administrativa de direção no nível intermediário que recebe o nome de gerência e se incumbe de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais. A gerência é uma atividade voltada para as pessoas e se fundamenta na motivação, na liderança e na comunicação. Durante a presença de Cláudio na empresa, o texto não faz referência às sugestões dos empregados ou erros cometidos pelos próprios.
Também não há evidencias de algum canal formal ou informal. Apenas que os cinco funcionários que mais se destacaram foram oferecidos os cargos da diretoria. Entretanto com a saída de Cláudio rompera-se o estado de equilíbrio do e a estrutura monolítica da empresa. Desfez-se o equilíbrio entre os diretores, os prejuízos para o fluxo administrativo, as decisões erradas, fizeram com que alguns dos melhores técnicos e alguns Gerentes com muitos anos de casa deixassem a empresa CBC, ao mesmo tempo. Na empresa CBC as decisões eram tomadas sempre no nível gerencial.
Durante a presença de Cláudio na empresa ele sempre decidia e se responsabilizava pelos acontecimentos, a palavra final era sempre dele e os outros diretores apenas as executavam o que lhes era mandado. Com a ausência de Cláudio as decisões passaram a ser tomadas pelos diretores executivos, que não tinham o costume nem a capacidade de fazê-los, levando a empresa a prejuízos enormes.