Prova geografia 9º ano

Categories: Trabalhos

0

Avaliação de Geografia Prof. Elcio Luiz Nome: Série 30 Bimestre OI) Cidades Globais e tecnopolos são exemplos bem acabados da Geografia urbano-industrial no mundo capitalista. Possuem a melhor infraestrutura, indústrias, universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento, além dos melhores meios de comunicação. Dê exemplos de 1 tecnopolo e 2 cidades globais. 02) A metrópole é u ors muito grande de hab nt•: to view mercadoria, serviços transportes coletivos om uma quantidade nso fluxo de Los financeiros, ? muito dinâmica.

Mesmo com todas essas caracter sticas, por que para algumas pessoas, a metrópole é como uma cidade pequena? 03) O mapa ao lado se refere a um conflito na América do Sul que envolve guerrilha armada e narcotráfico. Qual o país e o grupo armado que realiza manobras nesse território? (A) Peru – Sendero Luminoso (B) Colômbia – Defensores Del Chaco (C) Venezuela – PEDEVESA (D) peru – FARCS (E)Colômbia – FARCs colocar em risco a população mundial, apesar do Irã declarar que as instalações seguem fins pacíficos.

Qual o fator que está deixando os norteamericanos em alerta? (A) Bloqueio dos navios ao Golfo Pérsico (B) Invasão do Iraque (C ) Construção de usinas termonucleares (D ) Destruição de alguns poços de petróleo (E) Bloqueio aos recursos minerais 04) Em 1949, a Alemanha se separa alguns anos após o término da II Guerra Mundial. Em 1990 essa país é novamente reunificado, fato que marca o fim da Guerra Fria. Esse acontecimento está no contexto de um mundo que era Bipolar, ou seja, Capitalismo x Socialismo.

A qual sistema cada Alemanha estava associada? A) Alemanha Ocidental B) Alemanha Oriental 05) O Reino Unido, não éo mesmo que Grã-Bretanha e a Inglaterra faz parte desse território. Quais as outras quatro nações do Reino Unido? 06) A charge se refere ao conflito entre árabes e judeus, ou seja, Israel e palestina. Qual a crítica da charge? 07) O que a sequência de mapas nos mostra? (A) Aumento da área do território Estado da Palestina. (B) Aumento da área do território de etnia árabe. C) Aumento do território de Israel D) Aumento do territorio da Cisjordânia. (E)Avanço do Mar Mediterrâneo. O continente african PAGF9ÜF3 ma série de conflitos, econômicas e sociais da população africana. A divisão territorial do continente teve como critério apenas os interesses dos colonizadores europeus, desprezando as diferenças étnicas e culturais da população local. Diversas comunidades, muitas vezes rivais, que historicamente viviam em conflito, foram colocadas em um mesmo território, enquanto grupos de uma mesma etnia foram separados.

Após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu um intenso processo de independência das nações africanas. Porém, novos parses se formaram sobre a mesma base territorial construída pelos colonizadores europeus, desrespeitando a cultura e a história das comunidades, consequentemente inumeros conflitos étnicos pela dlsputa de poder foram desencadeados no interior desses países. Outro fator agravante para o surgimento desses conflitos na África se refere ao baixo nível socioeconômico de muitos países e à instalação de governos ditatoriais.

Durante a Guerra Fria, que envolveu os Estados Unidos e a União Soviética, ocorreu o financiamento de armamentos para os países africanos, fornecendo aparato técnico e financeiro para os distintos grupos de guerrilheiros, que muitas vezes possuíam — e ainda possuem – crianças que são forçadas, através de uma manipulação ideológica, a odiarem os diferentes grupos étnicos. (http://v„’vww. brasilescola. com/geografia/conflitos-na-africa. htm) 08) Por que ocorrem tantos conflitos territoriais na África? PAGF3ÜF3

O diabo veste prada

0

RESUMO DO FILME I Filme: O diabo veste Prada I E. E. E. P walquer cavalcante Maia Aluno (a): Sandy

Read More

Unesco

0

INTRODUÇAO O presente trabalho tem por objetivo um maior entendimento, pelos acadêmicos de Direito, a respeito da organização internacional denominada

Read More