Prova

Categories: Trabalhos

0

2010 10 semestre Caderno de Questões NSTRUÇOES PARA A REALIZ PROCESSO SELETIVO AÇAO DA PROVA- LEIA COM ATENÇÃO 1. A duração da Prov 25 deixar a sala após de rid p as informações cad a Etiqueta da sua carte você só poderá inutos. 2. CONFIRA intes mat eriais: a. s (múltipla escolha/ óptica). c. Folha de Redação. Obs. : Caso haja alguma alteraçã o, informe ao fiscal. 3. VERIFIQUE se todos estes mat eria 4. ASSINE a Folha de Respostas e is estão legíveis e sem rasura. a Folha de Redação. ção e de 40 questões de múltipla escolha (Conhecimentos Gerais). Observações: a.

Para cada uestão, existe som ente uma alternativa correta. b. Marque as respostas a tinta, preenchendo totalmente os campos , de forma firme e forte. c. Responda a todas as questõe s. d. Será considerada nula a que stão que estiver em branco ou que tiver mais de uma alternativa assinalada ou rasurada. e. Use os espaços em branco do Caderno de Questões para rascunh o. f. Não será permitida qualquer espécie de consulta. g. Ao término da prova, ENTREG UE AO RESPONSÁVEL PELA SALA a Folha de -lal Studia PALAVRA DO REITOR É com muito prazer que recebemos vocês, vestibulandos, neste dia tão importante.

Os primeiros passos de uma vida adulta começam a ser dados. Agradecemos a confiança por estarem aqui conosco com a expectativa de que estaremos juntos, lado a lado, nessa nova caminhada que se inicia. Estudar nas Instituições que compõem a Rede Metodista de Educação, presente hoje em todo o Brasil e contando com mais de 70 mil alunos, que vão desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação, significa contar, não apenas com a excelência em Educação, mas também aquilo que é a marca do ensino Rede Metodista: a formação cidada e a responsabilidade social como forma de construir uma ociedade mais humana e cristã.

Nas Instituições Metodistas, nossos alunos têm a possibilidade de desenvolver projetos de extensão junto à comunidade e podem aperfeiçoar, por meio das atividades práticas, o que foi assimilado em aulas teóricas, além da inestimável experiência de auxiliar o próximo. Dessa forma, desejamos a todos boa sorte na prova de hoje, confiantes de que estaremos presentes na vida de cada um, de uma forma singular, pelos próximos anos. Boa sorte e até breve! Prof. Marcio de Moraes Reitor PALAVRA DA PASTORAL ANSIEDADE A Bíblia sagrada diz. ançando sobre Ele (Deus) oda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). É possível que você agora esteja com muita ansiedade, passando pela experiência nova e desconhecida do Processo Seletivo. O texto bíblico, no entanto, recomenda manter a calma e entregar a Deus toda a ansiedade. Isto não significa que fiquemos d 2 OF as entanto, recomenda manter a calma e entregar a Deus toda a ansiedade. Isto não significa que fiquemos desobrigados de fazer bem o que devemos fazer ou que fiquemos livres de cumprir nossas responsabilidades.

Faça o melhor que puder neste Processo Seletivo e espere em Deus um bom resultado. Certamente Ele tem cuidado de você. Ficamos felizes, porque você decidiu compartilhar conosco seu sonho e a busca de se preparar melhor para a vida por meio de um Curso Universitário. A Rede Metodista de Educação zela pelos valores cristãos e incentiva a participação cidadã, consciente e responsável. por isso, dá importância a todas as pessoas que dela participam, bem como às que nos procuram para sua formação superior.

Portanto, você é especial para nós! Desejamos lhe oferecer todas as condições para desenvolver uma excelente vida académica. Entregue a Deus sua ansiedade e faça uma boa prova! São os votos da Pastoral Universitária PROCESSO SELETIVO – 10 SEMESTRE 2010 – REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO 3 REDAÇÃO ASSALTARAM A GRAMáTICA Composição: Os Paralamas do Sucesso “A palavra é o próprio homem. Somos feitos de palavras. Elas são nossa única realidade ou, pelo menos, o único testemunho de nossa realidade”.

Octavio Paz “Assaltaram a gramática Assassinaram a lógica Meteram poesia, na bagunça do dia a dia Sequestraram a fonética Violentaram a métrica Meteram poesia onde devia e não devia Lá vem o poeta com sua coroa de louro B , pimentão, boldo O poeta as planeta malagueta. ” Podeis reconhecer um mau crítico porque ele começa por falar do poeta e não do poema. ” Ezra Pound A partir da temática dos textos apresentados, escolha uma das propostas: PROPOSTA 1 Escreva um texto dissertativo em que a argumentação relacione-se às ideias expostas pelos autores.

