Questionario filosofia – marilena chaui

Categories: Trabalhos

0

Questões 1. O que é ignorância? R: Ê a falta do conhecimento, quando o individuo crê que já sabe tudo que deveria saber, não duvidando de suas crenças e opiniões. 2. Qual a diferença entre ignorância e incerteza? R: Na ignorância não sabemos que ignoramos, logo na incerteza, descobrimos que somos ignorantes. 3. Como funciona a propaganda? R: A propaganda trata as pessoas como pessoas extremamente ingênuas e crédulas, ela nunca vende um produto dizendo o que ele é e para que serv juventude, saúde, riq produto. 4. Quais são os dois R: 1. Nasce da decep

OFY Swipetoviewn ‘t p e felicidade, sucesso, smitida através do e? egurança, por si mesmo, exige que saímos de tal situação readquirindo certezas. 2. Nasce da deliberação ou decisão de não aceitar as certezas e crenças estabelecidas, de ir além delas e de encontrar explicações, interpretações e significados para a realidade. 5. O que é duvida metódica de Descartes? R: Ê a aceitação de um conhecimento, ideia, fato ou opinião somente se passado pela critica da duvida, os quais só são considerados validos e verdadeiros se resistirem ao processo da uvida. . O que é argumento do sonho de Descartes? R: Descartes diz que não possuímos critérios para distinguir sonho e vigília, e portanto, não temos nenhum critério racional para afirmar que o mundo existe ou que ele não é um sonho pois quando sonhamos, estamos convencidos de que a realidade sonhada existe e que a conhecemos tal como é, e de maneira que não há diferença entre percepção da realidade pelo sonhador e a percepção do mundo por aquele que esta desperto. 7. O que é dogmatismo?

R: É a atitude natural e espontânea que temos desde muito riança. É a crença de que o mundo existe e que é exatamente da forma como o individuo o percebe. 8. Quando se rompe a atitude dogmática? R: Quando o ser é capaz de uma atitude de estranhamento diante das coisas que nos pareciam familiares 9. O que é a verdade como alétheia? R: Considera-se que a verdade esta nas próprias coisas ou na própria realidade e o conhecimento verdadeiro é a apreensão intelectual e racional dessa verdade. 10. O que é a verdade como veritas?

R: Considera-se que a verdade depende do rigor e da precisão na riação e no uso de regras de linguagem, que devem exprimir, ao mesmo tempo, nosso pensamento ou nossas ideias e os acontecimentos ou fatos exteriores a nós. 11. O que é a verdade como emunah? R: Considera-se que a verdade depende de um acordo ou de um pacto de confiança entre os pesquisadores, que definem um conjunto de convenções universais sobre o conhecimento verdadeiro e que devem sempre ser respeitadas por todos. 12. Quais os princípios em que se funda a ideia de consenso?

R: O consenso esta baseado em três princípios: 1. Que somos seres racionais e nosso pensamento obedece aos quatro princípios da razão 2. Que somo seres dotados de linguagem e que ela funciona segundo regras logicas convencionadas e aceitas por uma comunidade de linguagem e que ela funciona segundo regras logicas convencionadas e aceitas por uma comunidade 3. Que resultados de uma investigação deve ser submetidos a discussão e avaliação pelos membros da comunidade de investigadores que lhe atribuirão ou não o valor de verdade. 13. O que é juízo analítico?

E sintético? R: Analítico: ocorre quando o predicado ou os predicados do nunciado nada mais são do que a explicitação do conteúdo do sujeito do enunciado. Sintetico: quando o sujeito e o predicado se estabelece uma relação na qual o predicado oferece informações novas sobre o sujeito, formula uma síntese entre um predicado e um sujeito. Portanto os juízos analíticos correspondem as verdades de razão de Leibniz, mas os juízos sintéticos teriam de ser considerados verdades de fato. 14. O que é a verdade para a Filosofia idealista de Kant e Husserl?

R: A verdade é um acontecimento interno ao nosso Intelecto ou consciência e, portanto, a correspondência entre ideias e coisas depende inteiramente das próprias ideias, uma vez que são elas as responsáveis pelo objeto do conhecimento. 15. Qual foi a primeira concepção de verdade na Filosofia analítica? R: Os filósofos consideravam que a linguagem produz enunciados ou sentenças sobre coisas – há os enunciados ou sentenças sobre as coisas – há os enunciados ou sentenças do senso comum ou da vida cotidiana (a chamada “linguagem natural”) e os enunciados ou sentenças lógicos formulados pelas ciências. 3

Estratégias para aprendizagem e motivação.

0

Estratégias para aprendizagem e motivação. O objetivo principal do ensino é preparar os alunos para aprenderem para toda a vida.

Read More

Exercicíos contabilidade intermediária

0

Contabilidade Intermediária JANEIRO DEXI Considere às operações abaixo, relativas ao mês de JANEIRO/ XI e efetue os respectivos lançamentos contábeis.

Read More