Projeto integrador

Categories: Trabalhos

0

A empresa foi criada por iniciativa de dois cidadãos, com especialização em duas diferentes áreas: industrial e comercial. Com a junção de suas experiências e em crescimento ordenado, a CBC tornou-se referência no mercado de moda em pouco tempo, como a lançadora de moda. A empresa CBC – Companhia Brasileira de Confecções tem como ramo de negocio a industrialização e produção em série para o mercado de confecções e moda.

A distribuição do produto da empresa abrange todo o território nacional e os seus clientes estão distribuídos em vários ortes, atendendo as necessidades e tendências da moda em todos os estilos. empresa aplica técnicas de planejamento e decisão centralizados, usadas no passado, sem se preocupar com as mudanças econômicas, tecnológicas, sociais; atuando com o olhar voltado em cada estação atualizava seus modelos e renovava estoques, sem se preocupar com as tendências, modernização e exigências dos novos públicos que utilizariam seus produtos.

Com o processo decisório concentrado apenas no diretor-presidente, tendo toda a diretoria apenas como excelente xecutora das decisões do líder maior, esses executivos não tiveram oportunidade de se desenvolver na gestão administra Swipe to view next page administrativa. Não havia estabelecimento de metas compartilhadas por aqueles que executavam as tarefas, nem tampouco avaliação periódica. Tudo emanava da soberana vontade do diretor-presidente, sem a participação administrativa do diretor superintendente que só se ocupava da parte industrial. Não existia nenhum tipo de canal de sugestões dos funcionários, pois as decisões eram centralizadas no diretor residente, que se achava auto-suficiente. As decisões principais são tomadas na cúpula com os diretores e presidentes, apenas as pequenas decisões eram tomadas no nível operacional. Os empregados e diretores cumpriam fielmente as ordens dadas, sem cultivar a arte de analisar alternativas e sugerir melhores formas de executar as tarefas, pois não eram incentivados a esse comportamento.

Após o afastamento do diretor-presidente por motivo de saúde, um clima de acusações mútuas se estabeleceu, face ao declínio da empresa. Na CBC todas as decisões eram centralizadas por C raçava metas e diretrizes que deveriam ser seguidas por todos. Com a sua saída nenhum diretor estava pr assumir. Inclusive Marcel, por ter pavor ? Na CBC todas as decisões eram centralizadas por Cláudio, que traçava metas e diretrizes que deveriam ser seguidas por todos. Com a sua saída nenhum diretor estava preparado para assumir.

Inclusive Marcel, por ter pavor ? administração, não estava habilitado ao cargo de diretor-presidente. de diretor-presidente. A CBC não tinha política de que todos os funcionários poderiam chegar a um cargo superior e nem se preocupava na formação de sucessores. Não se verificava o clima organizacional, nem havia política de punição ou recompensa. Os diretores conseguiram em pouco tempo fazer com que o CBC se tornasse uma das maiores empresas do mercado de confecções e modas, mas não formaram lideres para que a empresa não sofresse solução de continuidade, levando- a ao declínio, após o afastamento do diretor-presidente. Aprendi que deve haver equilíbrio entre os cargos de direção. Que para bem gerir/ administrar é necessário saber delegar e acompanhar os resultados, sugerindo e testando melhorias em cada processo. Na primeira fase sugeriria ao Claudio e ao Marcel, como excelentes em suas áreas, que preparasse os melhores funcionários para os processos decisórios. Delegar com acompanhamento e orientação, enquanto estava atuando diretamente com cada diretor incentivando-os a fazer o mesmo com seus subordinados.

Sugeriria a ambos que se nteressassem aos poucos pelas atribuições um do outro, conhecendo, incentivando e gratificando os subordinados que se destacassem na empresa. Os funcionários quando incentivados são fontes de sugestões para melhoria e adequação das atividades. Que deve haver uma política para ana fontes de sugestões para melhoria e adequação das atividades. Que deve haver uma política para analisar o clima organizacional e estabelecer níveis de recompensa. Na situação que a empresa chegou era inevitável a contratação de um consultor externo, para avaliar a situação e fazer m Plano de melhoria.

Como consultor, após análise, faria as seguintes recomendações: -Diagnostico da situação atual, apresentando para os diretores e funcionários com cargos. -Plano de melhoria, com as seguintes sugestões: -Qualificação de funcionários, com foco em trabalho em equipe e motivação. -Implantar avaliação de clima organizacional, com as devidas sugestões de melhoria para itens avaliados abaixo do ideal. -Formar grupo de trabalho para estudar a viabilidade/aplicabilidade das sugestões. -Incentivar (qualificar) o processo de delegação.

Direito civil

0

José Celso defende o ativismo judicial, acredita que os juizes tem que estar cada vez mais ativos a tomar decisões

Read More

Etica empresarial

0

ETICA EMPRESARIAL VALORES ETICOS Os valores éticos surgem dos diversos modos que a pessoa se coloca no mundo. De como

Read More