ATENÇÃO – Seu texto deverá ter mínimo de 20 e máximo de 30 linhas. – Seu texto deve ter título. PROPOSTA 2 Escreva uma narrativa em que o autor, através de acontecimentos relevantes, responda às ideias expostas nos textos. ATENÇÃO – Seu texto deverá ter minimo de 20 e máximo de 30 linhas. – Seu texto deve ter título. QUESTÃO 1 – Conhecimentos Gerais (Português) Folha de S. Paulo Sobre as palavras muito do primeiro quadrinho e muitos do segundo, é correto afirmar, quanto à morfologia, que são, respectivamente, A) B) C) D) E) pronome indefinido e pronome demonstrativo. dvérbio de intensidade e pronome indefinido. adjetivo e advérbio de modo. advérbio indefinido e adjetivo. pronome indefinido e advérbio de intensidade. QUESTÃO 2 – conhecimen rtuguês) 4 as terceira pessoa do singular. imperativo, terceira pessoa do slngular. EDUCAÇAO 5 QUESTÃO 3 – Conhecimentos Gerais (Português) O homem rudito é um descobridor de fatos que já existem – mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir. Albert Einstein O período acima é constituído de orações A) B) C) D) E) subordinadas somente. coordenadas assindéticas. oordenadas e subordinadas. coordenadas sindéticas. subordinadas e termos soltos. QUESTÃO 4 – conhecimentos Gerais (Português) penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intacta. Ei-los sós e mudos, m estado de dicionário. Convive com teus poemas, antes de escreve-los. Carlos Drummond de Andrade Analisando o trecho, de acordo com a semântica, pode-se dizer que A) B) C) D) E) as palavras só adquirem o sentido verdadeiro em um texto, conforme o contexto. odas as palavras têm um sentido fixo. as palavras não significam nada, pois são mudas. o poeta nao está preocupado com as palavras, só com o poema. há incoerência, pois começa falando de palavras e depois o eu lírico se volta para o poema. 6 s OF as concepções dominantes na sociedade portuguesa da época dos grandes descobrimentos. B) É a exaltação da empresa navegadora posta em marcha pela Coroa lusitana, o esplendor de Portugal. C) Comenta o castigo que sofreu Inês de Castro, amante do rei português, que foi degolada por conspiradores, antes que se casasse e se tornasse rainha.

D) Apresenta o discurso do velho do Restelo que se constitui em oposição ao ponto de vista exaltador, glorificador, enaltecedor da expansão colonial portuguesa. E) Descreve os mistérios terríveis enfrentados pelos navegadores portugueses na região do Cabo das Tormentas, em seu caminho para as Índias. QUESTÃO 6 – Conhecimentos Gerais (Português) Forma iterária clássica composta basicamente de falas de um ou mais personagens individuais (atores e atrizes) ou coletivos (coros), destina-se primariamente a ser encenada e não apenas lida. O trecho faz referência ao gênero A) B) C) D) E) épico. rico. epistolar. dramático. cinematográfico. 7 QUESTÃO 7 – Conhecimentos Gerais (Português) Senhoras: Não pouco vos surpreenderá, por certo, o endereço e a literatura desta missiva. Cumpre-nos, entretanto, iniciar estas linhas de saudade e muito amor com desagradável nova. É bem verdade que na boa cidade de São Paulo – a maior do universo no dizer de eus prolixos habitantes – não sois conhecidas por “icamiabas”, voz espuria, sinão que pelo apelativo de Amazonas; e de vós se afirma cavalgardes ginetes belígeros e virdes da Hélade clássica; e assim sois chamadas.

Multo nos pesou 6 as ginetes belígeros e virdes da Hélade clássica; e assim sois chamadas. Muito nos pesou a nós, Imperator vosso, tais dislates de erudição, porém heis de convir conosco que, assim, ficais mais heroicas e mais conspícuas, tocadas por essa patina respeitável da tradição e da pureza antiga. Mas não devemos esperdiçarmos osso tempo fero, e muito menos conturbarmos vosso entendimento, com notícias de mau calibre; passemos, pois, imediato, ao relato de nossos feitos por cá. Nem cinco sóis eram passados que de vós nos partíramos quando a mais temerosa desdita pesou sobre nós. or uma bela noite dos idos de maio do ano translato, perdíamos a muiraquitã; que outrem grafara muraquita, e, alguns doutos, ciosos de etimologias esdrúxulas, ortografam muyrakitam e até mesmo muraqué-itã, não sorriais! Haveis de saber que este vocabulo, tão familiar a vossas trompas de Eustáquio, é quasi desconhecido por aqui. Por estas paragens mui civis, os guerreiros chamamse polícias, grilos, guardas-c[vicas, boxistas, legalistas, mazorqueiros, etc. ; sendo que alguns desses termos são neologismos absurdos – bagaço nefando com que os desleixados e petimetres conspurcam o bom falar lusitano.

Mas não nos sobra já vagar para discretearmos “sub tegmine fagi”, sobre a língua portuguesa, também chamada lusitana. O que vos interessará mais, por sem dúvida, é saberdes que os guerreiros de cá não buscam mavórticas damas para o enlace epitalâmico, mas antes as preferem dóceis e facilmente trocáveis or pequeninas e voláteis folhas de papel a que o vulgo chamará dinheiro – o “curriculum vitae” da Civilização a que hoje folhas de papel a que o vulgo chamará dinheiro – o “curriculum vitae” da Civilização a que hoje fazemos ponto de honra em pertencermos.

Mário de Andrade Sobre o fragmento retirado de Macunaíma, é correto afirmar que A) há, nessa narrativa, o caráter solene da nossa cultura urbana, faz uso das discussões etimológicas, apreciadas pelos modernistas de 1922. B) o narrador enaltece o português que era tido por “português castiço”, exemplo dessa postura é a citação a literatura clássica. C) o remetente da carta é o próprio herói do romance, está na cidade de São Paulo e rompe com a linguagem espontânea e adota um registro a gosto dos parnasianos, em função de critica.

D) sendo uma paródia, enaltece o estilo que remete a autores como Olavo Bilac e Alberto de Oliveira que cristalizaram muitos vocábulos da l[ngua portuguesa, também ao gosto dos modernistas da Semana de Arte Moderna. E) há o emprego de pe frases e formas da sintaxe clássica e a citação de versos de Os Lusíadas, pois os modernistas buscam as raízes da nacionalidade do povo brasileiro. QUESTÃO 8 — Conhecimentos Gerais (Português) Toda a literatura modernista (… caracteriza-se pela presença de duas fases: a primeira, de certa forma, representada por todos os movimentos inovadores do início do século, caracteriza-se basicamente pelo rompimento com o passado, com o tradicional, com o acadêmico e pela preocupação com a destruição de tudo aquilo que já não atende ao pensamento moderno ou que já não tem condições de ser veículo desse p 8 OF as aquilo que já não atende ao pensamento moderno ou que já não tem condições de ser veículo desse pensamento.

A segunda fase, ou fase de construção, é propriamente o período em que se cria realmente a nova estética, em que não há mais tanta preocupação com a destruição do passado ou com a negação de movimentos anteriores. É um período literário de maior tranquilidade em que, se a pesquisa estética não desaparece, pelo menos toma rumo mais construtivo; nessa fase, certos princípios básicos, muitos deles estruturados em movimentos anteriores, já se firmam e são aceitos. Se não há nesse momento, reconciliação com o passado, os autores não se voltam violentamente contra ele.

Não quer isso dizer que há estabilização; longe disso, essa fase ainda se volta para o futuro, “em vez de imobilizar-se na contemplação do passado e suas aquisiçoes” Afrânio Coutinho Toda a literatura modernista caracteriza-se pela presença de duas fases: a primeira, de certa forma, representada por todos os movimentos inovadores do início do século. Os movimentos inovadores aos quais o autor se refere, no trecho destacado, são A) B) C) D) E) as Vanguardas Europeias. as tendências da Arte pop. Realismo e o Naturalismo. o Tropicalismo e o Concretismo. o Pré-Modernismo e o Modernismo. QUESTÃO 9 — Conhecimentos Gerais (Português) Quando se diz que aprender a escrever é aprender a pensar, pressupõe-se, evidentemente, que o aprendiz adquira também certos padrões de estruturas frasais de que a lingua possa dispor para expressar de várias maneiras a mesma ideia claramente concebida e suas relaçoes co dispor para expressar de várias maneiras a mesma ideia claramente concebida e suas relações com outras.

Othon M. Garcia De acordo com o trecho, para escrever bem, A) B) C) D) E) é importante dominar estruturas gramaticais. só é necessário ter bons pensamentos. basta expressar de várias maneiras uma esma ideia. é fundamental estabelecer relações entre ideias, mas sem preocupações gramaticais. só o conhecimento de estruturas frasais basta. 9 QUESTÃO 1 0 – Conhecimentos Gerais (Português) Lela o trecho retirado de Memórias do cárcere. O mundo se tornava fascista.

Num mundo assim, que futuro nos reservariam? Provavelmente não havia lugar para nós, éramos fantasmas, rolaríamos de cárcere em cárcere, findariamos num campo de concentração. Nenhuma utilidade representávamos na ordem nova. Se nos largassem, vagaríamos tristes, inofensivos e desocupados, farrapos vivos, fantasmas prematuros; desejaríamos enlouquecer, ecolhermo-nos ao hospício ou ter coragem de amarrar uma corda ao pescoço e dar o mergulho decisivo.

Essas ideias, repetidas, vexavam-me; tanto me embrenhara nelas que me sentia inteiramente perdido. Graciliano Ramos Pode-se afirmar que o autor, ao produzir um livro de memórias, construiu um discurso caracterizado pelo A) B) C) D) E) aspecto psicológico e, ao mesmo tempo, reflete o coletivo. rancor pessoal, sem postura reflexiva, valendo-se unicamente de sua visão de mundo. individualismo, comum nos textos autobiográficos, pois não há nenhuma relação aspecto fantasioso e 0 DF 25

Comportamento organizacional

0

ETAPA 3 Figura 1. Trabalho em equipe Fonte <http://www. osvigaristas. com. br/imagens/trabalho-em -equipe-3493. jpg> Estaimagem relata algumas características de um

Read More

Mito

0

Filosofia TEMA: mito COLEGIO:Estadual prof. Quintiliano Leão Neto PROFESSOR. João Batista ALUNAS: Kaylla, Caroline, Larissa e Kárita. DISCIPLINA Ensino Reigoso

Read More